O E-mail Marketing ainda é o pilar de várias campanhas de marketing e comunicação. Seja na hora de organizar um evento, comunicar o lançamento de um novo produto ou promover um novo serviço, ele ainda é a melhor forma de construir um relacionamento com o lead em diversas etapas do funil.

Se for personalizado, um trabalho de e-mail marketing bem feito pode entregar resultados incríveis. Mas como falar corretamente com diversos clientes, que se encontram em diferentes etapas do funil? Uma boa maneira de se chegar lá, é através da régua de relacionamento.

Email Marketing - Régua de Relacionamento

A régua de relacionamento nada mais é do que ter todas as situações possíveis de interação entre o usuário e site mapeadas e armazenadas. Assim, a cada movimentação é possível realizar uma comunicação específica e automática. Alguns exemplos de possíveis mensagens são: e-mails enviados após a realização de um download (agradecendo e entregando conteúdo específico); comunicação sobre produtos para interessados; relacionamento pós-venda (com ofertas relacionadas) etc.

Ainda assim, a régua de relacionamento por si só, não basta. É preciso ter conteúdo personalizado e relevante, uma vez que as pessoas já não têm mais tempo ou paciência para spam. Portanto, para gerar e aumentar o buzz, os responsáveis pela comunicação da empresa precisam ser verdadeiros, relevantes, comunicativos e coordenados entre os canais. Para te ajudar a acertar o alvo em cheio e melhorar o resultado, aqui vão algumas dicas simples e fáceis de aplicar:

Estrutura do Email Marketing

É importante que o e-mail marketing desperte no lead uma vontade de saber mais. Portanto, o primeiro passo é criar um assunto que chame a atenção. O uso de um tom informal na escrita, com perguntas, listas e até apelos psicológicos como “você não está sozinho”, são válidos nessas horas.

Pronto, o e-mail foi aberto, e agora? É preciso fazer com que a pessoa seja direcionada para sua página, e usar botões call-to-action é fundamental nesse momento. Deixe eles bem visíveis e próximos à sua mensagem. Além disso, seja direto na mensagem e não use jargões técnicos.

Desta forma, o leigo não perde atenção e a possibilidade de atingir mais pessoas aumenta. Lembre-se de tomar muito cuidado com erros de português! Uma boa dica é mostrar o seu texto para outras pessoas, que, com a cabeça fria, podem avaliar e achar erros que estavam passando despercebidos.

Email Marketing: uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual, como para aumentar a conversão.

Horário de disparos para Email Marketing

Não existe uma hora mais correta que a outra, e sim uma mais eficiente para aquele seu determinado target, que só pode ser definida através de dados do usuário e outros parâmetros. Por exemplo: se um novo contato se cadastra no seu site às 2 horas da tarde, pode-se supor que ele estará online no mesmo horário; assim como, através do IP, é possivel determinar a origem daquele novo lead e ficar atento ao seu fuso horário. Pode ser interessante mandar o e-mail uma hora depois de sua ação, por exemplo. Dessa maneira, há mais chance de interesse, ao se comunicar com o público quando ele se mostra interessado.

Frequência de disparos para Email Marketing

Aqui também não existe regra. A quantidade de e-mails depende do volume e da qualidade dos assuntos que o marketing deseja tratar sobre. A regra de ouro para frequência é: se você estiver se perguntando se está mandando muitos e-mails, é porque muito provavelmente o está fazendo. Verifique então as taxas de abertura e cliques para saber se o conteúdo está cumprindo seu papel de engajamento.

Email Marketing: o meio ideal para chegar de forma direta, rápida e massiva a milhares de pessoas onde quer que estejam.

Fonte: “Education Lead Generation”, Marketo

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Esse post foi publicado originalmente em outubro de 2015 e revisado e atualizado pela última vez em fevereiro de 2021

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