Marketing de conteúdo é a base das estratégias de geração de leads, e é visto como uma técnica de criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, captar e envolver um público-alvo, com o objetivo de levar a uma ação rentável de marketing.
Quando utilizado de forma eficaz, o marketing de conteúdo pode:
• Incentivar a preferência de marca e influenciar nas futuras compras;
• Gerar compartilhamento em mídias sociais e inbound links;
• Ajudar nas estratégias de SEO;
• Aumentar a notoriedade da marca;
• Gerar leads de qualidade de forma mais econômica.
Como em qualquer outra ação de marketing, não se deve criar conteúdo sem uma estratégia. Para envolver potenciais compradores de forma eficaz, é necessário um plano de marketing de conteúdo que reflita seus objetivos: um entendimento das principais preocupações do seu público-alvo, ideias que se alinham a essas preocupações e metas para desenvolver conteúdos num ritmo contínuo que engajem os usuários.
Criando suas personas
O primeiro passo é a criação de personas – a maioria das marcas precisa de mais de uma. As personas podem ser definidas como uma representação do seu cliente ideal, e são desenvolvidas com base em dados demográficos e de comportamento, juntamente com o seu próprio entendimento de quais são suas motivações e desafios.
As Personas irão ajudá-lo a:
• Determinar que tipo de conteúdo você precisa;
• Definir o tom, estilo e estratégias para o seu conteúdo;
• Direcionar os assuntos que você deve escrever sobre;
• Compreender onde os clientes buscam informações e como eles desejam consumi-la.
Mapeando o processo de compra
Depois que as personas são definidas, é necessário criar um processo de compra que irá transformar as personas em clientes. O mapeamento analisa o caminho que cada comprador percorre durante a compra e irá te ajudar a:
• Compreender o processo que os compradores passam quando se interessam pelo seu produto ou serviço
• Desenvolver uma estratégia de conteúdo que fala diretamente com os compradores, independentemente da sua etapa no processo de compra.
A partir dessas ações, já será possível entender o seu cliente e os assuntos pelos quais eles se interessa, e assim, alinhar o processo de criação, publicação e fluxo de trabalho, além de definir como sua estratégia de conteúdo irá se encaixar no seu mix de marketing para alcançar os resultados esperados.
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Fonte: “Education Lead Generation”, Marketo
Tag: Aumento da Base de Clientes, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo