O ROI (Retorno sobre investimento), é um índice que aponta o retorno sobre qualquer investimento – seja em uma campanha de marketing, em um evento ou na ampliação da estrutura física de uma empresa. Ele é uma ferramenta que ajuda a compreender onde empregar seu orçamento para maximizar e potencializar seus resultados, através de metas quantificáveis. O ROI, é um indicativo econômico fundamental para qualquer negócio, porque representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto.
Toda a empresa quer 3 coisas: Aumentar a receita, reduzir custos e reduzir riscos. Se um projeto de aquisição, contratação ou qualquer outra ação não estiver contribuindo para favorecer esses 3 fatores, não estará contribuindo para levar a empresa em direção às suas metas.
O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos: Ajuda na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, mede como os investimentos estão contribuindo para os resultados de uma empresa, e além disso, identifica o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.
O ROI é a métrica mais importante a ser acompanhada pelo anunciante, pois possibilita analisar quais os ganhos ou perdas em uma aplicação e se o resultado corresponde às metas planejadas.
Ou seja, com o cálculo do ROI é possível antecipar oportunidades e prever riscos antes de realizar qualquer ação que possa comprometer os resultados da empresa. Verificar os dados da métrica do retorno sobre invetimento antes de tomar qualquer decisão, é melhor do que esperar alguns meses para saber se isto trará lucro ou prejuízo para a empresa.
Calculando o ROI
Para calcular o ROI subtraímos o ganho obtido através investimento pela quantia gasta com o investimento, e dividimos o resultado pela quantia gasta com o investimento:
ROI = (Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento)/Quantia gasta com o investimento
A taxa de retorno sobre investimento é uma métrica que também pode ser estabelecida em porcentagem. Nesse caso, o cálculo do ROI é feito pela divisão entre o ganho obtido através do investimento, pela quantia gasta com o investimento e multiplicando o resultado por 100:
ROI (%) = (Receita – Custos) / Quantia gasta com o investimento *100
OBS: Por dividir uma informação de um período (lucro operacional) por uma informação de uma data (investimento), o retorno sobre investimento refere-se a um período de tempo, como um ano específico ou um trimestre.
Marketing digital ajudando o ROI
Para entendermos a real importância de medirmos o retorno sobre o investimento, precisamos primeiro pensar na forma em que se media os resultados antes da expansão do digital e como isso vem mudando rapidamente nos últimos tempos.
Milhares de reais eram gastos em marketing e propaganda, mas era praticamente impossível mensurar de que canais de aquisição essa renda era derivada. Afinal, como vamos saber quantas pessoas compraram um produto devido a um outdoor, busdoor ou anúncio de televisão? Mesmo com pesquisas é quase impossível saber o real retorno dessas aplicações.
Porém com a consolidação do Marketing Digital, hoje nós já percebemos uma mudança gradativa neste cenário. Nos meios digitais ficou muito mais fácil identificar os meios que trazem o melhor retorno. E ao identificar que um canal está gerando um ROI maior que outros, o gestor de Marketing pode decidir com mais facilidade se é pertinente aumentar, reduzir ou cortar as verbas daquele canal.
Benefícios do ROI
1. Mostrar resultados tangíveis
O ROI é um poderoso aliado na busca de patrocinadores para um projeto. Esse indicador se torna a principal arma de convencimento de parceiros e de investidores, pois mostra o retorno financeiro que se receberá ao fim de um determinado projeto.
2. Ordenar Projetos
Quando se tem pela frente uma série de projetos a serem desenvolvidos, e não sabemos por qual começar, o ROI funciona como um fator de decisão em forma de hierarquização do que pode ser mais vantajoso em termos monetários. O projeto que tiver o maior ROI e trouxer os melhores benefícios para a empresa fatalmente entrará como prioridade, já que trará maior retorno financeiro para a organização.
3. Medir Eficiência
Quanto mais eficiente for o projeto, maior será também o retorno sobre o investimento, pois o custo será menor e o retorno financeiro maior.
4. Demostrar resultados
O retorno por investimento é responsável por demonstrar a efetividade de um projeto, apontando como ele contribui para o alcance das metas e dos objetivos destacados no planejamento estratégico da empresa.
5. Cortar Gastos
Analisar o ROI e agir em cima dos dados recolhidos além de oferecer segurança para a tomada de decisões vai mostrar quais são os investimentos que valem a pena manter e, por conseguinte, quais táticas que se deve abandonar. Desse modo, os gastos desnecessários podem ser eliminados.
6. Aumentar Lucros
Cortar gastos desnecessários contribui para o aumento das receitas e, por sua vez, dos lucros. Afinal, você terá mais recursos e tempo para usar nos canais que estão trazendo retorno, a fim de otimizá-los para melhorar ainda mais os resultados.
Quero saber mais!
Fontes:
http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/estrategia/4-motivos-para-medir-o-roi-de-seus-projetos
https://www.treasy.com.br/blog/roi-retorno-sobre-o-investimento
https://endeavor.org.br/roi/
http://marketingdeconteudo.com/roi/
http://marketing.zonainternet.com/blog/entenda-como-calcular-o-roi-dos-seus-investimentos
Tag: lucro, Marketing de Performance, Marketing Digital, retorno sobre investimento, ROI