Utilizar ferramentas de mídia online nem sempre é uma tarefa fácil. As milhares de opções de configurações existentes nas plataformas muitas vezes podem nos deixar confusos, desorientados, mas é por isso que a Avantare separou o checklist “Auditoria de Mídia Google Ads” de otimizações para descomplicar todos estes processos para você!

Nesse artigo iremos abordar boas práticas usadas nas configurações de gerenciamento de conta no Google Ads e de planejamento de suas respectivas campanhas.

Esses checklists serão de extrema importância ao analisar os resultados finais das suas campanhas e poderão otimizar muito a performance de suas campanhas e sua conta.

Checklist de auditoria da conta de canais Google Ads

Segurança e Configurações

  • Tenha certeza que você tem posse da sua conta Google Ads (e não é unicamente controlada por uma agência ou por terceiros)
  • Faça uma revisão de quem tem acesso para gerenciar e ver a conta
  • Verifique que o Acesso em Duas Etapas está ativa para a conta (selecionando “Ferramentas e Configurações”, depois “Acesso a Conta” e então “Configurações de Segurança”)
  • Faça uma revisão de todos os problemas de política da conta (selecionando “Ferramentas e Configuração” e então “Gerenciador de Políticas”)

Planejamento e Estrutura

  • Organize sua conta apropriadamente (exemplo: por produtos, serviços, temas, marcas, público-alvo, orçamento, etc.)
  • Identifiquei e planeje-se para eventos sazonais e tendências (exemplo: campanhas sazonais, cópias de anúncio sazonais, etc.)
  • Reveja dados do Google Ads e do Google Analytics para identificar tendências inesperadas (exemplo: mudanças no volume de pesquisa, custos de anúncios, conversões, etc.)
  • Ajuste seu orçamento de publicidade para refletir tendências sazonais (alta e baixa) e inesperadas, incluindo dias da semana e horários

Rastreamento

  • Certifique-se que as contas de Google Ads e Google Analytics estão vinculadas
    • Usuários e sessões das campanhas de Google Ads estão sendo reportadas no Google Analytics e os dados parecem estar certos, verifique a diferença cliques vs sessões
    • Métricas de site do Google Analytics estão sendo importadas para o Google Ads
  • Certifique-se que as contas de Google Ads e Google Search Console estão vinculadas
  • Opcional: Conta do Google Ads e do canal do YouTube estão vinculados
  • Opcional: Conta do Google Ads e do Google Merchant Center estão vinculadas (para anúncios do Shopping)
  • Opcional: Conta do Google Ads e do Google Optimize estão vinculadas
  • Importe conversões do Google Analytics (ou implemente um rastreador de conversão do Google Ads)
    • Certifique-se que está rastreando as micro e macro-conversões
  • Conversões importadas tem selecionado um modelo de atribuição apropriado
  • Opcional: Configure listas de audiência relevantes para remarketing
  • Crie variações de anúncios e experimentos de campanha para testar e otimizar performance
  • Experimente anúncios de pesquisa dinâmicos para aumentar o alcance de pesquisa padrão.
  • Tente combinar audiências (exemplo: listas de remarketing) e dados demográficos com campanhas (incluindo campanhas de pesquisa) para ajustar orçamento e otimizar performance
  • Utilize experimentos de Landing Pages usando Google Optimize

Checklist de Campanha de canais Google Ads

Planejamento

  • Tenha um objetivo geral para as campanhas de Google Ads (exemplo: gerar leads, vendas, reconhecimento de marca, etc)
  • Tenha landing pages prontas e apropriadas para usar na campanha, incluindo um call to action claro e objetivo
  • Aloque um orçamento diário apropriado
  • Decida qual é a rede alvo para a campanha (exemplo: Rede de Pesquisa, Rede de Display etc)
  • Tenha um planejamento a frente para eventos sazonais (exemplo: natal, fim do ano financeiro, etc)

Baixe o checklist completo, incluindo configurações, variações de anúncios e otimizações.

Precisa de uma ajuda com a auditoria e gestão de mídia de sua empresa?

A Avantare assegura que sua estratégia e uso dos canais de mídia estão de acordo com seus objetivos e que gerem resultados. Conheça nosso serviço de auditoria de mídia. Entre em contato para conversarmos.

Tag: , , ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312