Nada melhor que combinar o conhecimento de web analytics e experiência dos usuários para oferecer ganhos reais para empreendimentos online. A solução de otimização de landing pages é interessante para ser utilizada em diversos estágios do caminho para a conversão.

Algumas etapas definem exatamente este caminho que o usuário percorre até chegar a seu destino final: a compra. A figura abaixo, idealizada por Brent Dykes, resume muito bem a trajetória do cliente até chegar à conversão:

1)      Campanhas de marketing;

2)      Landing pages;

3)      Micro-conversões;

4)      Checkout e formulários;

5)      Programas de fidelização

 

A busca por melhores performances de resultados em Marketing Digital de nossos clientes é um aspecto importante para nós. Assim, pesquisamos e avaliamos algumas alternativas já existentes no mercado e chegamos a uma lista de ferramentas de otimização de resultados eficientes e de baixo ou nenhum custo. Confira:

Entretanto, antes de selecionar a melhor ferramenta a fim de obter bons resultados em sua landing page, é preciso avaliar alguns aspectos técnicos e de negócio de sua empresa. Pensando nisso, elaboramos um guia de perguntas e respostas de otimização de landing pages baseado em iniciativas reais. Veja abaixo:

ASPECTOS DE NEGÓCIO

  • Tenho problemas e limitação de recursos para implementação de novas funcionalidades no meu site. Qual é o esforço da área de Tecnologia da Informação?

Esta é uma das grandes vantagens desta solução e um dos principais aspectos que nos levou a ela. A implementação é realizada através da inclusão de uma linha de código nas páginas do site, uma única vez. Pronto! Daí em diante, todas as alterações são realizadas pelo próprio editor da ferramenta de otimização de landing pages.

  • Como poderei analisar em detalhes o comportamento dos usuários após o clique?

O Optimizely possui integração com o Google Analytics e com outras ferramentas. Esta integração permite avaliar o comportamento dos usuários após o clique de maneira mais detalhada. Os dados de visitas às páginas do experimento são gravados como variáveis customizadas no Google Analytics, e a avaliação de comportamento realizada através de uma segmentação avançada ou com o uso de filtros.

  • Estamos na era mobile. Existe a possibilidade de otimização de telas para estes dispositivos?

Sim. A otimização mobile também carrega a possibilidade de avaliar o seu funcionamento utilizando os recursos de teste cross-browsing, além da criação de páginas específicas para mobile. Recentemente, o Google informou que uma em cada cinco buscas estão sendo feitas a partir de um dispositivo móvel. Ele também afirmou que a prioridade de classificação nos resultados de busca móvel será dado a sites otimizados para tais dispositivos. Isto ratifica ainda mais a necessidade de garantir que o seu site seja otimizado para dispositivos móveis, aumentando sua vantagem competitiva. Entre em contato com a Avantare para saber a importância deste recurso para seu negócio online e diminua a taxa de abandono do seu site.

  • Qual a capacidade que a ferramenta de otimização de resultados tem de segmentar os públicos para a apresentação da página?

São duas as possibilidades de apresentação. A segmentação pode ser realizada geograficamente (ex: acessos vindos da cidade de Pernambuco) ou por comportamento (ex: visitas vindas de tráfego orgânico do google.com.br, que clicaram em determinado botão, acessaram determinadas páginas, vindos de determinados devices etc).

  •  É possível otimizar várias páginas ao mesmo tempo?

Sim, a ferramenta possibilta a otimização de várias páginas ao mesmo tempo.

ASPECTOS TÉCNICOS

 

  • A solução poderá causar problemas de demora para carregar a página?

Não, o tempo de carregamento da página é de aproximadamente 100ms. O script é estático e cacheado a partir da primeira visita. A hospedagem da ferramenta encontra-se em nuvem, como por exemplo no site Optimizely e Visual Website Optimizer, duas das mais conhecidas soluções de distribuição de conteúdo.

  • Como garantir que a página otimizada funcionará em diferentes browsers?

A Optimizely possui integração com soluções para testes em diversas plataformas, garantindo que você não deixe nenhum cliente na mão e seja produtivo na otimização.

 

Case Duty Free Dufry Brasil: O sucesso em números

Um dos nossos cases de otimização de páginas foi o serviço prestado à Duty Free Dufry Brasil, líder global em varejo de viagens. A empresa buscou a Avantare com o objetivo de aumentar o número de reservas no site. Para isso, era necessário aumentar o tráfego de usuários na página de promoção e melhorar a experiência do usuário.

Os resultados foram bastante expressivos: 870% de melhoria no tráfego da página de promoção e 32% de aumento no número de conversões (reserva de produtos), sendo o incremento de acesso nas micro e macro conversões de 21% na página de login e 13% na página do carrinho. Veja o site atual da empresa no endereço www.dutyfreedufry.com.br

Quer conhecer melhor esta e outras soluções de Marketing de Performance? A Avantare está há mais de 10 anos construindo soluções digitais que gerem retorno de investimento online. Entre em contato conosco e saiba quais soluções se adequam ao objetivo da sua empresa.

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