De acordo com um estudo conduzido por um grupo de pesquisa de web do Instituto Baymard, a média de carrinhos que são abandonados por compradores online é de 67,89%.

Se o seu site tem problemas de abandono, há esperança. A seguir vamos mostrar 3 táticas para converter os visitantes que abandonaram o site e recuperar seu investimento em marketing. 

1. Overlay de fuga

Incentiva os visitantes a fazerem uma ação antes de abandonarem o site.

Se um visitante fica inativo por 5 minutos na página, existe uma grande chance de você perdê-lo como seu potencial cliente.

O overlay de fuga é uma tecnologia muito valiosa, porque você não tem que esperar que seus visitantes vão embora. Ele é a única forma de recapturar o usuário antes mesmo de ele sair.

O que é overlay de fuga?

Essa ferramenta consegue detectar, através dos movimentos e da velocidade do mouse, quando um visitante está prestes a abandonar o site.

Primeiro, ela monitora a atividade do visitante. Depois, usando um algoritmo, prevê e detecta qual visitante está prestes a abandonar o site.

E por último uma oferta ou oportunidade aparece na tela do visitante através de um overlay, para trazer sua atenção de volta para o site.

Porque overlays de fuga são melhores do que os overlays comuns?

Porque, como mencionado anteriormente, o overlay de fuga é engatilhado apenas quando os movimentos detectados captam a intensão do visitante de sair da página. Com eles, você tem mais uma chance de atrair a atenção do seu visitante.

2. Cookies Persistentes

Tenha certeza que o carrinho dos seus visitantes esteja intacto quando eles decidirem voltar.

Muito tem se falado sobre as maneiras de otimizar o carrinho de compras para atingir o máximo de conversão.

Mas, as vezes, não é sua culpa que os visitantes vão embora. Porque eles operam no seu próprio horário.

E de acordo com o Emarketer 56% dos visitantes pretendem salvar seus carrinos para depois.

E uma parte da taxa de abandono que você vem sofrendo, pode, muitas vezes, nem ser abandono de fato, mas sim os visitantes salvando produtos no carrinho para comprar depois, em um momento mais oportuno para eles.

Para decifrar esse padrão de retorno, um estudo feito pelo Scanalert monitorou mais de 8 milhões de consumidores e descobriu quanto tempo demorava para eles retornarem aos seus carrinhos.

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De acordo com o estudo, 28% levou mais de um dia para finalizar a compra, 21% levou mais de três dias, 14% levou mais de uma semana e 4% levou mais de duas semanas.

Segundo um estudo da Universidade de Glasgow, 74% dos compradores online usam os carrinhos de compra como uma “lista de desejos”.

Então, quando os seus visitantes estão prontos para voltar, você deve ter certeza que seus carrinhos estarão intactos, do jeito como eles deixaram. Se os carrinhos não forem salvos, tem uma boa chance deles não estarem dispostos de fazer tudo de novo.

E como você pode ter certeza que os carrinhos estão intactos? Usando cookies persistentes.

O que são cookies persistentes e como eles ajudam a conversão?

Cookies são pequenas peças de dados, que o seu site envia para o navegador do usuário e depois são armazenadas como arquivos de texto. Esse arquivo contém informações que possibilitam que o site guarde as informações de preferências do usuário, salve os logins automaticamente e guarde os itens dos carrinhos de compra.

3. Retargeting

Continue no top of mind mesmo depois que os visitantes saírem do seu site

Retargeting é quando seu anúncio aparece para as pessoas que visitaram o seu site, enquanto eles navegam em outros sites ou páginas da web. Em outras palavras, os seus anúncios seguem os usuários que visitaram a sua página.

E aqui está o porquê isso é brilhante…

Tem um velho ditado que diz que os consumidores precisam ter contato com uma marca por volta de 7 vezes antes de começarem a se sentir confortável o suficiente para que se convertam em reais consumidores.

Talvez 7 vezes não seja o número exato. Mas se mostrando sua marca um certo número de vezes cria um maior reconhecimento, porque você iria querer passar essa oportunidade?

Aqui vão algumas estatísticas de retargeting…

Se você não está usando retargeting, reconsidere. Está sendo dito que o remarketing pode melhorar a resposta dos seus anúncios em mais de 400%.

Dados também mostram que anúncios comuns tem uma média de 0,07% de cliques. Enquanto anúncios de retargeting tem uma taxa de clique em 0,70%. Um aumento de 10 vezes mas cliques.

Outro fato, é que os visitantes que são expostos a retargeting tem 70% mais chance de conveter.

Conclusão

Visitantes perdidos não são uma causa perdida.  Você só está realmente perdendo seus visitantes se você não estiver fazendo nenhuma estratégia para trazê-los de volta.

Sim, pode custar muito dinheiro levar prospects para o seu site. E sim, vários deles vão sair sem ter comprado absolutamente nada. Mas se existem diversas maneiras para recaptura-los, porque você não usaria?

Comece por reengajar seus visitantes antes que eles abandonem seu site. Depois fique preparado para quando eles decidirem voltar para seus carrinhos. E, finalmente, permaneça no top of mind depois que eles saírem do seu site.


Fonte:

https://blog.kissmetrics.com/convert-abandoned-visitors/

 

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