Marketing de conteúdo é a base das estratégias de geração de leads, e é visto como uma técnica de criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, captar e envolver um público-alvo, com o objetivo de levar a uma ação rentável de marketing.

O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online.

Quando utilizado de forma eficaz, o marketing de conteúdo pode:

• Incentivar a preferência de marca e influenciar nas futuras compras;

• Gerar compartilhamento em mídias sociais e inbound links;

• Ajudar nas estratégias de SEO;

• Aumentar a notoriedade da marca;

• Gerar leads de qualidade de forma mais econômica.

Como em qualquer outra ação de marketing, não se deve criar conteúdo sem uma estratégia. Para envolver potenciais compradores de forma eficaz, é necessário um plano de marketing de conteúdo que reflita seus objetivos: um entendimento das principais preocupações do seu público-alvo, ideias que se alinham a essas preocupações e metas para desenvolver conteúdos num ritmo contínuo que engajem os usuários.

Na era digital suas suas oportunidades de vendas crescem na medida que as pessoas pesquisam sobre produtos e serviços na internet. E é por aí que sua empresa deve começar a gerar leads.

Criando suas personas

O primeiro passo é a criação de personas – a maioria das marcas precisa de mais de uma. As personas podem ser definidas como uma representação do seu cliente ideal, e são desenvolvidas com base em dados demográficos e de comportamento, juntamente com o seu próprio entendimento de quais são suas motivações e desafios.

As Personas irão ajudá-lo a:

• Determinar que tipo de conteúdo você precisa;

• Definir o tom, estilo e estratégias para o seu conteúdo;

• Direcionar os assuntos que você deve escrever sobre;

• Compreender onde os clientes buscam informações e como eles desejam consumi-la.

Persona, ou avatar, o arquétipo do comprador precisa ser conhecido da empresa, a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores, seus desejos, aspirações, problemas… todos indícios do caminho que a empresa deve seguir para tê-los como clientes.

Mapeando o processo de compra

Depois que as personas são definidas, é necessário criar um processo de compra que irá transformar as personas em clientes. O mapeamento analisa o caminho que cada comprador percorre durante a compra e irá te ajudar a:

• Compreender o processo que os compradores passam quando se interessam pelo seu produto ou serviço

• Desenvolver uma estratégia de conteúdo que fala diretamente com os compradores, independentemente da sua etapa no processo de compra.

A partir dessas ações, já será possível entender o seu cliente e os assuntos pelos quais eles se interessa, e assim, alinhar o processo de criação, publicação e fluxo de trabalho, além de definir como sua estratégia de conteúdo irá se encaixar no seu mix de marketing para alcançar os resultados esperados.

 A internet é uma fonte de grandes oportunidades, são milhões de pessoas que acessam a internet, noite e dia. Com esse volume de pessoas navegando pela rede, temos aí um infinito de oportunidades de criar negócios, relacionamentos para sua empresa vender mais e melhor, por isso é fundamental entender sobre o processo de compra.

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Fonte: “Education Lead Generation”, Marketo

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