Testes A/B bem planejados podem fazer uma enorme diferença na eficácia de suas ações de marketing. Testar hipóteses de forma contínua não só renderá bons resultados na taxas de conversão, mas como também lhe dará uma melhor compreensão sobre seus clientes.

Lembre-se, se você otimizar com sucesso, você estará entregando melhorias contínuas em métricas que são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Veja 5 passos para ter sucesso nos testes.

1- DESCUBRA QUAIS SÃO AS OPORTUNIDADES

Comece o seu teste definindo exatamente o que deve ser testado. Use o Analytics para descobrir quais são as páginas mais importantes para o seu negócio e as com maiores taxas de rejeição e abandono.

Tente entender o caminho que leva os usuários ao momento de conversão através da análise de relatórios do Analytics, percorrendo desde o momento final até onde o interesse foi demonstrado inicialmente.

Pode ser que tenha sido a página de check-out ou a de produtos a determinar a compra. Essas páginas possuem um volume de tráfego grande e qualificado, uma vez que são cruciais para a conversão.

O princípio é relativamente simples, mas modelar e executar um bom teste requer alguns cuidados. Especialmente porque o teste é totalmente baseado em estatística e probabilidade de aquelas mudanças de fato impactarem nos resultados.

2- ENTENDA AS NECESSIDADES DO SEU CLIENTE

  • Por que acessaram o seu site?
  • O que impediu a conversão?
  • Eles encontraram o que procuravam?
  • Mesmo se a conversão aconteceu, o que quase impediu?

O primeiro passo para entender as necessidades do cliente é identificar as principais intenções dele. Se você é capaz de compreender o que leva cada usuário a decidir algo, fica muito mais fácil direcionar resultados de acordo com essas demandas e interesses.

O cliente deve ser a sua maior motivação para os negócios

3- USE DADOS E INSIGHTS PARA VALIDAR O PROCESSO

Algumas dicas devem ser consideradas no início desse processo de teste e otimização:

Comece pequeno, para validar o processo: testes que você pode configurar em minutos são fundamentais. Tente algo como uma mudança de título ou imagem. O objetivo deste experimento deve ser para configurar e executar um teste que pode conduzir o impacto nos negócios e ajudar a validar o processo para sua equipe.

Uma mudança mais significativa pode ser, por exemplo: um redesign, ou uma alteração no fluxo do check-out. Se é uma boa mudança ou uma mudança ruim, você será capaz de saber quais os efeitos e tomar medidas muito mais rapidamente em seus resultados.

Insights inovadores são bem importantes nesse processo.

4- EXECUTE SEUS PRIMEIROS TESTES A/B

Testes de mensagem: Estes são testes se pode repensar como a mensagem está sendo passada e resolver as áreas de confusão. Simplificar algumas informações cruciais sobre o produto/serviço.

Principais pontos de conversão: Estes testes são sobre momentos cruciais da conversão — onde, uma vez que o usuário realiza essa etapa, ele está muito mais propenso a se tornar um cliente. Por isso, obter resultados relacionados a este processo é muito importante para a satisfação e a retenção do usuário.

Testes de Design de larga escala: Estes tendem a ser radicalmente diferentes e podem levar a maiores avanços e resultados mais rápidos. Pode ser feito através de uma simples mudança de layout de uma landing page ou com um redesign completo do site inteiro.

este A/B também se designa por experiência aleatória controlada, experiência online controlada e teste de divisão. Em web design, o teste A/B é utilizado para identificar alterações nas páginas web que podem provocar mudanças positivas ou negativas no interesse dos utilizadores.

5- AVALIE OS RESULTADOS

É essencial avaliar cuidadosamente os resultados de cada teste e decidir sobre os próximos passos. Lembre-se que o objetivo final de um teste A/B é implementar a variação com melhores resultados, se houver.

Meça o impacto ao longo de todo o funil, não apenas em páginas individuais. Só porque um teste foi executado em uma página do produto não significa que só terá efeito sobre essa página.

Mudanças maiores resultam em resultados mais rápidos. Quanto maior mudança que você faz, mais rápido você vai chegar a um resultado significativo, porque o efeito detectável é muito maior.

Teste A/B é um método de teste de design através do qual elementos aleatórios com duas variantes, A e B, em que estes são o controle e o tratamento de uma experiência controlada, com o objetivo de melhorar a percentagem de aprovação. Estas experiências são muito utilizadas em desenvolvimento web e de marketing, e até mesmo em formas tradicionais de publicidade.

Fonte: Optimzely

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