Google Analytics
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As estratégias de marketing digital podem ser aplicadas conforme a apresentação de relatórios do Google Analytics, visto que é possível identificar como os internautas estão interagindo com as plataformas virtuais disponíveis.

Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância quanto a presença no universo digital, já que com as mudanças nas formas de consumir, é possível ter melhores resultados se acompanhar as nuances que estão envolvidas nessa área. 

Apesar de estar desde meados da década de 1990 disponível para a sociedade civil, a internet vem se transformando ao longo do tempo, e as pessoas estão se adaptando às novidades, cada vez que elas são apresentadas, o que ocorre mais rapidamente.

Dessa forma, os relatórios promovidos pelo Google Analytics são uma maneira de acompanhar diversas informações sobre um site corporativo. 

Na prática, com a ferramenta é possível identificar:

  • Canais de tráfego;
  • Horários de interação;
  • Origem de partida;
  • Usuários visitantes.

Identificar esses dados faz parte da estratégia do marketing digital, pois pode servir como um direcionamento para onde a empresa deve seguir, ao menos no quesito virtual, pois é importante lembrar que os hábitos de consumo se alteram constantemente e conforme o ambiente.

Assim, essa é uma ferramenta que permite compreender o comportamento dos internautas a partir do momento que acessam uma página da internet. 

Isso colabora para os passos seguintes sobre as melhorias que podem ser implementadas dentro do site, em busca das metas e objetivos traçados em uma campanha publicitária que envolve o marketing digital.

Apresentação de dados em diferentes formatos

O Google Analytics é uma ferramenta que apresenta diferentes formatos para que os dados sejam visualizados. 

Assim, o responsável pelo acompanhamento dessas informações pode identificar o comportamento dos visitantes a partir da chegada ao site, até o momento que é desconectado.

As informações de uma plataforma digital voltada para o e-commerce, como um marketplace ou uma loja virtual exclusiva de uma marca, podem demonstrar atividades e informações que identificam a jornada de compra, seguindo o inbound marketing. 

Isso significa que é possível determinar público-alvo, faixa etária, comportamento e o nível de conversão de leads para clientes em cada tipo de ação criada. 

Os relatórios do Google Analytics podem ser ajustados, por exemplo, para uma fábrica de embalagens palhoça SC, ou então uma indústria alimentícia em qualquer outra localidade de todo o território nacional, ou mesmo para negócios de atendimento mundial.

O formato do relatório do Google Analytics pode ser por:

  • Fluxo de usuários;
  • Links externos;
  • Páginas de destino;
  • Palavras-chave (ou SEO).

Essas métricas são essenciais para a aplicação de estratégias dentro do marketing digital de qualquer empresa. 

Afinal, elas fortalecem o compromisso para com as metas e objetivos propostos a partir de uma campanha de divulgação.

A seguir serão apresentadas essas métricas em situações específicas, e que cabem como exemplo para muitas empresas que investem e acreditam no marketing digital e todas as possibilidades que são oferecidas para a divulgação em massa.

  1. Entendendo o fluxo de usuários de um site

A ferramenta do Google Analytics pode ser personalizada de acordo com a área de atuação de uma empresa e seus objetivos. 

No caso de um escritório despachante em Londrina, no estado do Paraná, é possível identificar o fluxo de usuários do entorno regional, por exemplo, caso o interesse e funcionamento vise atender pessoas dessa região.

Além disso, a navegação proposta pelos usuários dentro das páginas de um site corporativo é indicada por meio dos cliques, desde a entrada até a saída, ou desconexão. 

Utilizando o despachante de exemplo, é possível verificar se o internauta possui dúvidas sobre como fazer uma transferência de documento de veículo. 

Pode ser que a pessoa esteja tentando agilizar a renovação da carteira de habilitação, ou então o parcelamento de multas Campinas e não queira se locomover até a cidade em questão, após uma mudança.

Com isso, todo o caminho traçado pelo usuário pode ser identificado, podendo ser uma maneira de gerar interações ou desistências, caso não seja atendido de maneira satisfatória, e usado para otimizar o fluxo dentro da página – identificando informações que possam ser complementadas.

O relatório de fluxo de usuários permite conhecer melhor os visitantes que acessam as páginas dos sites, identificando qual a melhor forma de se comunicar, seja por meio de um e-mail, ou pelas próprias ferramentas disponíveis dentro da página. 

Uma outra forma de identificar o público seguindo o fluxo de usuário é por valores de produtos e serviços. 

Deste modo, se alguém decide buscar um sistema de controle de entregas acessível nas imediações em que se encontra, é possível aplicar o SEO (Search Engine Optimization).

Essa estratégia é uma maneira de inserir palavras-chave que são identificadas pelo algoritmo das plataformas digitais, principalmente os sites de busca como o próprio Google. 

Portanto, é possível utilizar palavras-chave que tenham associação com beleza e estética, além de autoestima e bem-estar pessoal. 

Tudo isso é feito para garantir o fluxo de usuários constante dentro de uma página e, consequentemente, transformar leads em clientes. 

  1. Visitas a partir de links externos

Uma campanha de marketing digital vislumbra encaminhar diferentes modelos de estratégia para garantir o acesso às páginas de interesse de internautas. Isso pode incluir diferentes ferramentas de divulgação, entre as quais:

  • Aplicativos mobiles;
  • Envio de e-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Postagens em redes sociais;
  • Sites parceiros.

Uma empresa que trabalha com montagem de câmara fria preço pode ser um indicativo para se destacar dentro do Google Analytics quando um usuário faz uma busca e encontra esse diferencial dentre as descrições apresentadas desde o início. 

Isso leva a um link externo, que é apontado no Google Analytics e transforma o lead em um cliente. 

Se essa ferramenta funciona de maneira plena, conforme as metas estabelecidas, significa que é necessário reforçar esse tipo de marketing dentro das estratégias utilizadas na campanha de divulgação adotada. 

  1. Páginas de destino identificam taxa de rejeição

O relatório de página de destino identifica o tempo médio gasto pelos usuários em cada página, ou mesmo no site, como um todo. 

Com o sistema, também é possível identificar, dentro de um tempo definido, as visualizações de cada página e como elas foram utilizadas dentro do período, como no decorrer de um mês específico.

As expectativas do público podem ser mensuradas a partir da verificação da taxa de rejeição, que trata da saída de um site sem qualquer tipo de interação, a partir da primeira página. 

Esse relatório está associado ao KPI (Key Performance Indicator), que em português significa Indicador de Performance-Chave. 

Deste modo, se uma loja oferece um preço de palmeiras para jardim abaixo do mercado, a porcentagem da taxa de rejeição pode ser relativamente baixa.

Isso porque o valor de produtos e serviços é um apontamento que o site verifica e está em constante busca por consumidores. 

Inclusive, para isso ser feito com qualidade, reduzindo a rejeição, os conteúdos e páginas de produto também devem se relacionar adequadamente ao tema proposto, ou seja, abordar aspectos relacionados à jardinagem.

Já quando a taxa de rejeição é alta, é necessário verificar outros relatórios do Google Analytics e verificar o que está fora do padrão e quais as dores do público que se deseja atingir, corrigindo o quanto antes, para que a empresa tenha uma melhor performance ao longo do tempo. 

Para isso, podem ser trabalhados outros tipos de KPIs, como o engajamento a partir das redes sociais, compartilhamentos, curtidas e comentários em uma postagem patrocinada. 

Do mesmo modo, é possível utilizar o CTR (Click Through Rate) com ações que se utilizam de palavras-chave seguidas de hashtags (#), fotos e imagens de produtos e serviços, além de promover a interação junto ao público consumidor.

A implementação de uma plataforma TOTVS Protheus preço de acordo com as ferramentas adotadas também é uma maneira de centralizar os dados de diferentes áreas corporativas.

Dessa forma fica mais fácil gerenciar as equipes que cuidam de uma campanha de marketing e redes sociais, com uma interação interna que facilita a identificação da taxa de rejeição dentro do escopo focado em páginas de destino. 

  1. SEO projeta interação orgânica e patrocinada

Os leads podem chegar a uma página ou site específico de maneira orgânica, quando as palavras-chave passam pelo algoritmo empregado em textos, blogs, artigos e outros campos disponíveis em uma plataforma digital. 

Também pode ser utilizado em links patrocinados, e isso é identificado pelo Google Analytics de forma precisa, pois essa ferramenta é poderosa e importante em qualquer situação, visto que as campanhas podem ser criadas e tagueadas conforme o local e interesse.

Na necessidade de um um orçamento de assessoria contábil, uma empresa ou um empreendimento comercial pode encontrar um escritório que atenda às necessidades utilizando o SEO (Search Engine Optimization) do próprio Google.

Neste contexto, cabe ao escritório investir em marketing digital e acompanhar o desempenho online a todo instante para verificar se está tudo dentro do planejamento adotado.

Conclusão

É importante salientar que o Google Analytics é abrangente, não se restringindo à captação de dados apenas quando se trata de uma campanha nessa única plataforma digital.

Assim, é possível configurar a ferramenta para demonstrar o desempenho utilizando as métricas de redes sociais, retorno do e-mail marketing e cliques realizados em banners dispostos em sites, blogs e portais, por exemplo.

Dessa forma, otimizar a campanha de marketing digital e utilizar as informações de maneira clara e consciente dentro do desempenho proposto desde o início se torna um processo mais preciso e ágil. 

Por fim, o sucesso está relacionado à forma de aplicação e compreensão dos dados fornecidos e como trabalhar dentro do planejamento estratégico da melhor forma possível, adequando as informações coletadas às necessidades dos clientes e objetivos da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Esse post foi publicado em setembro de 2021

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