Utilizar estratégias de funil de vendas para aumentar a conversão é uma prática muito comum para qualquer empresa de E-commerce. Quando grande parte dos visitantes abandona a sua landing page, você precisa de algum artifício para fazer com que sua oferta seja mais persuasiva.

Então, que artifício seria esse? Que tal um overlay de fuga para convencer os usuários, que estão prestes a abandonar a sua página, a converterem.

O que são os overlays de fuga e qual seu papel na conversão?

Se você não está familiarizado com os overlays de fuga, eles são lightboxes que são disparados quando um visitante está prestes a sair de uma página, para tentar recapturar esse visitante.

Se um visitante fica inativo por 5 minutos na página, existe uma grande chance de você perdê-lo como seu potencial cliente. Essa ferramenta consegue detectar, através dos movimentos e da velocidade do mouse, quando um visitante está prestes a abandonar o site.

Primeiro, ela monitora a atividade do visitante. Depois, usando um algoritmo, prevê e detecta qual visitante está prestes a abandonar o site. E por último uma oferta ou oportunidade aparece na tela do visitante através de um overlay, para trazer a atenção de volta para o site.

E embora o uso de overlays seja um assunto controverso, eles podem ser extremamente eficazes quando usados estrategicamente. Quando feito corretamente, eles auxiliam o aumento da taxa de conversão.

Então, como você pode associar a sua landing page com um overlay de fuga?

Aqui estão alguns exemplos de empresas que conseguiram aumentar a conversão com essa ferramenta:

Como usar sobreposições de saída para aumentar a urgência e a conversão?

YourMechanic, um serviço de reparo de automóveis, posiciona-se como uma alternativa conveniente, em relação a uma loja de reparo tradicional.

A equipa de marketing da YourMechanic conduz o tráfego para a landing page com uma série de campanhas PPC e tem visto muito sucesso com o overlay de fuga – aumentou a conversão em 7,16% dos usuários que iriam abandonar o site, resultando em centenas de novos clientes.

Mas o que faz o overlay de fuga tão eficiente?

Tudo começa na landing page:

YourMechanic tem uma landing page apoiada por vários testemunhos- e uma leve dose de urgência é estabelecida com o CTA, “Get a Quote” (receba uma cotação).

Como Your Mechanic usa overlays de fuga para aumentar a urgência e a conversão?

Para usuários prontos para abandonar a página, YourMechanic usa um overlay de fuga para aumentar a urgência:

Conversão

Conversão

Um título determinando o tempo específico é usado, e o CTA torna-se “Get a Quote Now!” (receba uma cotação agora).

Este nível elevado de urgência torna a oferta um pouco mais atraente, dizendo aos usuários o quão rápido eles podem obter uma cotação.

Além disso, uma sugestão direcional conectando o título e o CTA acrescenta clareza ao que o usuário está sendo solicitado a fazer

Um overlay de fuga serve apenas para usuários que estão prestes a abandonar a página – tente usá-lo para amplificar a urgência e atrair os visitantes para fazer uma compra ou um cadastro.

Como usar sobreposições de saída para contrariar objeções e aumentar a conversão

Amen Clinics fornece SPECT cerebral (tomografia computadorizada de emissão de um único fóton) para diagnosticar e tratar distúrbios incluindo TDAH, problemas comportamentais e problemas de memória.

Como Amen Clinics overlays de fuga para responder objeções e dúvidas  

Conversão

Conversão

A equipe de marketing da Amen Clinics  surgiu com a hipótese de que, embora Curar ADD em casa em 30 dias foi uma boa estratégia de venda (e um forte ponto de partida), mas talvez alguns usuários ainda não teriam certeza de que 1) tinham ADD, e 2) o programa era certo para eles.

Eles decidiram que um overlay de fuga poderia ser usado para resolver esta questão. Esse overlay daria um passo para trás, permitindo que os usuários se auto diagnosticassem e experimentassem parte do programa antes de comprar.

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O overlay de fuga da Amen Clinics vai de encontro às dúvidas do visitantes e permite que as pessoas experimentem o programa antes de se comprometerem.

Em troca de seu endereço de e-mail, os visitantes céticos poderiam tentar o programa sem qualquer compromisso e determinar se é ou não certo para eles.

Os resultados foram impressionantes; durante um teste de 30 dias, 19,44% dos usuários que viram esse overlay de fuga foram convertidos para leads de vendas altamente valiosos.

Se uma grande porcentagem de usuários estiver abandonando sua landing page um overlay de fuga saída pode ser um bom lugar para testar uma oferta de última hora que contenha respostas para quaisquer objeções que eles possam ter.

Isso pode acontecer através de uma oferta de teste gratuito que emprega o princípio “Experimente antes de comprar”, onde os visitantes têm a chance de experimentar o produto antes de comprar.

Use um overlay de fuga para oferecer mais. Existem outros incentivos que você pode incluir para incentivar seus prospects à converterem?

Como deve ser o seu overlay de fuga para que suas conversões sejam maximizadas?

Em essência, um overlay de fuga cria uma segunda visualização de página para o seu site; e ele deve ser:

  • Coerente com a oferta da sua landing page, porém um pouco mais convincente
  • Consistente com o design da sua landing page, mas um pouco mais simples
  • Consistente com o tom persuasivo do texto da sua landing page, mas com a urgência aumentada

Quando feito da forma certa o overlay de fuga ajudará a tornar a sua landing page mais convincente e poderá ajudar a recuperar os usuários que antes abandonariam a sua página.


Fonte:

https://unbounce.com/landing-pages/exit-overlays-make-your-landing-page-offer-more-persuasive/

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Esse post foi publicado em junho de 2021

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