Não importa quantas páginas você tenha no seu site, você provavelmente vai perceber, que a maioria do tráfego vem das páginas “inicial”, “sobre” e “fale conosco” e talvez um ou dois posts mais populares do blog. E por causa disso é muito importante ter um cuidado especial para otimizar essas páginas para a conversão.

Pesquisas mostram que as empresas que estruturam essas páginas principais em direção a otimização de conversão tem 2x mais chance de ver um grande aumento nas vendas.

Que páginas recebem maior tráfego? E como descobrir que páginas do seu site recebem maior tráfego? As páginas variam de site para site. E para descobrir quais são essas páginas você pode olhar na sua aba de “ conteúdo do site” do Google Analytics. Isso vai mostrar as suas páginas mais visitadas e o tempo médio que os visitantes passam em cada uma delas.

Como gerar leads a partir das páginas mais populares do seu site?

Uma vez que você já identificou quais são as páginas com maior tráfego, vamos agora ver como otimiza-las para gerar mais leads.

1. Confira se as páginas passam no “blink test” – teste de piscada

Se você deseja que os visitantes do seu site se tornem leads, você, primeiro, tem que manter eles na página. Você tem apenas alguns segundos para capturar a atenção dos visitantes, passar sua mensagem e fazer com que eles fiquem interessados.

O “blink test” se refere a aqueles poucos segundos nos quais os visitantes ao caírem na página, julgam e decidem se querem continuar lá ou querem fechar a página. Tem várias maneiras de fazer sua página passar no blink test, mas vamos falar dos dois mais importantes:

  • Teste quanto tempo a página demora para carregar. Páginas lentas pioram a experiência do visitante e aumenta as chances de abandono.
  • Verifique se o design da página é bonito e intuitivo. O design certo vai ajudar a focar a atenção do seu potencial lead.

2. Coloque seus CTAs em lugares onde as pessoas já vão naturalmente

O call-to-action (CTA) é qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação. Os CTAs são as caixas de texto ou botões que ajudarão os seus visitantes se tornarem leads.

O tipo de CTA vai depender da ação que você deseja que seu visitante faça. Por exemplo, na sua página inicial, talvez você queira que os visitantes façam login ou se cadastrem. Já numa página de blog, você pode querer criar uma caixa onde a pessoa possa subscrever ou baixar um e-book, por exemplo.

Os CTAs devem se adequar ao tipo de ação que você deseja que o seu visitante faça, e ao tipo de informação que ele deve inserir para fazê-la (e-mail, telefone…). Além disso, o lugar que ele fica posicionado é um dos fatores mais importantes.

Acontece que o caminho natural do nosso olhar começa no canto superior esquerdo e se move a partir desse ponto. Estudos de monitoramento do olhar mostram que na web as pessoas tendem a ler o conteúdo dos sites em formato de F.

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                                                                                                         Crédito da imagem: Envato Studio

Para se aproveitar desse modelo de caminho da visão, é importante pensar com cuidado na localização do CTA e utilizar principalmente esses 4 pontos chaves, destacados na imagem.

3. Certifique-se que o CTA tenha destaque na página

Além de posicionar bem seu CTA para as pessoas terem rápido contato visual com ele, ele também precisa se destacar na página:

  • Uma maneira de chamar a atenção é usar cores que contrastem com o resto do site.
  • Outra maneira é saber usar os espaços em branco.

Você pode estar se perguntando: E textos grandes, chamam a atenção? Na verdade, textos grandes, não necessariamente atraem atenção, e em alguns casos podem até fazer o oposto.

Aqui temos um exemplo de estudos de acompanhamento da visão:

eye-tracking

                                                                                                               Crédito da imagem: EyeQuant

4. Certifique-se que seus CTAs, formulários e fontes estejam adaptados para mobile.

Para gerar leads para seu site é preciso que ele funcione bem em celulares, tablets e outros dispositivos móveis. O número de usuários desses dispositivos vem crescendo, e não é bom desperdiçar um lead em potencial.

  • Faça com que seus CTAs sejam fáceis de clicar, nos dispositivos móveis
  • Aumente o tamanho de fontes e de links
  • Faça formulários e CTAs inteligentes

CTAs inteligente são aqueles que mudam dependendo de quem está visualizando. Isso quer dizer que cada pessoa que cair na sua página vai ver um CTA feito de acordo com suas buscas, interesses, outras páginas que visitaram e outros produtos que compraram.

5. Adicione “social proof”

Adicione social proof para gerar mais leads, encorajando os visitantes à clicarem nos CTAs e preencherem os formulários. Social proof inclui informações testemunhais de outros usuários ou clientes, que estariam atestando pela legitimidade daquele conteúdo, serviço ou produto que está sendo oferecido no site.

6. Descubra mais maneiras de aumentar o tráfego dessas páginas

E por último: a fim de gerar mais leads nas suas páginas mais populares, é sempre importante procurar por mais maneiras e oportunidades de aumentar o tráfego, dessas páginas, ainda mais.

  • Use links populares, tanto internos como externos para alavancar a sua página
  • Preste atenção no SEO da sua página
  • Pesquise a palavra-chave ideal para o seu conteúdo.

Quero saber mais!

Leads online: Como aumentar a conversão 

Como o marketing digital pode gerar leads


 

Fontes:

http://blog.hubspot.com/marketing/lead-generation-tips-for-popular-webpages#sm.0001r3rpcpt26eeeuwz2a5jlgeaqg

http://5seleto.com.br/como-gerar-leads-7-novas-ideias-de-conteudos-para-gerar-leads/

http://5seleto.com.br/lead-o-que-e-lead-porque-sua-empresa-precisa-gerar-leads/

https://webmastery.wordpress.com/2007/07/08/o-formato-f-de-leitura-na-web/

http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-cta/

 

 

 

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