E se existisse um método que você pudesse aplicar para aumentar as vendas online? Não seria ótimo? Então, ele existe.

Esse método funciona para todas as categorias de vendas online.

O checklist para aumentar as vendas online

  • Crie personas de compradores
  • Consiga um tráfego bom e crie mensagens relevantes para as personas
  • Crie um bom design
  • Crie uma proposta de valor
  • Entenda a jornada do consumidor
  • Diminua o atrito
  • Foque na clareza
  • Elimine a distração e o ruído
  • Aumente o engajamento do visistante
  • Acrescente urgência
  • Projete com usabilidade

Agora vamos ver mais afundo cada item:

1. Persona do comprador

Quanto mais as pessoas sentem que aquela oferta é para elas, maior é a chance de efetivarem a compra.

Então o seu foco deve ser identificar os principais tipos de consumidores – suas necessidades, desejos e seus requisitos.

A persona do comprador é essencialmente uma persona fictícia feita com base no conhecimento que a empresa tem de um grupo segmentado de potenciais clientes. Para que seu marketing seja voltado para atingir essas pessoas.

Otimizar seu site para as personas de comprador facilita a comunicação entre a sua empresa e o consumidor, utilizando principalmente como ponto de partida o que o cliente quer e o que ele precisa.

2. Relevância e motivação

Esse tópico é sobre 2 coisas:

  • Focar nas pessoas certas
  • Comunicar a mensagem adequada

Um ponto chave para aumentar a conversão é ter um tráfego qualificado e relevante. Se você parar de atrair as pessoas erradas para o seu site, a sua conversão vai aumentar. Como profissionais de marketing, um dos nossos trabalhos é achar o marketing mix perfeito:

  • A mídia certa (onde colocar o seu anúncio?)
  • A mensagem certa (o que dizer?)
  • A oferta certa ($$ por quanto?)

Se você conseguir escolher a mídia certa e seu tráfego for qualificado, está no caminho certo. Agora você precisa descobrir qual é o valor que cativa mais a sua audiência ao mesmo tempo que se encaixa na sua meta.

3. Design e hierarquia visual

BMW, Apple e Nike não estão gastando milhares de dólares em design porque é bonitinho e divertido. Eles sabem que o design afeta as vendas. E design não é apenas a aparência, mas também, como funciona. E o design é uma das principais razões pelas quais as pessoas compram esses produtos.

Hierarquia visual: guiando o usuário

O design do site tem um papel muito importante, ele comunica o que e importante e o que o usuário deve fazer em seguida.

Toda página do seu site deve ter uma ação principal. E é aí que a hierarquia visual entra.

Veja essa página por exemplo:

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O que você notou primeiro? Provavelmente, a primeira coisa que você notou foi o título principal (it´s you Money…) ou a imagem, porque imagens são muito atrativas e geralmente desviamos o olhar para olhar alguma figura.

Depois você deve ter notado o parágrafo explicativo acima do call to action e logo em seguida o call to action em si. Não é coincidência. Eles quiseram que você visse esses elementos nessa ordem.

4. Value propositions (proposta de valor)

Value proposition é uma promessa do valor a ser entregue. É a principal motivo de porque o prospect deve comprar de você e não da concorrência.

Value proposition:

  • Explica como o produto resolve os problemas do consumidor (relevância);
  • Entrega um benefício específico (valor quantitativo);
  • Mostra para o cliente porque ele deve comprar de você e não da concorrência (diferenciação).

Se a sua página principal não tiver uma proposta de valor (value proposition) você está perdendo vendas.

5. Entendendo a jornada do consumidor

Entender a jornada do consumidor é entender como as pessoas funcionam.

Geralmente os consumidores se aplicam em 3 grupos:

  • Pessoas quem tem um problema ou necessidade, mas não sabem
  • Pessoas que estão procurando opções, e comparando preços
  • Pessoas que já estão decididas a comprar

Dependendo do tipo de empresa pode ser que existam outros grupos, além desses.

E para grande parte das pessoas que visita o seu site a principal pergunta que você precisa responder para é: por que eu devo comprar de você?

Se você não tiver um excelente value proposition, ou se você não deixar claro o quão diferente ou melhor você é, você vai perder para a concorrência. Especialmente se você não tiver o produto mais barato.

Se as pessoas não conseguirem entender a diferença entre os produtos, elas vão escolher o mais barato. “Porque eu vou pagar mais por esse, se eles são iguais?”

6. Diminuir o atrito

O atrito é a dúvida e a hesitação que as pessoas tem quando estão prestes a dar seu dinheiro a um produto. É impossível remover completamente o atrito, mas é possível minimizá-lo.

A melhor maneira de converter um visitante duvidoso em cliente é responder todas as suas dúvidas, para que eles se convençam de que estão fazendo a escolha certa.

Alguns atritos que podem estar ocorrendo em seu site:

  • Processo longo e complicado de compra
  • Péssima usabilidade: As pessoas não entendem como comprar
  • Site anônimo: Não tem nomes, nem endereços, nem números de telefones. Esse tipo de característica faz parecer que você está se escondendo.
  • Site amador
  • Evidências insuficientes
  • Informação insuficiente sobre o produto

Uma boa ideia é fazer uma lista de todas as reclamações de que vem se repetindo sobre a usabilidade do seu site ou a veracidade das informações contidas nele e ajustá-las para aumentar a credibilidade. Uma ótima forma de fazer isso é adicionando testemunhos de outros compradores anteriores ou celebridades.

7. Clareza

As pessoas não irão comprar se não entenderem. Se os textos (ou vídeos) no seu site são fáceis de entender e possuem uma linguagem atraente, suas conversões irão aumentar.

8. Distrações

Quanto mais escolhas você da, mais difícil é de escolher alguma coisa. Se sua empresa tem muitos produtos é necessário que seu site possua filtros, para que as pessoas possam escolher exatamente o que elas desejam.

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Mas a distração não vem apenas da quantidade de produto, vem também do design do site. Quanto mais produtos ou ofertas tiverem em uma página maior é a competição deles é maior é a chance do consumidor acabar desistindo de fazer uma compra.

Quanto mais perto seu cliente está do fim do funil de vendas, menos elementos devem ter na página, o foco deve ser vender o produto que ele escolheu e não distraí-lo com outras ofertas.

9. Urgência

Urgência é um motivador muito bom, se for bem feito

Existem 3 maneiras de criar urgência:

  • Quantidade limitada (Faltam apenas 3 ingressos)
  • Limite de tempo (descontos até 5 janeiro)
  • Limitaçao de contexto (Black Friday, dia dos pais…)

A urgência vai funcionar se as pessoas acreditarem. Muitos profissionais de marketing abusam dessa estratégia e tentam colocar urgência em tudo, o que acaba diminuindo a credibilidade.

10. Usabilidade

Se um site é difícil de usar, as pessoas não irão usar. Os melhores sites são os mais intuitivos possíveis, as pessoas não precisam pensar para completar uma ação.

Para melhorar a usabilidade você tem que facilitar o fluxo do visitante pelo site.

Conclusão

Se você quer aumentar as suas vendar agora, foque em aumentar as conversões e atrair um tráfego relevante. Se você quer aumentar as vendas no longo prazo foque na lealdade e na nutrição dos leads.


Fonte:

https://conversionxl.com/how-to-increase-sales-online-the-checklist/

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