E se existisse um método que você pudesse aplicar para aumentar as vendas online? Não seria ótimo? Então, ele existe.
Esse método funciona para todas as categorias de vendas online.
O checklist para aumentar as vendas online
- Crie personas de compradores
- Consiga um tráfego bom e crie mensagens relevantes para as personas
- Crie um bom design
- Crie uma proposta de valor
- Entenda a jornada do consumidor
- Diminua o atrito
- Foque na clareza
- Elimine a distração e o ruído
- Aumente o engajamento do visistante
- Acrescente urgência
- Projete com usabilidade
Agora vamos ver mais afundo cada item:
1. Persona do comprador
Quanto mais as pessoas sentem que aquela oferta é para elas, maior é a chance de efetivarem a compra.
Então o seu foco deve ser identificar os principais tipos de consumidores – suas necessidades, desejos e seus requisitos.
A persona do comprador é essencialmente uma persona fictícia feita com base no conhecimento que a empresa tem de um grupo segmentado de potenciais clientes. Para que seu marketing seja voltado para atingir essas pessoas.
Otimizar seu site para as personas de comprador facilita a comunicação entre a sua empresa e o consumidor, utilizando principalmente como ponto de partida o que o cliente quer e o que ele precisa.
2. Relevância e motivação
Esse tópico é sobre 2 coisas:
- Focar nas pessoas certas
- Comunicar a mensagem adequada
Um ponto chave para aumentar a conversão é ter um tráfego qualificado e relevante. Se você parar de atrair as pessoas erradas para o seu site, a sua conversão vai aumentar. Como profissionais de marketing, um dos nossos trabalhos é achar o marketing mix perfeito:
- A mídia certa (onde colocar o seu anúncio?)
- A mensagem certa (o que dizer?)
- A oferta certa ($$ por quanto?)
Se você conseguir escolher a mídia certa e seu tráfego for qualificado, está no caminho certo. Agora você precisa descobrir qual é o valor que cativa mais a sua audiência ao mesmo tempo que se encaixa na sua meta.
3. Design e hierarquia visual
BMW, Apple e Nike não estão gastando milhares de dólares em design porque é bonitinho e divertido. Eles sabem que o design afeta as vendas. E design não é apenas a aparência, mas também, como funciona. E o design é uma das principais razões pelas quais as pessoas compram esses produtos.
Hierarquia visual: guiando o usuário
O design do site tem um papel muito importante, ele comunica o que e importante e o que o usuário deve fazer em seguida.
Toda página do seu site deve ter uma ação principal. E é aí que a hierarquia visual entra.
Veja essa página por exemplo:
O que você notou primeiro? Provavelmente, a primeira coisa que você notou foi o título principal (it´s you Money…) ou a imagem, porque imagens são muito atrativas e geralmente desviamos o olhar para olhar alguma figura.
Depois você deve ter notado o parágrafo explicativo acima do call to action e logo em seguida o call to action em si. Não é coincidência. Eles quiseram que você visse esses elementos nessa ordem.
4. Value propositions (proposta de valor)
Value proposition é uma promessa do valor a ser entregue. É a principal motivo de porque o prospect deve comprar de você e não da concorrência.
Value proposition:
- Explica como o produto resolve os problemas do consumidor (relevância);
- Entrega um benefício específico (valor quantitativo);
- Mostra para o cliente porque ele deve comprar de você e não da concorrência (diferenciação).
Se a sua página principal não tiver uma proposta de valor (value proposition) você está perdendo vendas.
5. Entendendo a jornada do consumidor
Entender a jornada do consumidor é entender como as pessoas funcionam.
Geralmente os consumidores se aplicam em 3 grupos:
- Pessoas quem tem um problema ou necessidade, mas não sabem
- Pessoas que estão procurando opções, e comparando preços
- Pessoas que já estão decididas a comprar
Dependendo do tipo de empresa pode ser que existam outros grupos, além desses.
E para grande parte das pessoas que visita o seu site a principal pergunta que você precisa responder para é: por que eu devo comprar de você?
Se você não tiver um excelente value proposition, ou se você não deixar claro o quão diferente ou melhor você é, você vai perder para a concorrência. Especialmente se você não tiver o produto mais barato.
Se as pessoas não conseguirem entender a diferença entre os produtos, elas vão escolher o mais barato. “Porque eu vou pagar mais por esse, se eles são iguais?”
6. Diminuir o atrito
O atrito é a dúvida e a hesitação que as pessoas tem quando estão prestes a dar seu dinheiro a um produto. É impossível remover completamente o atrito, mas é possível minimizá-lo.
A melhor maneira de converter um visitante duvidoso em cliente é responder todas as suas dúvidas, para que eles se convençam de que estão fazendo a escolha certa.
Alguns atritos que podem estar ocorrendo em seu site:
- Processo longo e complicado de compra
- Péssima usabilidade: As pessoas não entendem como comprar
- Site anônimo: Não tem nomes, nem endereços, nem números de telefones. Esse tipo de característica faz parecer que você está se escondendo.
- Site amador
- Evidências insuficientes
- Informação insuficiente sobre o produto
Uma boa ideia é fazer uma lista de todas as reclamações de que vem se repetindo sobre a usabilidade do seu site ou a veracidade das informações contidas nele e ajustá-las para aumentar a credibilidade. Uma ótima forma de fazer isso é adicionando testemunhos de outros compradores anteriores ou celebridades.
7. Clareza
As pessoas não irão comprar se não entenderem. Se os textos (ou vídeos) no seu site são fáceis de entender e possuem uma linguagem atraente, suas conversões irão aumentar.
8. Distrações
Quanto mais escolhas você da, mais difícil é de escolher alguma coisa. Se sua empresa tem muitos produtos é necessário que seu site possua filtros, para que as pessoas possam escolher exatamente o que elas desejam.
Mas a distração não vem apenas da quantidade de produto, vem também do design do site. Quanto mais produtos ou ofertas tiverem em uma página maior é a competição deles é maior é a chance do consumidor acabar desistindo de fazer uma compra.
Quanto mais perto seu cliente está do fim do funil de vendas, menos elementos devem ter na página, o foco deve ser vender o produto que ele escolheu e não distraí-lo com outras ofertas.
9. Urgência
Urgência é um motivador muito bom, se for bem feito
Existem 3 maneiras de criar urgência:
- Quantidade limitada (Faltam apenas 3 ingressos)
- Limite de tempo (descontos até 5 janeiro)
- Limitaçao de contexto (Black Friday, dia dos pais…)
A urgência vai funcionar se as pessoas acreditarem. Muitos profissionais de marketing abusam dessa estratégia e tentam colocar urgência em tudo, o que acaba diminuindo a credibilidade.
10. Usabilidade
Se um site é difícil de usar, as pessoas não irão usar. Os melhores sites são os mais intuitivos possíveis, as pessoas não precisam pensar para completar uma ação.
Para melhorar a usabilidade você tem que facilitar o fluxo do visitante pelo site.
Conclusão
Se você quer aumentar as suas vendar agora, foque em aumentar as conversões e atrair um tráfego relevante. Se você quer aumentar as vendas no longo prazo foque na lealdade e na nutrição dos leads.
Fonte:
https://conversionxl.com/how-to-increase-sales-online-the-checklist/