Nunca é demais aprender novas táticas de monitoramento para otimizar seu marketing online. E aqui nesse artigo vamos te mostrar 10 táticas que podem melhorar seu desempenho digital e ajudar você a ganhar uma promoção.

1. Monitorar tráfego de leads

O próximo passo depois da campanha pronta é promover a peça em diferentes canais, para gerar leads para o sistema de vendas. Mas a pergunta que não quer calar é? Onde é o melhor lugar para promover conteúdo?

Monitorar a fonte do tráfego de leads é o ponto chave para descobrir quais são os melhores canais de promoção – mídias sociais, e-mail marketing, busca orgânica, etc.

2. Usar o acompanhamento de URLs

Acompanhar URLs permite que você diferencie como as pessoas descobriram seu website, baseado nos parâmetros de UTM da URL. Esses parâmetros podem te mostrar de que canal a pessoa veio e também que campanha que ele clicou.

3. Lead Scoring

Os leads não devem ser tratados igualmente. Alguns tem maiores chances de fechar um negócio do que outros. Você pode qualificar seus leads baseando-se na semelhança, ou não, deles como outros leads que se tornaram clientes – esse processo é chamado de lead scoring.

Lead scoring permite que você de uma pontuação para cada lead da sua base, baseado em certas características. Por exemplo, se você sabe que certa empresa tem mais chances de fechar um negócio, você pode dar a seu lead 5 pontos. E se é uma empresa que não costuma fechar negócio, você pode diminuir alguns pontos.

4. Relatório sobre a receita

Profissionais de marketing são responsáveis por gerar leads para seus times de venda. Mas para descobrir se são leads de qualidade ou não, o profissional de marketing tem que entender como os leads estão impactando o bottom line da empresa. Afinal, você pode geral milhares de leads, mas se a maioria deles não fechar negócio, alguma coisa tem que mudar no marketing da empresa.

5. Identifique o Conteúdo que leva à conversão

Quando estiver decidindo a prioridade dos conteúdos, é importante olhar mais do que apenas as visualizações do conteúdo. Você precisa descobrir quais conteúdos levam à conversão – E você pode fazer isso olhando seus relatórios de atribuições.

Relatórios de atribuição mostram quais conteúdos ou canais de marketing levam o lead até o final do seu funil de conversão.

6. Não trate todos os leads da mesma forma –Segmentação

O lead scoring vai te ajudar a ver quais leads são mais qualificados. E uma vez separado os diferentes tipos de leads, você precisa agir de maneira apropriada a cada tipo de lead. Enquanto os leads, que ainda não estão no estágio de compra, precisam ser educados sobre a empresa e seus serviços no geral, os leads mais qualificados vão precisar de uma comunicação mais voltada para a venda do produto em si.

7. Analise o crescimento dos inscritos no blog

Quando pensamos em métricas de blog, geralmente pensamos no número de visitantes e no número de leads gerados. No entanto, inscritos no blog é uma métrica que não deve ser negligenciada. Sem inscritos você terá menos visualizações no seu conteúdo e menos chances de pessoas compartilharem seu conteúdo em mídias sociais, e isso dificultaria muito o crescimento do seu blog. Além disso, os inscritos no blog têm maior chance de se interessar pela sua empresa e efetivamente fazer uma compra, porque eles já estão interessados em seu conteúdo.

8. Entenda que tipo de conteúdo externo leva à conversão

Essa é a chave para ver quais relações externas devem ser estimuladas, e que sites podem linkar para o seu conteúdo. 

9. Taxas de conversão de Leads para clientes

Uma das métricas mais importantes é taxa de conversão de lead para cliente. Esse número mostra se você está gerando o número certo de leads em comparação à quantidade de clientes que você está fechando negócio.

Se sua taxa de conversão de lead para cliente está muito baixa, isso indica que você não está gerando leads adequados ao seu produto ou serviço, e talvez seja preciso mudar a sua estratégia.

10. Monitore o comportamento pelo seu site

Quando um lead vai para o seu site, você pode ver que páginas eles visitaram e quais formulários eles preencheram. Mas e os links que eles clicaram? E como foram de uma página para outra?

Além das informações que seus leads preenchem em seus formulários, você deve levar em consideração o comportamento que eles têm durante a visita ao seu site. Essas informações são importantes para entender como as pessoas estão interagindo com seu site.

Com essas 10 táticas você com certeza vai impressionar!

Quero saber mais!

Você está atrapalhando a sua taxa de conversão?

Por que tudo que você pensa sobre digital analytics está errado?

Funil de Conversão: de Visitante à Cliente


Fonte:

https://blog.hubspot.com/marketing/promotion-metrics#sm.0001r3rpcpt26eeeuwz2a5jlgeaqg

 

Tag: , , , ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312