O ROI (Retorno sobre investimento), é um índice que aponta o retorno sobre qualquer investimento – seja em uma campanha de marketing, em um evento ou na ampliação da estrutura física de uma empresa. Ele é uma ferramenta que ajuda a compreender onde empregar seu orçamento para maximizar e potencializar seus resultados, através de metas quantificáveis. O ROI, é um indicativo econômico fundamental para qualquer negócio, porque representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto.

Toda a empresa quer 3 coisas: Aumentar a receita, reduzir custos e reduzir riscos. Se um projeto de aquisição, contratação ou qualquer outra ação não estiver contribuindo para favorecer esses 3 fatores, não estará contribuindo para levar a empresa em direção às suas metas.

O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos: Ajuda na decisão de investimentos em novos negócios e projetos,  mede como os investimentos estão contribuindo para os resultados de uma empresa, e além disso, identifica o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

O ROI é a métrica mais importante a ser acompanhada pelo anunciante, pois possibilita analisar quais os ganhos ou perdas em uma aplicação e se o resultado corresponde às metas planejadas.

Ou seja, com o cálculo do ROI é possível antecipar oportunidades e prever riscos antes de realizar qualquer ação que possa comprometer os resultados da empresa. Verificar os dados da métrica do retorno sobre invetimento antes de tomar qualquer decisão, é melhor do que esperar alguns meses para saber se isto trará lucro ou prejuízo para a empresa.

Calculando o ROI

Para calcular o ROI subtraímos o ganho obtido através investimento pela quantia gasta com o investimento, e dividimos o resultado pela quantia gasta com o investimento:

ROI = (Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento)/Quantia gasta com o investimento

A taxa de retorno sobre investimento é uma métrica que também pode ser estabelecida em porcentagem. Nesse caso, o cálculo do ROI é feito pela divisão entre o ganho obtido através do investimento, pela quantia gasta com o investimento e multiplicando o resultado por 100:

ROI (%) = (Receita – Custos) / Quantia gasta com o investimento *100

OBS: Por dividir uma informação de um período (lucro operacional) por uma informação de uma data (investimento), o retorno sobre investimento refere-se a um período de tempo, como um ano específico ou um trimestre.

Marketing digital ajudando o ROI

Para entendermos a real importância de medirmos o retorno sobre o investimento, precisamos primeiro pensar na forma em que se media os resultados antes da expansão do digital e como isso vem mudando rapidamente nos últimos tempos.

Milhares de reais eram gastos em marketing e propaganda, mas era praticamente impossível mensurar de que canais de aquisição essa renda era derivada. Afinal, como vamos saber quantas pessoas compraram um produto devido a um outdoor, busdoor ou anúncio de televisão? Mesmo com pesquisas é quase impossível saber o real retorno dessas aplicações.

Porém com a consolidação do Marketing Digital, hoje nós já percebemos uma mudança gradativa neste cenário. Nos meios digitais ficou muito mais fácil identificar os meios que trazem o melhor retorno. E ao identificar que um canal está gerando um ROI maior que outros, o gestor de Marketing pode decidir com mais facilidade se é pertinente aumentar, reduzir ou cortar as verbas daquele canal.

Benefícios do ROI

1. Mostrar resultados tangíveis

O ROI é um poderoso aliado na busca de patrocinadores para um projeto. Esse indicador se torna a principal arma de convencimento de parceiros e de investidores, pois mostra o retorno financeiro que se receberá ao fim de um determinado projeto.

2. Ordenar Projetos

Quando se tem pela frente uma série de projetos a serem desenvolvidos, e não sabemos por qual começar, o ROI funciona como um fator de decisão em forma de hierarquização do que pode ser mais vantajoso em termos monetários. O projeto que tiver o maior ROI e trouxer os melhores benefícios para a empresa fatalmente entrará como prioridade, já que trará maior retorno financeiro para a organização.

3. Medir Eficiência

Quanto mais eficiente for o projeto, maior será também o retorno sobre o investimento, pois o custo será menor e o retorno financeiro maior.

4. Demostrar resultados

O retorno por investimento é responsável por demonstrar a efetividade de um projeto, apontando como ele contribui para o alcance das metas e dos objetivos destacados no planejamento estratégico da empresa.

5. Cortar Gastos

Analisar o ROI e agir em cima dos dados recolhidos além de oferecer segurança para a tomada de decisões vai mostrar quais são os investimentos que valem a pena manter e, por conseguinte, quais táticas que se deve abandonar. Desse modo, os gastos desnecessários podem ser eliminados.

6. Aumentar Lucros

Cortar gastos desnecessários contribui para o aumento das receitas e, por sua vez, dos lucros. Afinal, você terá mais recursos e tempo para usar nos canais que estão trazendo retorno, a fim de otimizá-los para melhorar ainda mais os resultados.

Quero saber mais!


Fontes:

http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/estrategia/4-motivos-para-medir-o-roi-de-seus-projetos

ROI – Retorno Sobre Investimento: Conceito e Definição

https://www.treasy.com.br/blog/roi-retorno-sobre-o-investimento

https://endeavor.org.br/roi/

http://marketingdeconteudo.com/roi/

http://marketing.zonainternet.com/blog/entenda-como-calcular-o-roi-dos-seus-investimentos

Tag: , , , ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312