O retargeting é um recurso que permite que você alcance as pessoas que visitaram seu site anteriormente e exiba para elas informações relevantes sobre os produtos. Quando as pessoas deixarem o seu site sem realizar uma compra, por exemplo, o e-mail retargeting ajuda você a se conectar com esses clientes em potencial, oferecendo produtos mais direcionados e ofertas exclusivas.

Por meio do método, lojas virtuais conseguem trazer de volta ao site 26% dos consumidores que deixaram carrinhos de lado; sem ele, a taxa é de apenas 8%. E o e-mail é a ferramenta mais eficaz para a missão, proporcionando conversão de algo entre 20% e 25% dos carts abandonados.

Veja quatro formas eficazes de usar essa técnica:

1. CARRINHO DE COMPRAS ABANDONADO

Um carrinho de compras abandonado é um problema comum enfrentado por todos os sites de compra. Mas ele não precisa ser o fim da linha, já que é certo que 97% das pessoas que acessam um site não convertem em sua primeira visita. Por isso, o e-mail retargeting oferece a oportunidade de voltar a ter contato com os clientes e lembrá-los de completar o check-out. Este e-mail pode oferecer um preço mais baixo, frete grátis, ou um pacote de serviços para incentivá-los a voltar. Com esta estratégia de redirecionamento, o carrinho de compras abandonado pode se tornar uma parte do funil de compra, em vez de uma oportunidade perdida.

2. OFERTAS POR TEMPO LIMITADO

Para manter seus clientes ativos, incentivar a sua lista de e-mail com ofertas por tempo limitado é uma técnica eficaz. Seus e-mails podem servir como um primeiro ponto de contato para envolver os clientes. Uma boa ideia é promover ofertas exclusivas e descontos adicionais. Exclusividade e tempo limitado destacam o valor de ser um assinante de e-mail com a sua empresa, e consequentemente irão incentivar as conversões.

3. LISTA DE E-MAILS

A sua lista de e-mail provavelmente é composta por diversos contatos. Pode haver clientes fiéis, clientes que compraram uma só vez ou pessoas que se inscreveram por causa de um evento ou promoção. O retargeting lhe permite segmentar suas campanhas e veicular anúncios que são orientados para um público altamente segmentado, proporcionando uma enorme, e muitas vezes perdida, oportunidade para que você mantenha mensagens de potencial de compra com foco na demanda de cada tipo de cliente.

4. AÇÕES OFF-LINE

Muitas vezes, só é considerada a exibição de publicidade para influenciar ações online. Porém, foi constatado que essa exposição pode ser altamente eficaz para contribuir nas vendas das lojas físicas e outras ações off-line. E-mails de redirecionamento podem capitalizar esta intenção. É possível, por exemplo, apontar listas de e-mail para um local físico próximo com segmentação geográfica. Isso pode amplificar seus esforços em todos os canais e incentivar os seus clientes a tomarem uma ação offline.

 

 

 

Fonte: “E-mail retargeting use cases”, ReTargeter

“Retargeting: 5 tactics from drip email to lead generation”, Marketing Sherpa

 “Email Retargeting: Not Just For Websites & Display Networks Anymore”, Conversion XL

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