Conversão é o grande objetivo da maior parte dos E-commerce. No entanto, é aquela velha história. O cliente visitou o seu site, procurou um pouco, acrescentou um ou mais produtos ao carrinho e depois… foi embora sem ao menos concluir sua compra. Esse é um problema muito comum e que tem dado prejuízo no mundo do e-commerce. Mais de 74% dos carrinhos de compra online são abandonados por ano. E estima-se que 2015 deve ter acumulado $4 trilhões de dólares em mercadoria simplesmente esperando ser comprada.

Reduzir o número de carrinhos abandonados é o caminho para aumentar a receita – e esse é o nosso objetivo. Veja 30 formas infalíveis para recuperação de carrinho.

1. Aumente a conversão com E-mail retargeting

Retargeting significa “mirar” de novo em um alvo que já foi apontado antes. É impactar um usuário pela segunda vez com uma comunicação dirigida baseando-se em seu histórico. Tenha o hábito de enviar uma série de e-mails, bem como segmentar aqueles que ignoraram o primeiro enviado. Experimente outras combinações, com séries curtas ou longas ou introduza progressivamente incentivos mais agressivos para aqueles que abriram e não agiram. Séries de disparos de e-mails de recuperação de carrinho são mais eficientes porque falam com os visitantes que demonstraram a intenção de comprar.

2. Explique tudo o que puder sobre os custos extras

A principal razão que os clientes dão para o abandono de carrinho são custos adicionais. A maneira mais fácil de resolver este problema é evitar esses custos. E se você precisa adicionar taxas de envio, impostos ou outras taxas, explique isso o mais cedo possível.

3. Explique em detalhes a forma de transporte

Os clientes têm sido treinados para exigir zero custos de taxa de entrega. Os seus concorrentes estarão oferecendo isso, e você não. Se você pode pagar um transporte isento de taxas, ótimo. Se não puder, não se esqueça de dizer tudo sobre os custos de envio.

4. Envie um e-mail logo depois que o cliente abandonar o seu site

Quando o cliente sai do seu site, você tem algumas horas para trazê-lo de volta. Supondo que você esteja usando alguma ferramenta de segmentação e e-mail marketing, envie um e-mail imediatamente. As primeiras horas após o abandono do site são a melhor oportunidade de recuperar clientes perdidos. E lembre-se de fazer e-mails com bom design, usabilidade, adaptados para o mobile, com Call to Action e incentivos para o comprador.

5. Evite formulários e áreas de login para aumentar a conversão

Aumente a conversão e reduza o abandono de carrinho login social

Você está impedindo que os clientes comprem se eles não estiverem logados? Forçar os usuários a criarem uma conta pode funcionar para alguns sites, mas na maioria dos casos, você só está criando barreiras para a compra. Uma boa alternativa para processos de inscrição inconvenientes é usar o log in de redes sociais.

6. Faça o processo de compra levar de 3 a 5 passos

Quanto mais complicado o processo de pagamento, menor a chance das pessoas o completarem. Se você tentar encurtar o processo, certifique-se de que não está fazendo uma única etapa com muitos campos.

7. Dê ao cliente indicações claras sobre o progresso da compra

Isso ajuda o cliente a ver quanto falta para ele concluir a compra. As pessoas gostam de ter um sentimento de progresso e visualizar metas – como a compra de um item.

8. Use chamadas simples e Call to Actions

A existência de chamadas para a ação (Call to Actions) aumenta muito a chance de cliques. Você está usando CTAs no seu carrinho de compras também? Recomendamos a criação de um conjunto de “instruções” claras para cada fase do processo de pagamento. Por exemplo, diga ao usuário “Onde devemos enviar o seu material? Por favor, preencha seu endereço. “

9. Tenha a opção “Salvar para mais tarde”

Muitos clientes abandonam seus carrinhos pela simples razão de que estão usando-o como uma lista. Em vez de canalizá-los em um carrinho de compras, é mais fácil criar uma lista para eles, com uma opção para que eles concluam a compra mais tarde.

10. Fale com o cliente durante o processo de compra

Transforme a compra numa conversa, interaja. Crie um engajamento em tempo real. Não há necessidade de ser objetivo e frio sempre. Diga frases breves e casuais como: “Ok, estamos quase prontos.” e “Nós só precisamos de uma informação adicional aqui” Preencher formulários não é agradável, mas se você tornar isso menos chato para o cliente, terá mais chances de ter sucesso e conseguir conversões.

11. Não inclua links estranhos

Evite colocar links que levam o cliente para longe do carrinho de compras. Uma das formas mais comuns que os profissionais de e-commerce perdem clientes é tentando vender produtos relacionados. Muitas vezes, quando um cliente clica nestes produtos, ele nunca mais volta para o carrinho.

12. Crie páginas dos produtos envolvente e poderosas

Pense no que vem antes de se colocar algo em um carrinho: a página do produto. Crie algo de alta qualidade, com imagens interativas de produtos.

13. Estabeleça uma continuidade entre o que o cliente vê na página do produto e o que vê em seu carrinho

Mostre uma miniatura da imagem no carrinho de compras. O cliente quer ter certeza de que está comprando o item que selecionou.

14. Crie “compras fáceis”

É fácil apenas clicar e comprar, mesmo sem pensar sobre os prós e contras da compra. Crie o seu próprio processo de carrinho de compras easy-to-buy. Não vai funcionar para os clientes não registados, é claro, mas pode funcionar para os membros.

15. Evite surpresas

O processo de compra pode ser uma experiência estressante. O cliente está informando eu cartão de crédito, usando seu dinheiro. E então surge um pop-up confuso. Um pedido de código de desconto. Uma mensagem de “erro”. Um campo em falta. Você surpreendeu o cliente e o perdeu. Observe qualquer surpresa e deixe tudo claro e simplificado, sem fatores que poderiam ser vistos como uma interrupção.

16. Aumente a velocidade do site

Se o seu site for lento, os clientes vão sair. O carrinho de compras é um dos lugares mais importantes para aumentar a velocidade do site.

17. Adicione SSL

Tome todas as medidas para que os clientes se sintam seguros. SSL é considerado uma parte normal de um bom design e desenvolvimento. Se o seu site e o seu processo de pagamento não têm medidas de segurança, isso assustará alguns clientes – e poderá resultar numa alta taxa de abandono.

18. Mostre formas de contato comercial (no rodapé)

Outra forma de aumentar a confiabilidade do seu site é através da adição de formas de contato. Muitas empresas online exibem seu nome, endereço, número de telefone no rodapé do site. Esta é apenas mais uma maneira de dar aos seus clientes a garantia de que o seu negócio é legítimo e confiável.

19. Adicione um chat ou suporte por telefone na página de Check-Out

Se um cliente tem um problema, questão ou problema com a compra, o que eles farão? Tenha opções de suporte ou adicione um número 800.

20. Torne o carrinho fácil de editar

Seu carrinho de compras deve ser fácil de mudar. Excluir itens, mudar quantidades e ajustar opções de envio devem ser coisas intuitivas e simples. Não crie símbolos e botões confusos que podem acidentalmente remover tudo do carrinho.

21. Mostre símbolos de segurança na página de conclusão de compra

Sua página de check-out é o lugar para reforçar a segurança. Alguns emblemas de segurança bem colocados podem tranquilizar o cliente.

22. Exiba a sua política de devolução

Explique de forma clara e fácil. “Não gostou? Apenas devolva para nós. Sem perguntas. “

23. Limite as compras cruzadas. Elas podem confundir.

Tentar empurrar outros produtos perto do momento de conclusão da compra pode apenas contribuir para o abandono do carrinho de compras – ao invés de gerar compras maiores. Então cuidado!

24. Adicione depoimentos em todo lugar

Uma chamada simples ou barra lateral com uma citação de cliente(s) pode manter o visitante interessado enquanto não fecha a compra.

25. Reveja o processo de compra pessoalmente, no mínimo uma vez por mês

Você tem experiência em primeira mão do carrinho de compras do seu site? Sabe o que os clientes estão enfrentando à medida que avançam no funil, preenchendo cada formulário, e completando cada campo? Teste o seu próprio carrinho, assim você será capaz de reduzir os problemas que podem estar contribuindo para o abandono.

26. Tenha cuidado com códigos de desconto

Códigos de desconto são uma faca de dois gumes. Por um lado, eles podem motivar os clientes a comprarem. Mas, também podem impedi-los de completarem a transação. Se um cliente não tem um código, por exemplo, ele pode deixar o local para procurar um… mas nunca mais voltar. Estatísticas mostram que mais de 1/4 dos compradores abandonam o carrinho porque “queriam um cupom de desconto.

27. Envie o mais rápido possível

Muitos clientes online querem que tudo termine o mais breve possível. Tome as providências para acelerar o transporte dos produtos.

28. Tenha mensagens de erro simpáticas e prestativas

Se um usuário fica frustrado com o processo de compra, pode sair. Crie notificações de erro que sejam úteis e diretas.

29. Aceite qualquer moeda

Se você oferecer vendas internacionais, certifique-se de que está fornecendo informações claras de conversão de moeda, bem como a aceitação de outras moedas.

30. Permita várias formas de pagamento

Com a proliferação do e-commerce, veio a expansão de métodos de pagamento. Permita que os compradores usar qualquer cartão de crédito, Paypal, Amazon, ou quaisquer outras formas que são comuns dentro do seu nicho.

Fonte: Kissmetrics 

Precisa de uma ajuda com o analytics de sua empresa?

Desenvolva ações de marketing por dados em sua empresa e tenha clareza das informações importantes para o seu negócio, melhorando a eficiência de suas iniciativas, com aumento no retorno do investimento. Conheça nossos serviços de analytics. Entre em contato para conversarmos.

Esse post foi publicado em agosto de 2021

Tag: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

Conteúdos Relacionados

Google Analytics 4 X Universal Analytics: Conheça as Principais Diferenças

Google Analytics 4 X Universal Analytics: Conheça as Principais Diferenças O Universal Analytics (UA) está se aproximando do seu último ano de existência antes de ser descontinuado em julho de 2023, abrindo caminho para o Google Analytics 4 (GA4). Apesar de o GA4 ser a opção padrão para novas propriedades do Google Analytics desde 14...

Leia mais

GA4: Como migrar e o que fazer agora

Deseja iniciar o uso do Google Analytics 4 (GA4), mas não sabe ao certo por onde começar? Não se preocupe, você não está sozinho. O GA4 é bastante diferente do Universal Analytics, desde a estrutura dos dados até os métodos de coleta, o que significa que você está prestes a realizar uma migração de dados....

Leia mais

A Avantare é parceira oficial da Google em Analytics há mais de 10 anos, com todas as certificações para gerar resultados. Somos uma empresa certificada desde 2012 em todos os produtos Google Marketing Platform.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

contato@avantare.com.br
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312

Olá! Preencha os campos abaixo
para iniciar a conversa no WhatsApp

Sair da versão mobile