Um dos maiores desafios de uma loja virtual é converter visitas em vendas. Por isso, separamos 5 dicas para ajudar a aumentar o volume de vendas online. A seguir você confere:

1- Como dar valor ao seu site: crie uma proposta de valor clara para aumentar a conversão de visitantes em leads

Quem determina o potencial da sua taxa de conversão é a sua proposta de valor. A sua elaboração requer reflexão sobre o que é único sobre a sua empresa, seus produtos e serviços. 

Ter uma boa proposta de valor não é suficiente; ela deve ser comunicada de forma eficaz para alcançar os melhores resultados. É preciso também refiná-la até que possa ser articulada em uma única frase, consistente.

2- Use o design para aumentar conversões: ele é a carta de apresentação da sua empresa

O seu site será a primeira imagem que o cliente terá da sua empresa. Por isso, é importante que seja funcional e apresente elementos de ‘call to action’. Estudos apontam que o design de um site é responsável por 94% da credibilidade transmitida ao usuário. Além disso, foi comprovado que melhorias no design aumentam em 33% a taxa de conversão.

Caso queira saber um pouco mais sobre como elementos do design podem ajudar a aumentar suas conversões, você pode conferir o artigo abaixo:

Como aumentar conversões: 7 dicas para otimizar o seu site

3- Reduza campos de formulário: um dos princípios do marketing digital para aumentar conversões

Menos é mais. Estudos mostram que as conversões aumentam cerca de 120% quando o número de campos de pergunta é reduzido. Em muitos casos, o número e os tipos de perguntas feitas no momento antes da compra eram em sua maioria desnecessários. 

Não há necessidade, por exemplo, de pedir um endereço ou número de fax se você está se comunicando pela Web. A remoção de alguns campos sem utilidade diminuiu o abandono da compra, aumentando as conversões sem comprometer a sua qualidade.

4- Dê atenção a página de check-out: ela pode ser tão importante quanto a landing page para conversões

A experiência de check-out é uma das fases mais importantes da venda. Alguns clientes abandonam o site antes mesmo de terminar a sua compra, e foi comprovado que pequenas mudanças de design e conteúdo na página de check-out podem aumentar em 30% as finalizações de compra.

Algumas dicas para ter uma página de check-out de sucesso são: ser minimalista (menos é mais), usar o login através de redes sociais para facilitar o processo, oferecer diferentes opções de pagamento, criar etapas e mostrar o progresso do cliente, ter uma tela de confirmação, etc. 

5- Otimize o “call-to-action”: transforme o trânsito de clientes em conversões 

O princípio de otimização principal é que o botão de ‘Call-To-Action’ (CTA) tem de se destacar do resto da página, porque isso faz com que possíveis compradores encontrem o botão com mais facilidade, uma vez que eles decidiram dar o próximo passo.

Se a sua página de destino é na maior parte verde, um botão verde provavelmente não vai se destacar. Foi confirmado que o contraste sobre a cor de fundo pode melhorar em até 32,5% na taxa de conversão.

pf8irrOb1Mv05ELTMN6K7sbFkEETYOUfDX8RczICToJggkWXfOyy J8iZflXN61a

Dica bônus: Como melhorar suas campanhas com os testes de conversão do Facebook

Através do teste de conversões do Facebook você pode testar o que está funcionando melhor em suas campanhas, incluindo eventos padrão e personalizados. Para compreender o verdadeiro valor da sua publicidade e o desempenho de suas campanhas no Facebook, independentemente de seus outros esforços de marketing, é preciso realizar testes sempre que possível.

Através de testes em uma campanha específica ou em todos os seus anúncios do Facebook, o público escolhido será utilizado para criar grupos teste  e de controle, rastreando as conversões que ocorrem durante o teste e calculando a diferença de desempenho entre os dois. Através do aumento de conversão comprovado pelo teste, é possível traçar estratégias mais efetivas e saber definitivamente o que está funcionando ou não.

Essa é uma forma comprovada de evitar alguns dos problemas mais comuns na criação de campanhas, tais como:

Dependência excessiva de cliques: A contagem de cliques pode ser bastante enganosa, pois pode considerar a simples visualização do anúncio. Permitindo que anunciantes avaliem a exposição através de vários dispositivos, é possível ter uma abordagem mais holística  e além de ajudar você a atribuir o verdadeiro impacto da sua publicidade.

A rápida mudança para dispositivos móveis: A importância do mobile é inegável atualmente. O uso de diversos dispositivos para o acesso, gerando conversão por diversas plataformas pode fazer com que seus dados fiquem confusos e bagunçados. O foco do aumento de conversão do Facebook são comportamentos em vários dispositivos ao longo do tempo em vez de comportamentos específicos de dispositivos.

Métodos de testes ineficazes: É impossível determinar o impacto direto da publicidade digital. Não existem muitas soluções de mensuração que determinem o real impacto do marketing digital, no entanto através da mensuração do aumento de conversão isso se torna possível.
Comparação de diferentes estratégias de campanha: Testes A/B são uma ótima forma de comparar campanhas e entender o que funciona melhor. No entanto, se forem feitas muitas mudanças de uma vez, é impossível dizer o que causou a mudança no resultado. O teste de aumento de conversão com várias células cria um ambiente de teste no qual você pode determinar o impacto de diferentes estratégias de publicidade, com base no desempenho relativo dessas campanhas.

Tag: , , , , ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312