O Firebase Analytics é o Google Analytics para aplicativos, criado para facilitar a obtenção e análise de dados dos seus apps.

Através desta plataforma, você pode definir até 500 eventos distintos, e obter relatórios ilimitados usando o Firebase SDK. Esses relatórios poderão ajudar a compreender o comportamento dos seus usuários e auxiliará na tomada de decisões estratégias da sua empresa. 

Assim como o Google Analytics, o Firebase permite identificar as suas ações de marketing que mais estão dando retorno, sendo possível criar estratégias de marketing, otimizar campanhas e tomar decisões baseadas nesses relatórios.

A seguir iremos explicar um pouco mais sobre:

A relação entre Firebase Analytics e Google Analytics

Onde usar o Firebase Analytics: diferenças entre IOS e Android

Os recursos do Firebase Analytics:

Conclusão

A relação entre Firebase Analytics e Google Analytics

Por se tratar de uma plataforma muito intuitiva e voltada especificamente para aplicativos, o Firebase logo se tornou muito popular entre desenvolvedores e gestores de marketing. 

No entanto, ao ser lançado apresentou uma dificuldade: os públicos eram difíceis de trabalhar por não serem dinâmicos (depois que um usuário entrava em um público, ele não podia sair). Você também não conseguia obter relatórios sobre os parâmetros do evento, demorava um pouco para visualizar os resultados e todos os funis relatados eram funis abertos em vez de funis fechados.

Nos últimos anos, a equipe removeu gradualmente muitas dessas deficiências. Eles adicionaram DebugView e StreamView para que você pudesse obter mais informações em tempo real sobre seu aplicativo. Adicionaram também um Relatório de versão mais recente, que permite que você veja o desempenho da versão mais recente do seu aplicativo. Eles adicionaram relatórios de parâmetros personalizados para parâmetros de eventos, integrados à AdMob, e adicionaram rastreamento automático de tela. Eles também aprimoraram muito o recurso público deixando-o mais dinâmico.

Além disso, o Firebase possui mais recursos pensados e idealizados para APPS dentro de seu hub de produtos, o que o deixa mais qualificado que o Google Analytics para a analise de APPS em particular.

Nada impede de usar ambas as ferramentas, mas o Firebase é o GA para APPS.

Caso você queira usar ambas as plataformas, você pode se aprofundar mais sobre o Google Analytics através deste artigo:

13 passos para você dominar o Google Analytics

Onde usar o Firebase Analytics: diferenças entre IOS e Android

O Firebase é bastante democrático quanto a sua instalação. Ela é rápida e intuitiva, e pode ser realizada sem muitos problemas. Além disso, a plataforma está disponível tanto para Android quanto para IOS, apesar de analisá-las de forma diferente. 

Por isso, o ideal é possuir duas contas, uma para cada sistema operacional. Dessa forma, você analisa IOS de uma forma e Android de outra, obtendo insumos diferentes para cada público.

Os recursos do Firebase Analytics:

Firebase Analytics Cloud Messaging

Firebase Cloud Messaging (FCM) é a nova versão do Google Cloud Messaging (GCM), herdando a infraestrutura confiável e escalável do GCM, além de novos recursos. O Google está investindo fortemente no Firebase para torná-lo uma plataforma móvel unificada, tornando-o a melhor opção para análise de aplicativos.

Firebase Cloud Messaging

Como o FCM é semelhante ao GCM?

  • Ambos podem ser usados ​​para enviar mensagens para várias plataformas – Android, iOS e Chrome, pois sua estrutura central é a mesma.

Como o FCM é diferente do GCM?

  • Ao contrário da integração do GCM, não precisamos escrever nosso próprio registro ou lógica de repetição de assinatura.
  • Não precisamos mais declarar explicitamente “Destinatário”.
  • A geração do token de registro é feita pela própria biblioteca. Não precisamos iniciá-lo explicitamente.
  • Ele fornece uma solução de notificações sem servidor com um console da web – Firebase Notificações. Este console da web irá lembrá-lo do Parse Push Console (se você o tiver usado).

Firebase Authentication

O Firebase Authentication SDK fornece métodos para criar e gerenciar usuários que usam seus endereços de e-mail e senhas para fazer login. O Firebase Authentication também lida com o envio de e-mails de redefinição de senha.

Ele funciona facilitando o cadastro dos usuários em seu APP. Através de um template de tela de login que você pode usar como padrão Google ou editar para criar um seu baseado no do Google, o Firebase Authentication oferece uma solução de identidade completa, compatível com contas de e-mail/senha, autenticação por telefone, login do Google, Twitter, Facebook, GitHub e outros.

Firebase Authentication

Firebase Realtime Database

O Firebase Realtime Database é um banco de dados hospedado na nuvem. Os dados são armazenados como JSON e sincronizados em tempo real para cada cliente conectado. Quando você cria aplicativos em cross plataforma com os  SDKs do Google para iOS, Android e JavaScript, todos os seus clientes compartilham uma instância do Realtime Database e recebem automaticamente atualizações com os dados mais recentes.

Os dados são mantidos localmente, mesmo off-line, e eventos em tempo real continuam a ser acionados, proporcionando uma experiência responsiva ao usuário final. Quando o dispositivo recupera a conexão, o Realtime Database sincroniza as alterações nos dados locais com as atualizações remotas que ocorreram quando o cliente estava off-line, mesclando qualquer conflito automaticamente.

O Realtime Database fornece uma linguagem de regras baseadas em expressões flexíveis, chamadas regras de segurança do Firebase Realtime Database, para definir como seus dados devem ser estruturados e quando podem ser lidos e gravados. Com a integração com o Firebase Authentication, os desenvolvedores podem definir quem tem acesso a quais dados e como esses dados podem ser acessados.

Firebase Storage

O Google Firebase é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis e da web desenvolvida pelo Google. O Cloud Storage é incorporado nativamente à arquitetura do Firebase. Ao criar projetos do Firebase, você também está criando projetos do Google Cloud, porque é onde o Firebase armazena dados. 

Essa integração permite que você aproveite os recursos de segurança do Google Cloud para aplicativos Firebase, bem como gerencie mídia diretamente por meio de sua conta de armazenamento.

O Firebase Storage é um serviço de armazenamento o qual você pode acessar por meio do Google Cloud Platform. Ao usar o Firebase Storage, você pode acessar arquivos por meio de referências, fazer upload de arquivos facilmente e também monitorar o andamento das tarefas.

Cloud Storage do Firebase

Conclusão

O Firebase Analytics é uma ótima ferramenta para a análise dos seus dados de aplicativo. Completamente intuitiva e fácil de usar (além de gratuita), esta plataforma Google possui diversas funcionalidades pensadas para ajudar na criação de relatórios e integração de dados do aplicativo da sua empresa. 

Possibilitando a criação de um banco de dados na nuvem, troca de mensagens entre diferentes plataformas, login através de diferentes meios de forma rápida e prática, entre outras vantagens; o Firebase oferece inúmeras soluções para a análise de aplicativos.

Precisa de ajuda para analisar seus dados de APP? Entre em contato com a Avantare.

Esse post foi publicado originalmente em março de 2021 e revisado e atualizado pela última vez em abril de 2021

Tag: #Apps, Aplicativos, Avantare, Google, Google Firebase

Conteúdos Relacionados

Google Data Studio: Aprenda a criar dashboards e relatórios

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita capaz de transformar seus dados em relatórios de fácil visualização. Através dele é possível personalizar, compartilhar e editar seus dashboards. O Google Data Studio utiliza dados presentes em outros aplicativos, como o Google Ads e Analytics, além de planilhas, facilitando a visualização das suas informações.

Tutorial Google Data Studio: aprenda como criar relatórios e dashboards práticos

O Google Data Studio fornece tudo o que você precisa para transformar os dados de análise do seu cliente em relatórios informativos e fáceis de entender por meio da visualização de dados. Os relatórios são fáceis de ler, compartilhar e até personalizáveis para cada um de seus clientes. Você pode selecionar como deseja apresentar os dados - gráficos de barras, gráficos, gráficos de linhas e assim por diante. Você pode até mudar fontes e cores e marcar os relatórios com seu logotipo.

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

contato@avantare.com.br
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312

Sair da versão mobile