Se você já ouviu falar de Enhanced Ecommerce (Ecommerce aprimorado), você sabe que a documentação e informações disponíveis podem paracer técnicas demais e focadas apenas na implementação. Mas não deixe que isso seja uma desculpa para descartar este grande novo recurso e perder uma das atualizações mais importantes do Google Analytics este ano!

No final deste post você será capaz de responder as grandes perguntas sobre o que é e por que você deve usá-lo.

O que é Enhanced Ecommerce?

No início deste verão, o Google anunciou um novo plugin emocionante chamado Enhanced Ecommerce). Projetado como uma adição à biblioteca do Analytics, esse novo plugin introduziu dados nunca antes disponíveis para os usuários do Google Analytics.

Esta é uma melhoria enorme e deve ser recebida com muita alegria não somente por analistas, mas pelos comerciantes, os proprietários do negócio, os colaboradores, os publicitários, e consideravelmente todos os envolvidos na empresa. Por quê? Porque fornece uma abundância de dados acionáveis relacionados ao desempenho do seu site em termos de dinheiro.

Porque eu deveria querer usar isso?

Se você possui um negócio, é grande a possibilidade do seu site possuir um papel crucial (talvez primário) quando se fala de receita. A maioria dos consumidores pode nunca mesmo ligar para um serviço de atendimento ao cliente ou representante de vendas ou mesmo uma loja, de modo que seu site é a única coisa que leva o usuário para a compra.

Você pode ter um sistema de terceiros separado para acompanhar as vendas e receitas, mas você pode estar perdendo a visão completa do comportamento dos usuários antes e depois de realizarem uma compra. Você quer saber “o por que” os usuários estão concluindo transações ou deixando o site antes do check-out.

Qual a diferença entre Ecommerce e Enhanced Ecommerce?

O acompanhamento de sites de Ecommerce no Google Analytics tem sido basicamente o uso de informações recebidas pela página de agradecimento para que haja a possiblidade de contabilizar os dados de transação e receita no Google Analytics. Ainda é possível fazer uma implementação Ecommerce básica, mas o uso do Enhanced Ecommerce fornecerá relatórios e gráficos adicionais sobre as ações dos usuários.

Quanto trabalho irá dar para implementar?

O Enhanced Ecommerce depende apenas que você passe informações extras para o Google Analytics. Dependendo das configurações do servidor e de como seus dados estão estruturados, você pode apenas precisar pegar informações e organizá-las no formato recomendado.

Com as informações adicionais fornecidas, você pode começar a ver informações valiosas como:

Impressões

Veja quantas vezes um produto foi visualizado. Isso permite criar relatórios sobre as taxas de conversão por produto.

Ações do carrinho de compras

Claro, você pode se apoiar nos seus melhores produtos, os produtos que vendem mais. Mas quais produtos têm potencial? Com ações de carrinho, você pode ver quantas vezes um produto foi adicionado ou removido do carrinho de compras.

Promoções Internas e Informações sobre Cupom

Com o Enhanced Ecommerce você pode medir links promocionais e banners por ID, nome, ou mesmo posição em seu site. Também é possível formar um relatório com os dados dos cupões por código do cupom, valor ou desconto.

Funil de compra e funil de saída

A idéia por trás desses relatórios é informar sobre o comportamento de seus clientes. Quantas sessões incluíram adicionar um produto ao carrinho de compras? Qual passo do checkout tem a maior taxa de abandono? Mesmo se um usuário deixar o funil e concluir uma etapa diferente na próxima sessão, o Google acompanhará o usuário nessa nova entrada no funil de vendas. Além disso, esta é uma ótima oportunidade para segmentar seu público com base no passo que concluíram (ou não concluíram).

Pode ser usado com versões antigas do Google Analytics?

Se você ainda não atualizou para o Universal Analytics, esta é outra das muitas razões para mudar agora. Enhanced Ecommerce é um plugin que só funciona com analytics.js e não com o ga.js. Você ainda pode coletar dados de ecommerce e acompanhar transações, mas os dados do Enhanced Ecommerce são específicos para Universal Analytics.

Posso usar com o Tag Manager?

Com certeza. O Google Tag Manager é a maneira recomendada de implementar o monitoramento Enhanced Ecommerce. Pode exigir o envolvimento de seu desenvolvedor ou especialista em implementação, mas a data layer (camada de dados) fornece uma maneira eficiente e gerenciável para disponibilizar os dados de Ecommerce para que possam ser medidos.

Ele rastreia automaticamente?

Não. Há muitas métricas disponíveis imediatamente após a implementação do tracking code do Google Analytics, mas os relatórios dos dados de Ecommerce não serão preenchidos até que o tracking code seja configurado. Como a versão anterior do monitorador de Ecommerce da Google, este é um plugin que precisa ser aplicado no site, junto com o tracking code. Se você estiver usando Google Tag Manager, é apenas uma checkbox a mais.

Quais são os próximos passos?

Como com todas grande transição (Classic> Universal, Scripted> GTM, etc.) Eu recomendaria criar uma propriedade de teste no Google Analytics. Existem novas Configurações de Ecommerce para cada view onde você pode ativar os relatórios de Enhanced Ecommerce.

Em seguida, comece a adicionar as peças Enhanced Ecommerce um por um até ter certeza de que ele está funcionando corretamente. Você continuaria a enviar os dados de Ecommerce para sua propriedade principal para garantir a continuidade e validade dos dados, e em seguida, usar um rastreador diferente para enviar o Ecommerce avançado para a nova propriedade. O Google Tag Manager tornará esse processo muito mais fácil.

Quando tudo estiver certo, você faria uma transição – removendo o Ecommerce antigo e substituindo-o pelo novo Enhanced Ecommerce.

Tenha cuidado com seus dados e sempre teste antes de fazer uma mudança significativa.

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