Construir um plano de marketing digital para alcançar seus objetivos não é difícil e os próximos passos vão te mostrar como criar um plano simples, mas muito efetivo para construir conhecimento e dar movimento para seus empreendimentos online.

Passo 1: Conhecer seu público alvo 

Quem são?  Onde costumam frequentar?  Que tipo de jornal/livro eles costuma ler? Um bom jeito de definir seu target é criando um comprador persona. A persona é uma descrição de uma pessoa específica que poderia querer comprar seu produto/serviço/ideia. A persona inclui geralmente informações demográficas de um comprador fictício, um dia na vida dessa pessoa, vontades, motivações, preferências, informações biográficas, e uma foto que represente o público alvo para parecer mais real.

Passo 2: Verifique seus concorrentes  

Junte informações sobre a concorrência e faça uma pesquisa para ver o que eles andam fazendo em seus canais de marketing digital para atrair consumidores. Procure os seus (e dos concorrentes) produtos e serviços online. Você achou o deles primeiro? Ou o seu? Se você achou o deles primeiro, tente descobrir o que eles estão fazendo em seus canais digitais.

Passo 3: Hierarquize e priorize seus canais e táticas digitais

Olhe para cada canal e pense sobre o valor dele para a estratégia do plano de marketing digital e o quanto é importante para a comunicação da sua empresa. Cheque seu tráfego no Google Analytics para saber de onde o seu tráfego vem, e priorize esse canal.

Alguns canais que você deve investir:

  • Email marketing
  • Mídias sociais: Twitter, YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest
  • Links diretos

As táticas podem ser redefinidas a medida que as métricas de referência mudam, use sua conta no Google Analytics para ver os dados e as tendências. E então, verifique que tipo de esforços serão necessários para implementar seu plano de marketing digital em cada canal. Essa análise vai mostrar que canais representam ganhos rápidos. Pense sobre esses itens:

  • Metas da empresa – Quais são as prioridades da sua empresa? Conhecimento de marca, aumentar o tráfego, aumentar as vendas..?
  • “Budget” – Quanto você tem para gastar em esforços de marketing?
  • Recursos disponíveis – Você tem equipes disponíveis para criar conteúdo e estratégias de content market?
  • Conteúdo disponível – Realize uma auditoria para descobrir qual dos seus conteúdos recebe mais visualizações e tem mais impacto sobre seu target.
  • Seu site – Verifique se seu conteúdo é rico e se é suscetível à conversão e otimização de resultados.

Passo 4: Ganhos rápidos

Uma variedade de canais e táticas digitais podem servir para o seu business, mas isso vai depender dos objetivos e dos clientes de cada empresa. Por exemplo, se você quiser aumentar o conhecimento de marca e melhorar o serviço ao consumidor, as táticas de marketing voltado para as mídias sociais seriam a melhor opção. Se você quiser aumentar as vendas e o tráfego na web uma combinação de SEM (Search Engine Marketing), Google+ e email marketing podem ser a melhor opção. Na realidade a maioria das empresas tem uma variedade de objetivos e de audiência, então o melhor a se fazer é escolher e misturar táticas para testar a efetividade e monitorar os resultados.

  • Display Advertising
  • Email Marketing
  • Custo por clique (CPC)
  • Relações Públicas online
  • Search Engine Optimisation (SEO)
  • Marketing afiliado
  • Marketing de midias sociais
  • Campanhas de conteúdo viral
  • Conversion Rate Optimisation (CRO)
  • Blogs
  • Anúncios noTwitter
  • Anúncios no Facebook
  • Divulgação em blogs
  • Video marketing
  • Local search marketing
  • Mobile marketing
  • Groupon/offer sites
  • Sites corporativos
  • Conteúdo grátis (eBooks, tools)
  • Forums Online
  • Webinars
  • Podcasts
  • Crowdfunding

Passo 5: Medindo Resultados

Crie indicadores de performance inteligentes que sejam quantificáveis e mensuráveis. Exemplo:

  • Aumentar vendas online em 20% de x para y
  • Aumentar o tráfego orgânico em 20%
  • Aumentar o engajamento no Facebook em 25%

Passo 6: E agora? Tá funcionando?

Você pode testar se suas campanhas de marketing estão funcionando através do acompanhamento da evolução do tráfego, das metas e das conversões no Google Analytics e em outras métricas como a do Facebook Insights e a do Youtube Analytics. Você também pode usar o Clicktale ou o Crazyegg para ver onde os potenciais clientes estão saindo do seu site.

Heatmaps é um mapa que representa visualmente onde as pessoas estão clicando no seu site. Monitorar e reportar os avanços ajudam você a ver o desempenho da aplicação do seu plano de marketing e dá uma perspectiva do que fazer em seguida. Olhe a jornada do cliente para compreender as tendências de compras dos clientes para o seu setor.

Passo 7 :  Revisões mensais

Reveja o seu plano de marketing digital constantemente para checar se está dando resultados e adapte as campanhas ao momento atual para aproveitar novas oportunidades.

 

Leia Mais:

Como medir as devidas métricas para o sucesso de uma empresa?

Como melhorar a conversão através do Google Analytics

Taxa de conversão online: como otimizar e ter melhores resultados

 


 

Fontes:

http://webyogi.co.uk/how-to-write-digital-internet-marketing-plan-2016/

https://avantare.com.br/blog/tres-passos-essenciais-para-criar-um-plano-de-comunicacao-digital/

Esse post foi publicado em outubro de 2016

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