A jornada do cliente é complexa. Ávido por informações, o cliente busca referências em diversas plataformas e dispositivos antes de chegar a uma decisão final. O momento zero da verdade (ZMOT) é um conceito criado Jim Lecinski, escritor de “ ZMOT: Conquistando o Momento Zero da Verdade“.
O que será abordado no post?
- A Jornada do Cliente e o conceito Zmot
- Ferramentas do Google: Trajetória do Cliente nas Compras Online e Shopping Insights
O Zmot começa com o processo de atender as necessidades do consumidor, ou seja, o momento em que você pega seu dispositivo móvel para procurar por produtos e serviços. Ele surge exatamente para que você possa compreender quem é este público, como tomam suas decisões e como impactá-lo da melhor maneira possível, desde o primeiro contato com a marca. Dessa forma, é importante lembrar que a primeira impressão é a que fica.
Então, o que motiva o comprador a escolher a sua marca?
Este simples esquema criado pela Google nos ajuda a entender o novo modelo da jornada do cliente.
Observe que o zmot deve estar integrado para que se possa conhecer o comportamento do consumidor atual. O esquema representa um cliente que recebe um estímulo, como anúncios em redes sociais. Porém, ao invés de ir diretamente na loja, ele verifica avaliações e informações online, para finalmente decidir se a compra será efetuada.
Como entender o seu consumidor?
Ferramentas criadas pela Google possibilitam que você descubra quem é o seu consumidor e como ele se comporta.
1- A Trajetória do Cliente nas Compras Online
Esta ferramenta concentra-se nos momentos-chave que influenciam na compra de seu produto ou serviço. Foram analisadas interações de consumidores através do Google Analytics, para mostrar como os canais de marketing afetam as decisões de compra online.
Para começar sua busca, escolha:
- Mercado
- Tamanho do negócio
- Região
Temos como exemplo a figura abaixo que representa uma grande empresa. Ela está inserida no mercado brasileiro de Computadores e Eletrônicos. Com isso, você poderá descobrir quais são as ferramentas que mais impactam o consumidor e em quais momentos, até que ele realize a etapa final.
Se quiser verificar outro tipo de empresa, basta mudar as três especificações de busca abaixo:
Quer entender quais os canais utilizados pelas empresas que mais impactam seus clientes e em qual fase, fazem mais efeito? Insira:
- Mercado
- Tamanho do negócio
- Região
- Canal
Veja o esquema a seguir:
2- Shopping Insights
Esta ferramenta permite que você descubra as tendências de compras nos Estados Unidos. Poderosos insights podem surgir conforme você busque por produtos e serviços similares ao seu. É muito simples navegar por esta ferramenta. Basta inserir o nome de algum produto ou marca que deseja pesquisar.
Na página principal também é possível encontrar dados de pesquisas relacionadas à tendência de consumo, em determinadas épocas do ano, como dia dos pais.
Após inserir o termo de pesquisa, você será direcionado a uma página que contém o mapa dos Estados Unidos. Note que os diferentes estados estão manchados, de acordo a procura de cada cidade pela palavra buscada.
Filtre sua busca por:
- Data
- Cidade
- Dispositivo
Por fim, pode-se adicionar outros termos de pesquisa para comparar a busca por produtos em determinada região dos EUA.
Entender o comportamento do consumidor ajuda a sua empresa a gerar mais leads e mais resultados. A Google, através de suas ferramentas, te ajuda a descobrir as necessidades do cliente, para você sair na frente da concorrência.
Quero saber mais!
Leia mais sobre outra ferramenta gratuita, o Google Trends, e veja as tendências de pesquisas no Google desde 2014.
Baixe o ebook ‘Zmot – ‘Conquistando o momento da verdade’ para entender profundamente o comportamento do consumidor e o conceito de Momento Zero da Verdade.
Fontes:
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/research-studies/zmot-momento-zero-verdade.html
https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmot-momento-zero-verdade_research-studies.pdf
https://shopping.thinkwithgoogle.com/
https://www.thinkwithgoogle.com/tools/customer-journey-to-online-purchase.html#!/the-us/arts-and-entertainment/large/generic-paid-search
Tag: Jornada de Compra, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Melhoria de Conversão, Pesquisas e Tendências, Planejamento Estratégico