E se existisse um método que você pudesse aplicar para aumentar as vendas online? Não seria ótimo? Então, ele existe.

Esse método funciona para todas as categorias de vendas online.

O checklist para aumentar as vendas online

  • Crie personas de compradores
  • Consiga um tráfego bom e crie mensagens relevantes para as personas
  • Crie um bom design
  • Crie uma proposta de valor
  • Entenda a jornada do consumidor
  • Diminua o atrito
  • Foque na clareza
  • Elimine a distração e o ruído
  • Aumente o engajamento do visistante
  • Acrescente urgência
  • Projete com usabilidade

Agora vamos ver mais afundo cada item:

1. Persona do comprador

Quanto mais as pessoas sentem que aquela oferta é para elas, maior é a chance de efetivarem a compra.

Então o seu foco deve ser identificar os principais tipos de consumidores – suas necessidades, desejos e seus requisitos.

A persona do comprador é essencialmente uma persona fictícia feita com base no conhecimento que a empresa tem de um grupo segmentado de potenciais clientes. Para que seu marketing seja voltado para atingir essas pessoas.

Otimizar seu site para as personas de comprador facilita a comunicação entre a sua empresa e o consumidor, utilizando principalmente como ponto de partida o que o cliente quer e o que ele precisa.

2. Relevância e motivação

Esse tópico é sobre 2 coisas:

  • Focar nas pessoas certas
  • Comunicar a mensagem adequada

Um ponto chave para aumentar a conversão é ter um tráfego qualificado e relevante. Se você parar de atrair as pessoas erradas para o seu site, a sua conversão vai aumentar. Como profissionais de marketing, um dos nossos trabalhos é achar o marketing mix perfeito:

  • A mídia certa (onde colocar o seu anúncio?)
  • A mensagem certa (o que dizer?)
  • A oferta certa ($$ por quanto?)

Se você conseguir escolher a mídia certa e seu tráfego for qualificado, está no caminho certo. Agora você precisa descobrir qual é o valor que cativa mais a sua audiência ao mesmo tempo que se encaixa na sua meta.

3. Design e hierarquia visual

BMW, Apple e Nike não estão gastando milhares de dólares em design porque é bonitinho e divertido. Eles sabem que o design afeta as vendas. E design não é apenas a aparência, mas também, como funciona. E o design é uma das principais razões pelas quais as pessoas compram esses produtos.

Hierarquia visual: guiando o usuário

O design do site tem um papel muito importante, ele comunica o que e importante e o que o usuário deve fazer em seguida.

Toda página do seu site deve ter uma ação principal. E é aí que a hierarquia visual entra.

Veja essa página por exemplo:

mint

O que você notou primeiro? Provavelmente, a primeira coisa que você notou foi o título principal (it´s you Money…) ou a imagem, porque imagens são muito atrativas e geralmente desviamos o olhar para olhar alguma figura.

Depois você deve ter notado o parágrafo explicativo acima do call to action e logo em seguida o call to action em si. Não é coincidência. Eles quiseram que você visse esses elementos nessa ordem.

4. Value propositions (proposta de valor)

Value proposition é uma promessa do valor a ser entregue. É a principal motivo de porque o prospect deve comprar de você e não da concorrência.

Value proposition:

  • Explica como o produto resolve os problemas do consumidor (relevância);
  • Entrega um benefício específico (valor quantitativo);
  • Mostra para o cliente porque ele deve comprar de você e não da concorrência (diferenciação).

Se a sua página principal não tiver uma proposta de valor (value proposition) você está perdendo vendas.

5. Entendendo a jornada do consumidor

Entender a jornada do consumidor é entender como as pessoas funcionam.

Geralmente os consumidores se aplicam em 3 grupos:

  • Pessoas quem tem um problema ou necessidade, mas não sabem
  • Pessoas que estão procurando opções, e comparando preços
  • Pessoas que já estão decididas a comprar

Dependendo do tipo de empresa pode ser que existam outros grupos, além desses.

E para grande parte das pessoas que visita o seu site a principal pergunta que você precisa responder para é: por que eu devo comprar de você?

Se você não tiver um excelente value proposition, ou se você não deixar claro o quão diferente ou melhor você é, você vai perder para a concorrência. Especialmente se você não tiver o produto mais barato.

Se as pessoas não conseguirem entender a diferença entre os produtos, elas vão escolher o mais barato. “Porque eu vou pagar mais por esse, se eles são iguais?”

6. Diminuir o atrito

O atrito é a dúvida e a hesitação que as pessoas tem quando estão prestes a dar seu dinheiro a um produto. É impossível remover completamente o atrito, mas é possível minimizá-lo.

A melhor maneira de converter um visitante duvidoso em cliente é responder todas as suas dúvidas, para que eles se convençam de que estão fazendo a escolha certa.

Alguns atritos que podem estar ocorrendo em seu site:

  • Processo longo e complicado de compra
  • Péssima usabilidade: As pessoas não entendem como comprar
  • Site anônimo: Não tem nomes, nem endereços, nem números de telefones. Esse tipo de característica faz parecer que você está se escondendo.
  • Site amador
  • Evidências insuficientes
  • Informação insuficiente sobre o produto

Uma boa ideia é fazer uma lista de todas as reclamações de que vem se repetindo sobre a usabilidade do seu site ou a veracidade das informações contidas nele e ajustá-las para aumentar a credibilidade. Uma ótima forma de fazer isso é adicionando testemunhos de outros compradores anteriores ou celebridades.

7. Clareza

As pessoas não irão comprar se não entenderem. Se os textos (ou vídeos) no seu site são fáceis de entender e possuem uma linguagem atraente, suas conversões irão aumentar.

8. Distrações

Quanto mais escolhas você da, mais difícil é de escolher alguma coisa. Se sua empresa tem muitos produtos é necessário que seu site possua filtros, para que as pessoas possam escolher exatamente o que elas desejam.

screenshot_1

Mas a distração não vem apenas da quantidade de produto, vem também do design do site. Quanto mais produtos ou ofertas tiverem em uma página maior é a competição deles é maior é a chance do consumidor acabar desistindo de fazer uma compra.

Quanto mais perto seu cliente está do fim do funil de vendas, menos elementos devem ter na página, o foco deve ser vender o produto que ele escolheu e não distraí-lo com outras ofertas.

9. Urgência

Urgência é um motivador muito bom, se for bem feito

Existem 3 maneiras de criar urgência:

  • Quantidade limitada (Faltam apenas 3 ingressos)
  • Limite de tempo (descontos até 5 janeiro)
  • Limitaçao de contexto (Black Friday, dia dos pais…)

A urgência vai funcionar se as pessoas acreditarem. Muitos profissionais de marketing abusam dessa estratégia e tentam colocar urgência em tudo, o que acaba diminuindo a credibilidade.

10. Usabilidade

Se um site é difícil de usar, as pessoas não irão usar. Os melhores sites são os mais intuitivos possíveis, as pessoas não precisam pensar para completar uma ação.

Para melhorar a usabilidade você tem que facilitar o fluxo do visitante pelo site.

Conclusão

Se você quer aumentar as suas vendar agora, foque em aumentar as conversões e atrair um tráfego relevante. Se você quer aumentar as vendas no longo prazo foque na lealdade e na nutrição dos leads.


Fonte:

https://conversionxl.com/how-to-increase-sales-online-the-checklist/

Esse post foi publicado em janeiro de 2017

Conteúdos Relacionados

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312