Se sua empresa faz campanhas em revistas ou jornais, tem um comercial na televisão, outdoor na rua, ou outros meios de mídia offline, você deve se perguntar como mensurar os resultados dessas mídias.

Aqui estão algumas maneiras de medir resultados de mídias offline com o Google Analytics e outras estratégias.

 

Landing Pages Personalizadas

O conceito de landing page é uma página única desenvolvida para fazer com que uma audiência específica faça uma ação. As landing pages são criadas para otimizar a taxa de conversão e atrair mais leads para o seu negócio.

Uma forma de medir mídias offline é personalizar essas landing pages especificamente criadas para essas campanhas de marketing. Com isso, você pode dar foco no objetivo principal da campanha e segmentar de acordo com o tipo de audiência desejada.

Por exemplo, se você tem uma loja que vende materiais para acampamento, escalada e canoagem, e coloca uma campanha em uma revista de camping, sua Landing Page personalizada pode apresentar principalmente os seus equipamentos de camping, ao invés das outras coisas. Isso leva a maiores conversões.

Algumas dicas para o uso de Landing Pages personalizadas, para medir marketing offline:

  • Manter a URL da Landing Page pequena. As pessoas desistem de digitar longas e complicada URLs, mesmo estando diante delas.
  • Registre a URL e onde você a usou off-line. Uma vez que o objetivo é ser capaz de acompanhar suas landing pages on-line, a última coisa que você quer é esquecer qual pertence a qual campanha de publicidade.
  • Inclua seu número de telefone. A audiência que visita sua landing Page está vindo de uma mídia offline, pode ser que eles prefiram contato mais próximo, diferente dos que fazem a busca no meio online. Incluir o seu número de telefone ajuda a converter os que preferem lidar diretamente com pessoas.

Redirecionar Domínios

Outra maneira de acompanhar suas promoções offline é usando domínios criados especificamente para redirecionar visitantes para Landing Pages personalizadas no seu site principal.

Algumas dicas para usar domínios para medir marketing offline:

  • Torná-lo memorável. Especialmente quando se trata de outdoors e outras mídias externas, as pessoas podem ter apenas alguns minutos para pegar o URL em seu anúncio. Certifique-se de que é algo que seja memorável e curto.
  • Não criar sites duplicados. Se você deseja criar novos sites a partir desses domínios, verifique se cada site é único.

Códigos de Desconto

Ainda não está pronto para usar Landing pages e redirecionar domínios? Códigos de desconto personalizados são outra solução para medir campanhas de marketing offline.

Algumas dicas de uso de códigos de desconto para marketing offline:

  • Criar códigos fáceis de lembrar. Para tornar mais fácil para as pessoas lembrarem dele na hora de utilizar, nem sempre eles são usados no momento em que são vistos.
  • Continue rastreando códigos de desconto personalizados. Não esqueça onde foram veiculados os códigos, isso pode evitar repeti-los.

Como Mensurar tráfego direto no Google Analytics

Tráfego direto mostra os visitantes que não puderam ser mensurados em outras fontes online, como mecanismos de pesquisa, redes sociais e outros sites de referência.

Para ver a quantidade média de tráfego direto que você recebe em uma base continua, use o caminho:

Traffic Sources > Sources > Direct

Se você clicar duas vezes em uma data especifica, podem ser feitas anotações de algo que você queira lembrar posteriormente no Google Analytics:

google-analytics-annotation

Aqui estão algumas dicas para o uso de anotações e tráfego direto para campanhas de marketing offline:

  • Rastreie menções offline do seu site feitas por outros. Usar o tráfego direto e anotações pode ajudá-lo com o marketing boca a boca, bem como, quando alguém menciona o seu negócio e site na imprensa ou na TV.
  • Use o recurso de comparação no Google Analytics para ver uma diferença no tráfego direto. Quando você clica na seleção de data no Google Analytics, há uma caixa de seleção para compará-lo com um período anterior. Isso permitirá que você veja o tráfego direto após uma campanha offline ter sido lançada contra um período de tempo anterior para ajudá-lo a ver se a campanha offline está gerando mais tráfego direto.

Medir campanhas de marketing offline pode parecer complicado a primeira vista, mas com as ferramentas certas, os dados podem ser mensurados e comparados.

 

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