Há algum tempo, gerar leads se baseava em simplesmente identificar potenciais clientes e direcioná-los para a equipe de vendas. O objetivo era somente falar com possíveis compradores que estavam no início do processo de compra e que ainda não estavam ‘qualificados’ para uma conversão. Como gerar leads? Como isso influi numa campanha? São pautas principais desse texto.
Aumentando as conversões
Para aumentar o número de conversões atualmente, são necessárias diversas ações de marketing e táticas de geração de leads que devem ser estrategicamente voltadas para o comportamento do consumidor. Hoje, os compradores têm fácil acesso a conteúdo online e, por isso, podem conduzir sua própria compra através de pesquisas em ferramentas de busca, mídias sociais e vários outros canais.
Portanto, os possíveis clientes estão muito mais bem informados sobre o produto ou serviço que desejam muito antes de finalizar a compra. Este novo comportamento incentiva novas formas de se pensar uma forte e efetiva presença online para geração de leads.
Estratégia é fundamental
Uma sólida estratégia não irá apenas ajudá-lo a cativar o comprador, mas também ajudará a estabelecer uma relação de confiança antes da compra. Por isso, as empresas devem incorporar este novo paradigma: alinhar os parâmetros da geração de leads em busca de mudar os padrões de compra.
Para se adaptar às mudanças nos padrões de compra, os profissionais têm de encontrar novas maneiras de alcançar os potenciais compradores e serem notados através das tantas informações existentes, se concentrar no que está sendo procurado e construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Para isso, é importante investir em táticas de geração de leads voltadas para o comportamento dos consumidores, como: marketing de conteúdo para redes sociais e websites, estratégias de SEO, email marketing, landing pages, entre outras.
Por fim, testar, otimizar e mensurar tais ações de comunicação constantemente para gerar leads qualificados e obter os resultados esperados.
Fonte: ‘Education Lead Generation’, Marketo
Tag: E-commerce, Estratégia e UX, Funil de conversão, l, Marketing de Conteúdo, Melhoria de Conversão