Este guia vai te ensinar como configurar o Google Analytics para a análise de um website e indica algumas métricas essenciais para os iniciantes na plataforma.

O Google Analytics é um serviço gratuito que rastreia que reporta o tráfego do site. O programa é capaz de fornecer informações sobre a demografia dos visitantes do site – por exemplo, quanto tempo as pessoas permanecem nele – e como está o desempenho de uma campanha.

Estes dados permitem que a empresa tenha uma visão mais completa do site, além de auxiliar no levantamento de demandas para otimizar diferentes áreas em busca da conversão máxima.

No tutorial a seguir, através de algumas noções básicas do Google Analytics, vamos mostrar como configurar sua conta pela primeira vez

1. Crie uma conta Google 

Antes de configurar sua conta no Google Analytics, crie uma conta Google. Não há algum problema em utilizar o seu endereço de Gmail pessoal. No entanto, é mais comum que as empresas prefiram usar o seu próprio domínio, mesmo que esse seja um serviço pago, criando uma nova conta no Google para cada funcionário que for utilizar a plataforma.

conta do google

2. Configure sua conta no Analytics  

O Google Analytics permite a análise de mais de um site ou blog, por isso, é preciso inscrever o endereço do site e seu nome para a identificação do serviço de estatística no canal desejado.

Para configurar uma nova conta, vá em:

  1. Selecione a guia Administrador e abra a Conta;
  2. Selecione a caixa em vermelho ‘Criar uma nova conta’. Complete com as informações gerais do site, dados pessoais e aceite o termo de usuário.

Dica: Tenha cuidado com as configurações de visualização do Google Analytics. Claro, você pode autorizar outras pessoas da sua equipe, mas evite deixar que outros clientes tenham acesso a vizualização de outras contas sob seu serviço. Uma boa dica, é não dar permissão para o acesso as configurações da conta e as de propriedade para outros usuários.

Por último, e não menos importante, é hora de configurar seu site para que o Google comece a monitorar os acessos através do Código de Acompanhamento ou ID.

3. Adicione e verifique o Código de Acompanhamento  

O Google Analytics não pode trabalhar até que ele está ligado a suas páginas. Quando terminar de configurar uma nova conta, o Google irá fornecer o Código de Acompanhamento. Copie e cole o Código da sua conta nas páginas Web para que o Analytics funcione.

Como instalá-lo depende do seu tipo de conteúdo. Em plataformas de blog, como WordPress, talvez seja necessário editar cada HTMl colando o Código antes “</ head>”.

Sempre que quiser encontrá-lo:

  1. Selecione a guia Administrador e clique na sua conta;
  2. Selecione uma propriedade no menu suspenso na coluna Propriedade;
  3. Clique em Informações de acompanhamento > Código de acompanhamento.

 

 

 

Depois de adicionar o código no site é importante verificar se ele está funcionamento corretamente no Google Analytics. Hoje, muitos sites estão usando o Assistente de tags do Google para implementar o código de acompanhamento.

É bom lembrar que, segundo as instruções da Google, pode levar até 24 horas para que dados, como informações de referência do tráfego, características do usuário e informações de navegação, sejam exibidos nos relatórios.

4. Gerencie a busca do seu site

Uma vez que o Google Analytics está relacionado ao seu site, é possível configurar a pesquisa no site para saber o que os visitantes estão procurando nele.

  1. Vá em Configurações de Exibição;
  2. Ligue a opção de Rastreamento de Busca e digite o nome do site e URL;
  3. Personalize o parâmetro de consulta. Determine através de uma pesquisa no próprio site ou entre em contanto com o departamento de desenvolvimento web da sua empresa para identificar o parâmetro de consulta.

Por exemplo, na Avantare usamos o parâmetro ‘s’, que é o padrão do WordPress. Ao fazer uma busca no site da nossa agência por “marketing digital”, iremos encontrar s = (parâmetros de consulta Avantare) seguido pela consulta consulta.

Depois de salvar todas as configurações, o Google Analytics será capaz de acompanhar quaisquer pesquisas realizadas em seu site.

5. Crie metas no Google Analytics

A meta funciona como um controle das atividades importantes do seu site. É permitido criar até 20 metas em seu site. Por exemplo, uma plataforma de e-commerce pode desencadear uma página de confirmação para cada pedido feito, ou um editor pode criar uma página com agradecimento, um “Obrigado”, quando um leitor subscreve a seu boletim.

Para criar e configurar uma nova meta:

  1. Em “Vista da Propriedade”, selecione Metas e clique no botão vermelho “Nova Meta”
  2. Em “Configuração da meta”, selecione Customizar e escolha o modelo mais apropriado para seus objetivos de conversão digital;

criar nova meta

 

3. Clique em “Continuar”, dê nome ao seu objetivo e selecione “Destino” final esperado para o usuário. Cada tipo de meta tem suas próprias exigências e pode ser personalizado para o que seus próprios KPIs são.

6. Personalize métricas essenciais

Você pode personalizar muitos relatórios do Google Analytics com base em suas necessidades. Em “Audiência geral,” podem ser encontradas algumas estatísticas a respeito do website.

relatórios

Tome como esse exemplo essa visão geral da Avantare. Perceba que o Google Analytics dá informações primordiais para a análise da performance digital: número de usuários, pageviews, sessões e a duração média delas para um determinando tempo, que pode ser dia, mês ou mais.

No gráfico a direita, o Google Analytics diz mais sobre o número de usuários, a taxa de rejeição e a duração média da sessão. Bem como a proporção entre de novos visitantes aqueles que retornam.

Para saber mais como funciona o Google Analytics, acesse nosso artigo.

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