9 maneiras de crescer na carreira em marketing digital

9 maneiras de crescer na carreira em marketing digital

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O segmento de marketing digital é um dos que mais crescem atualmente. Como qualquer indústria, o desenvolvimento de uma carreira no digital requer uma combinação de habilidades, do conhecimento prático às habilidades sociais e de rede, habilidade promocional, habilidades técnicas e muito mais.

Dicas para crescer na carreira em Marketing Digital

Pensando nisso, listamos 9 das melhores maneiras de construir sua carreira digital e estabelecer-se como um profissional digital de sucesso.

1. Paixão por aprender

O setor de marketing digital está crescendo rapidamente e é incrivelmente competitivo. É fácil para as empresas diferenciar entre os candidatos que estão dispostos a aprender e quem está somente a “passeio”. Esse é um segmento que exige paixão e desejo de crescer constantemente.

2. Manter-se sempre atualizado

Você precisa se manter sempre atualizado em relação às notícias e tendências do mercado, seguindo os principais sites de marketing digital e pessoas influentes na área.

Aqui estão algumas recomendações sobre sites que você pode acompanhar:

Kissmetrics: A Kissmetrics é uma ferramenta de analytics para sites e possui um blog sobre marketing, análise de dados e testes a fim de otimizar o crescimento.

Avantare: Agência digital com foco em performance e inteligência do usuário, o blog da Avantare é recheado de posts sobre crescimento digital e inovação com foco em resultados.

Resultados Digitais: Criadores do RD Station, uma ferramenta de automação de marketing, o blog é feito para quem está buscando resultados reais com marketing digital.

SEMRush: Uma das principais ferramentas de SEO do mercado, com serviços como acompanhamento de palavras-chave e análise de concorrência, o blog mostra como conseguir backlinks e as melhores práticas de SEO.

Hubspot: Referência em Inbound Marketing no mundo, o blog é feito para quem busca aprender tudo sobre marketing, tanto tradicional quanto digital. Além disso, eles disponibilizam vários materiais para baixar.

Quick Sprout: Projeto idealizado por Neil Patel, o Quick Sprout presta consultoria em marketing digital e o blog é uma fonte de insights e conhecimento.

Hootsuite: O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais. Eles possuem um blog com diversas dicas sobre marketing digital, sobretudo de social media.

3. Networking

Não importa o quão forte seu conjunto de habilidades digitais possa ser, suas chances de construir uma carreira digital são bastante maiores caso você possua contatos no meio.

As pessoas que você conhece serão sua rede de suporte contínua quando você tiver problemas, além de ajudar a abrir portas para oportunidades que você talvez não tenha encontrado de outra forma. Logo, participe de palestras, workshops e conferências para nutrir relacionamentos com outros profissionais.

4. Se veja como uma marca

Uma das melhores maneiras de se destacar é pensar em si mesmo como uma marca, como você seria uma grande empresa ou organização. Quando você se vê dessa forma, você começa a pensar de forma mais estratégica sobre o desenvolvimento de sua carreira.

Pensar em você como uma marca mudará seu foco de obter resultados no curto prazo para se posicionar como um líder em seu segmento – uma mudança que pode melhorar seu nível de acesso a empregos de marketing digital.

5. Crie o seu próprio site ou blog

Uma maneira fácil de colocar a dica acima em ação é criando seu próprio blog. Essa é uma forma que pode ajudá-lo a se destacar no momento em que você entrar em contato com um influenciador ou potencial empregador, além de fortalecer sua marca pessoal e criar uma proposta de valor muito mais atraente para você como profissional.

Concentre-se na criação de conteúdo projetado para mostrar seu conjunto de habilidades exclusivo e posicioná-lo como um especialista em marketing digital.  Será uma ótima maneira de mostrar que você está seriamente comprometido com o marketing digital e realmente conhece esse universo.

6. Adquira habilidades em diversas áreas

O marketing digital é amplo e contém diversas áreas que você pode se especializar. No entanto, um profissional completo é aquele que não somente se aprofundou em um determinado assunto, mas que conhece de tudo um pouco. É importante adquirir um conjunto de habilidades, que a maioria das pessoas não possuem, como em automação de marketing e BI.

Muitas empresas em fase de crescimento e pequenas empresas não têm os recursos necessários para contratar especialistas e, em vez disso, querem contratar profissionais de marketing digital com diversas habilidades – pessoas que podem cuidar desde o gerenciamento de campanhas até otimização de sites.

7. Desenvolva suas habilidades de HTML, CSS e codificação 

Embora não seja necessário ser um desenvolvedor web, ter algumas habilidades de codificação HTML e de codificação podem ajudar a tornar a sua vida significativamente mais fácil como profissional de marketing.

Com habilidades básicas de HTML e CSS, você poderá fazer edições para páginas de destino sem ter que depender do software, instalar e configurar temas do WordPress e obter um novo nível de compreensão sobre os sites e aplicativos que você usa no dia a dia.

8. Analise seus resultados

Uma das melhores maneiras de fortalecer sua carreira digital é estabelecer-se como alguém que pode produzir resultados reais e mensuráveis.

Os profissionais que usam publicidade e plataformas de CPC, como os anúncios do Facebook e AdWords, estão sempre atentos às pessoas que podem investir em dados e descobrir oportunidades para gerar maiores retornos, reduzir custos e aumentar a qualidade do lead.

9. Certificação na área

As empresas valorizam as pessoas que estão constantemente estudando e buscando aprimorar seus conhecimentos no marketing digital. Dessa forma, invista na sua carreira ao fazer cursos gratuitos ou pagos. Além de aprender muito com profissionais do mercado, esta também é uma forma de fazer networking.