Marketing de conteúdo é a base das estratégias de geração de leads, e é visto como uma técnica de criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, captar e envolver um público-alvo, com o objetivo de levar a uma ação rentável de marketing.

Quando utilizado de forma eficaz, o Marketing de conteúdo pode:

• Incentivar a preferência de marca e influenciar nas futuras compras;

• Gerar compartilhamento em mídias sociais e inbound links;

• Ajudar nas estratégias de SEO;

• Aumentar a notoriedade da marca;

• Gerar leads de qualidade de forma mais econômica.

Como em qualquer outra ação de marketing, não se deve criar conteúdo sem uma estratégia. Para envolver potenciais compradores de forma eficaz, é necessário um plano de marketing de conteúdo que reflita seus objetivos: um entendimento das principais preocupações do seu público-alvo, ideias que se alinham a essas preocupações e metas para desenvolver conteúdos num ritmo contínuo que engajem os usuários.

Marketing de conteúdo: Criando suas personas

O primeiro passo é a criação de personas – a maioria das marcas precisa de mais de uma. As personas podem ser definidas como uma representação do seu cliente ideal, e são desenvolvidas com base em dados demográficos e de comportamento, juntamente com o seu próprio entendimento de quais são suas motivações e desafios.

As Personas irão ajudá-lo a:

• Determinar que tipo de conteúdo você precisa;

• Definir o tom, estilo e estratégias para o seu conteúdo;

• Direcionar os assuntos que você deve escrever sobre;

• Compreender onde os clientes buscam informações e como eles desejam consumi-la.

Marketing de conteúdo: Persona, ou avatar, o arquétipo do comprador precisa ser conhecido da empresa, a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores, seus desejos, aspirações, problemas… todos indícios do caminho que a empresa deve seguir para tê-los como clientes.

Mapeando o processo de compra para o Marketing de conteúdo

Depois que as personas são definidas, é necessário criar um processo de compra que irá transformar as personas em clientes. O mapeamento analisa o caminho que cada comprador percorre durante a compra e irá te ajudar a:

  • Compreender o processo que os compradores passam quando se interessam pelo seu produto ou serviço.
  • Desenvolver uma estratégia de conteúdo que fala diretamente com os compradores, independentemente da sua etapa no processo de compra.

A partir dessas ações, já será possível entender o seu cliente e os assuntos pelos quais eles se interessa, e assim, alinhar o processo de criação, publicação e fluxo de trabalho, além de definir como sua estratégia de conteúdo irá se encaixar no seu mix de marketing para alcançar os resultados esperados.

 Marketing de conteúdo: A internet é uma fonte de grandes oportunidades, são milhões de pessoas que acessam a internet, noite e dia. Com esse volume de pessoas navegando pela rede, temos aí um infinito de oportunidades de criar negócios, relacionamentos para sua empresa vender mais e melhor, por isso é fundamental entender sobre o processo de compra.

Fonte: “Education Lead Generation”, Marketo

Precisa de ajuda para gerar leads através do marketing de conteúdo? Fale conosco!

Esse post foi publicado originalmente em julho de 2015 e revisado e atualizado pela última vez em fevereiro de 2021

Tag: , ,

Conteúdos Relacionados

Como gerar mais Leads online: Ebook Grátis

Nesse Ebook que preparamos, você vai entender sobre como pode construir um eficiente programa de geração de leads para melhorar seus resultados.  Confira alguns tópicos que serão abordados: Como o marketing digital pode gerar leads? A Geração de Leads abrange vários processos de marketing que estimulam interesse em um produto ou serviço para e capturar o...

Leia mais

Construa a jornada do cliente com ajuda de ferramentas da Google

A jornada do cliente é complexa. Ávido por informações, o cliente busca referências em diversas plataformas e dispositivos antes de chegar a uma decisão final.  O momento zero da verdade (ZMOT) é um conceito criado Jim Lecinski, escritor de “ ZMOT: Conquistando o Momento Zero da Verdade“.  O que será abordado no post? A Jornada do Cliente e o...

Leia mais

Entenda quais são as tendências de pesquisas no Google

Sabia que as pesquisas no Google são as fontes principais de informações para o seu negócio? Você pode entender essa relação por meio do Google Trends, uma ferramenta gratuita da Google que mostra como o interesse relativo para qualquer palavra-chave foi mudando a partir de 2004. Para a maioria dos profissionais de SEO, o Google...

Leia mais

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312