Realizar uma consultoria Google Analytics pode fazer a diferença para a sua empresa. Ferramentas como o Google Analytics são incrivelmente valiosas para as empresas. Depois de configurar, você terá tudo o que precisa para analisar seus dados de desempenho digitais. No entanto, muitas empresas perceberam que apenas as plataformas não eram o suficiente para traçar estratégias de marketing eficientes.

É necessário um serviço especializado para captar, integrar, criar dashboards e  analisar dados de negócio de forma correta. 

Grande parte das empresas pensa que está tomando boas decisões com base nos dados que dispõem. E a maioria está errada; elas simplesmente não sabem disso ainda. É por isso que as empresas precisam de consultoria em analytics. Elas precisam perceber o potencial do uso dos dados  e analytics para alavancar resultados.

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como escolher a empresa certa para realizar a sua consultoria, e as vantagens que ela poderá trazer. A seguir você confere: 

Quais serviços uma empresa especializada em Consultoria Analytics  pode fornecer para sua empresa

O que uma consultoria pode oferecer para a sua empresa

Como escolher uma empresa para analisar o seu analytics

Checklist para escolher a empresa de consultoria certa

Conclusão

Quais serviços uma empresa especializada em Consultoria Analytics  pode fornecer para sua empresa

Muitas empresas fazem suposições erradas. Usando uma ferramenta como o Google Analytics, os clientes acham que tudo o que precisam fazer é inserir o código de rastreamento em suas páginas da web, fazer login em suas contas e começar a analisar seus dados. Parece fácil, mas muitas vezes não é.

Há mais do que isso.

Com o auxílio certo, você poderá usufruir do máximo potencial dos seus dados e traçar estratégias mais eficientes para expandir seus resultados. É por isso que você precisa de uma empresa especializada. Você poderá obter insights de seus dados usando uma variedade de métodos. Cada uma dessas estratégias é importante porque têm um efeito exponencial em seus negócios. Listamos aqui algumas das vantagens que uma empresa de consultoria pode trazer para a sua empresa.

O que uma consultoria pode oferecer para a sua empresa

Ajuda você a analisar seus dados de  web analytics

A maioria das empresas não sabe como analisar seus dados corretamente. De acordo com a Forrester, entre 60 e 73 por cento dos dados analíticos de uma empresa não são usados. As empresas coletam muitos dados sobre a atividade do cliente, mas não os usam.

Há muitas razões para esses dados serem desperdiçados.

  • As empresas não sabem o que têm;
  • As empresas não estão cientes do valor de seus dados;
  • Eles não sabem como avaliar ou analisar seus dados;
  • Seus dados não estão disponíveis para quem pode usá-los;
  • Há muitos dados para organizar e não há tempo suficiente para usá-los.
Consultoria Google Analytics: Analytics Master view

No momento, sua empresa possui dados valiosos sobre seus clientes. Você pode usar esses dados para atrair mais usuários, reduzir custos, crescer mais rápido, ultrapassar os concorrentes, entre muitos outros. 

Uma consultoria o ajudará a captar e a analisar seus dados de maneira adequada, mostrando de forma clara e explicativa os potenciais que você tem e como pode usá-los para expandir seus resultados de conversão e de mídia.


É importante que seus dados entreguem resultados mensuráveis, para que sua empresa possa otimizar sua performance. Na Avantare unimos inovação a resultados tangíveis, porque usamos inteligência de dados e testes A/B para validar e otimizar estratégias de marketing e vendas. Nossos projetos priorizam metas e projeções financeiras para ter mais efetividade.

Identifica a lista de problemas que você está tendo com seu Analytics e orienta como resolvê-los visando seus objetivos

Seus dados não são tão valiosos sem um contexto. Se você conhece o problema que está tentando resolver, tem uma boa ideia das respostas que procura.

No entanto, muitas empresas tratam suas ferramentas analíticas como um problema de tecnologia. Ao invés de usá-las com um meio de obter respostas para as perguntas verdadeiramente importantes sobre o seu cliente, acabam presos em questões de menor importância. 

É indispensável fazer as perguntas certas. 

Concentra sua atenção nas métricas certas para mensurar seu analytics

O Analytics informa o que aconteceu – o que os visitantes fizeram quando chegaram ao seu site, os anúncios aos quais responderam, o que leram com mais frequência etc. Ele não explica por que os visitantes fazem o que fazem. Entender o que é importante, mas é mais importante entender por que algo acontece.

Focar nas métricas certas é a resposta.

Uma empresa certificada e profissional o ajudará a responder “o porquê” – basicamente olhando pelo espelho retrovisor. Mas eles também o ajudarão a olhar para frente; Eles vão cavar mais fundo, mostrando o porquê do comportamento dos visitantes e clientes.

Além de uma empresa especializada, é importante que você também conheça quais métricas interessam para o seu negócio. Se quiser saber mais sobre métricas para poder escolher as melhores para a sua empresa, você pode conferir o post abaixo:

As 35 principais métricas e indicadores de Marketing Digital

Realiza a auditoria do seu Google Analytics para identificar erros que podem prejudicar em sua tomada de decisão

Através desse serviço, uma agência especializada avalia com bastante amplitude a implementação atual e a configuração do Google Analytics. O objetivo é garantir a qualidade e confiabilidade dos dados. 

A maioria das empresas não é capaz de configurar o Google Analytics de forma correta. Isso culmina em dados imprecisos, que levam a decisões estratégicas baseadas em informações erradas. A configuração e utilização correta do Google Analytics faz com que seja possível identificar e corrigir problemas no site, compreender a jornada do cliente e detectar oportunidades de negócios.

Caso queira saber mais sobre como funciona uma auditoria do Google Analytics, nós produzimos um E-book onde você pode conferir instruções completas sobre como funciona esse processo. 

Através desse E-book você aprenderá como utilizar seus dados do Google Analytics antes de tomar uma decisão.  É importante verificar se você possui um conjunto completo de dados e se seus dados são os mais precisos possíveis. Você pode conferir o E-book completo abaixo:

Modelo: Auditoria Google Analytics Avançada

Como escolher uma empresa para analisar o seu analytics

Realmente existem muitas vantagens em ter seus dados analisados por uma empresa profissional, com colaboradores competentes e especializados no assunto. No entanto, para extrair o máximo desse potencial, é preciso escolher a empresa certa em quem confiar. Para isso, elaboramos um checklist para ajudá-lo na hora de escolher quem ficará responsável pelos seus dados digitais.

Checklist para escolher a empresa de consultoria certa

Escolher um parceiro de consultoria em analytics pode ser bastante desafiador. É necessário escolher uma empresa com  experiência e certificado junto às plataformas e ferramentas certas. 

A Avantare, por exemplo, é uma empresa certificada pela Google em Analytics, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas de diversos segmentos. 

Por isso, recomendamos que escolha uma empresa com analistas e especialistas em implementação necessários para gerar os resultados de que você precisa, e que, para isto, dominem quatro segmentos:

  • captura de dados
  • relatórios e dashboards avançados
  • análise de dados  
  • otimização de resultados

Através desse framework de 4 segmentos será possível você analisar o suporte dado pela empresa escolhida. Através dele a empresa pode usar cada um desses intervalos para analisar suas metas, objetivos e os resultados que desejam alcançar com cada um. Além disso, você poderá usá-lo para medir a tangibilidade dos resultados entregues até então.

Você está basicamente estabelecendo metas com esta estrutura.

Aqui está uma lista das habilidades necessárias para cada uma das quatro funções citadas.

  • Captura de dados, a empresa deve ter profissionais com as habilidades de um especialista em implementação. Eles têm experiência com gerenciadores de tags; entendem o dimensionamento de dados e o conhecimento prático das variáveis ​​de rastreamento. Uma ferramenta muito útil para esse processo é o Google Tag Manager. Caso queira saber mais sobre ele, você pode ler o post abaixo: 

Google Tag Manager: o que é, como usar e suas vantagens

  • Relatórios e Dashboards Avançados, a empresa deve dispor de profissionais que estejam familiarizados com a criação de relatórios em sua plataforma analítica; eles também devem ter uma lista principal dos relatórios personalizados de que você precisará para várias opções. Ampliando a visão de marketing e a análise de dados de web analytics, com dados de CRM (sistemas de relacionamento com o consumidor), CDP (plataformas de dados do consumidor) e outras fontes de dados. 
  • Análise de dados, a consultoria deve ser realizada por analistas de marketing com foco quantitativo. A empresa deve estar confortável com o uso de estatísticas avançadas e técnicas analíticas, incluindo análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas.
  • Otimização de Resultados, a consultoria escolhida deve focar na otimização de seus resultados, com relatórios baseados em indicadores que representem esse objetivo. Através dos KPIs certos é possível mensurar de forma confiável os resultados obtidos através dos esforços de marketing definidos pela sua empresa. Caso queira saber mais sobre os melhores KPIs de marketing e quais são cruciais para a sua empresa, você pode conferir o post abaixo: 

Tudo sobre KPI! Melhores práticas, exemplos e modelos

Conclusão

Usando uma ferramenta como o Google Analytics, muitas empresas presumem que tudo o que precisam fazer é personalizar o código de rastreamento, colocá-lo em suas páginas da web e aplicativos, fazer login em sua conta e começar a analisar seus dados. Deveria ser tão fácil, mas não é. Uma ajuda especializada é necessária para ampliar e otimizar sua estratégia de negócios com o uso de dados. 

Na maioria das empresas, os dados analíticos são pouco usados..  Elas coletam muitos dados sobre a atividade do cliente, mas não sabem como extrair valor desses dados. A consultoria pode ajudá-lo a avaliar seus dados de desempenho de maneira adequada e otimizar seus resultados. Escolha a agência certa e seus dados dirão o que você precisa saber.

Precisa de uma ajuda com o analytics de sua empresa?

Desenvolva ações de marketing por dados em sua empresa e tenha clareza das informações importantes para o seu negócio, melhorando a eficiência de suas iniciativas, com aumento no retorno do investimento. Conheça nossos serviços de analytics. Entre em contato para conversarmos.

Esse post foi publicado em julho de 2021

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