Overlays são uma ótima maneira de atrair leads e conseguir mais assinantes. Se você não utiliza overlays ou não tem bons overlays, que de fato facilitam a experiência do usuário no site, ou que entreguem algum benefício relevante, seria uma boa ideia começar a usar. Aqui, vamos mostrar 10 tipos de overlays para atrair mais leads e assim aumentar a sua taxa de conversão.

Antes de mostrarmos os tipos de overlays, vamos cobrir o básico…

O que são overlays?

É uma ferramenta que os profissionais de marketing usam para oferecer algo aos seus potenciais clientes para chamar sua atenção e mantê-los interessados no site, em troca do e-mail deles.

Para serem efetivos, os overlays têm que ser baseados no perfil, ou na landing page que redirecionou o visitante, ou pelo comportamento dos clientes que você pretende atingir. Os overlays precisam ser relevantes, para não atrapalhar a experiência do usuário.

Para criar overlays relevantes é preciso analisar a jornada do consumidor e o seu perfil. E, também, ver quais locais do site precisam melhorar a conversão.

Outro ponto positivo do overlay é a facilidade para adicioná-lo na sua página da web: não é necessário modificar o site em si, apenas aplicar a tag da ferramenta que você vai utilizar para subir os overlays no site.

Que características devem ter um bom overlay?

  • Resolver um problema real
  • Prometer algum benefício (rápido de preferência)
  • Especificar claramente a oferta
  • Ser direto e objetivo
  • Ter grande valor/relevância para seu visitante
  • Oferecer gratificação instantânea
  • Demonstrar expertise ou diferencial da sua empresa

Agora vamos ver os tipos de ofertas que você pode oferecer em seus overlays…

1. Conteúdo fechado

Conteúdo fechado é simplesmente um post de blog, ou uma parte de post de blog, que fica escondido por trás de um formulário de cadastro de e-mail. Esse é um dos overlays mais fáceis de criar, porque utiliza o seu conteúdo que já existe.

Uma coisa que você pode fazer é esconder a segunda parte de um post muita grande:

conteudo-premium

2. Tutorial

O tutorial é um qualquer conteúdo que ensina como fazer algo. Pode ser um vídeo ou um PDF por exemplo.

tutorial

3. E-book

E-book não tem uma taxa de conversão tão alta como os outros overlays que citamos, porque eles tendem a ser mais longos e mais difíceis de consumir do que um tutorial, por exemplo.

No entanto, o e-book pode funcionar bem, se você oferecer um benefício realmente muito bom.

4. Relatório

Relatórios são particularmente muito bons para atrair leads do mercado B2B, mas eles também podem funcionar em outras indústrias que dependem  de dados, estatísticas e pesquisas.

Você pode fazer uma pesquisa e coletar os dados ou pode juntar vários dados de outras pesquisas e analisa-los criando seu próprio relatório.

leadmagnets-20

5. Webinar

Os webinars tem um grande valor agregado. Além disso eles tem um componente irresistível: a urgência.

Como os webinars são ao vivos e só ocorrem em um dia específico, as pessoas tem medo de perder essa oportunidade.

screen-shot-2016-02-22-at-8-42-24-am-e1477080061268

6. Curso de E-mail

Curso de e-mail são bem fáceis de montar, porque não requer que você crie algo muito complexo ou que tenha que ser baixado. É simplesmente uma série de e-mails automatizados, que ensinam o usuário como conseguir algo específico. A melhor parte sobre os cursos de e-mail é que eles podem ser usados para transformar prospects em consumidores.

7. Sessões de coaching grátis

Se você é coach ou oferece serviço de coaching, você pode oferecer uma sessão de coaching de graça, em troca de endereços de e-mails.

Uma grande oportunidade das sessões de coaching é que elas trazem o prospect para falar com você, e geralmente essas pessoas esperam que você ofereça o produto no final. E isso pode ser bastante efetivo para conseguir clientes qualificados.

8. Versão em PDF

Esse modo de atrair leads realmente é muito simples. Tudo que você precisa fazer é transformar algum post muito bom (ou alguns) em um PDF, e oferecer o download em troca do e-mail dos seus visitantes.

O valor aqui é que eles podem ter de fato o seu conteúdo. Por exemplo, o PDF do optin monster 12 Proven Ways to Convert Abandoning Visitors into Subscribers, poderia muito bem ter sido um post do blog.

pdf-version

9. Newsletter

Sua newsletter pode ser uma ótima maneira de atrair leads se seus visitantes se interessam muito pela sua empresa ou pelo seu conteúdo.

10. Free Trial

Esse é um dos modelos de atrair leads mais comum. Quando você baixa um aplicativo grátis ou uma ferramenta grátis, na maioria das vezes tem a versão paga, mas as pessoas gostam de experimentar algo antes de comprar a versão completa. Principalmente se o valor for muito alto.

Tag: , , , ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312