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Google Analytics: como atrair clientes para o seu site

Como atrair clientes  e aumentar as visitas ao site de pessoas qualificadas (aquelas que realmente estão interessadas em seus produtos e serviços)? Identificamos algumas métricas para ajudar você a entender quais são os caminhos que o seu público faz para acessar seu site e quais são as oportunidades.

Assim, você terá possibilidades de análise para implementação na sua campanha. São dicas importantes das quais são fundamentais para potencializar o fluxo de visitas em seu site, através de oportunidades que os dados podem apontar.

Neste artigos iremos apresentar: 

Google Analytics: Como fazer o login e usar para captar mais clientes

O primeiro passo é criar uma conta Google. Através dela você poderá acessar o Analytics e começar a analisar o seu site. Seguir o tutorial do Google, é um processo bastante simples e intuitivo, e ao final você receberá um código de acompanhamento, que deve ser inserido em todas as páginas do seu site. Através do WordPress, por exemplo, você pode adicionar esse código no header, ou até mesmo instalar um plugin que facilite o processo. 

Através do Analytics, toda a sua equipe pode analisar os resultados do seu site, pois ele pode conceder acesso a mais do que apenas uma conta. Para dar acesso a outros usuários, vá em “Administrador”, selecione a conta desejada e clique em “Gerenciamento de usuários”. Em “Adicionar permissões para” insira o email do usuário Google que deseja adicionar e escolha a permissão que será concedida. Clique em “adicionar”. Sim, é tão simples assim. 

O Google Analytics é uma das ferramentas mais úteis para gerar leads, no entanto, mais do que saber usar a ferramenta, é preciso saber como otimizá-la para esse objetivo. Você pode conferir nossas dicas para extrair o máximo do seu Google Analytics neste artigo aqui:

Como usar o Google Analytics para geração de leads

Google Analytics: É necessário realizar o curso da Google Academy para poder usar? 

O Google Analytics pode ser uma ferramenta bastante complexa, ainda mais para quem quer extrair dele o máximo do seu potencial. Por sorte, a própria Google disponibiliza um curso gratuito, no qual você paga apenas pela certificação ao final do processo. 

No curso da Google você irá aprender o básico para usar a ferramenta da forma correta, assim como quais outras plataformas podem ser úteis ao seu negócio. Além disso, é importante compreender quais têm a maior sinergia com seus objetivos. Você pode conferir o curso da Google Academy aqui.

Apesar dos cursos da própria Google serem eficazes, algumas pessoas podem achá-los muito burocráticos e pouco aplicáveis a situações reais do mercado. Por isso, a Avantare preparou um curso de Analytics inteiramente gratuito dividido em 9 aulas por e-mail sobre como utilizar o Google Analytics para melhorar seus resultados. Neste curso você conta com a experiência da Avantare para gerar insights baseados em situações de mercado, com exemplos práticos e desafiadores. Você pode conferir o curso aqui: 

Curso grátis de Google Analytics

Google Tag Manager: Para que serve a ferramenta e como entrar na sua conta

O Google Tag Manager auxilia no processo de criar e atualizar tags de forma simples e intuitiva. É uma ferramenta com a qual você pode colocar apenas um código no site para instalar vários serviços sem precisar alterar o código. 

Essa ferramenta facilita muito a vida dos profissionais de marketing, fazendo com que não seja necessário utilizar os serviços de webmasters. Através do GTM você tem a  autonomia para otimizar a performance do seu site, reduzindo a quantidade de códigos necessários, que poderiam dificultar o seu funcionamento. 

A maioria dos sites usa uma quantidade enorme de códigos, o que pode tornar o processo de implementá-los e realizar sua manutenção bastante complexo. O Gerenciador de tags do Google é uma ferramenta com uma interface intuitiva, e através dele você pode adicionar, editar e desativar tags sem precisar tocar no código-fonte.

Além disso, embora o GTM seja um produto do Google, ele não se limita apenas a trabalhar com tags para outros serviços do Google, como o AdWords ou o Analytics. Ele também pode ser usado para gerenciar várias tags de outras plataformas, como Twitter, Bing Ads, Crazy Egg e Hotjar, entre outros. 

Caso queira saber mais sobre o Google Tag Manager, você pode conferir neste artigo aqui: 

Google Tag Manager: o que é, como usar e suas vantagens

Redes sociais: Como usar o Instagram e o Facebook para aumentar o tráfego no seu site

Atualmente as redes sociais são extremamente importantes para que seus clientes conheçam melhor a sua empresa. Através delas você consegue um contato menos mercadológico, onde é possível entregar um conteúdo de valor, sem necessariamente “invadir” a privacidade do usuário com uma tentativa de venda. Através desses passos, você poderá usar suas redes sociais para aumentar o tráfego para o seu site, onde a conversão irá se concretizar. 

1. Reutilize conteúdos para expandir seu alcance

Diferentes redes sociais têm diferentes padrões e contam com diferentes algoritmos. Ao publicar uma informação apenas uma vez, é possível que ela se perca, e portanto, pare de gerar tráfego para o seu site. Por isso, definir a frequência com que se irá abordar um mesmo tema é crucial para uma boa estratégia de comunicação. 

Utilizando uma tabela de publicação, você poderá organizar quantas vezes um assunto já foi abordado em diferentes posts, e dessa forma medir o retorno que um certo tema dá em termos de tráfego gerado. 

2. Identificar os horários mais convenientes para publicar

Um ponto importante a ser identificado é o melhor horário para impactar seus clientes. Conhecer profundamente o seu público e realizar testes constantes para otimizar esse quesito, são aspectos fundamentais de uma boa estratégia de comunicação. 

Através de ferramentas com o Facebook Insights, Twitter Analytics, entre outras; é possível identificar padrões e testar qual horário apresentar os melhores resultados. 

Caso você queira saber mais sobre como criar dashboards como esse e apresentar esses resultados, você pode conferir neste artigo aqui: 

Tutorial Google Data Studio: aprenda como criar relatórios e dashboards práticos

3. Identificar os seus melhores conteúdos

Já deixamos claro que testar constantemente seus conteúdos é importantíssimo. Manter relatórios de analytics que demonstrem a performance de cada post é a forma mais garantida de saber o que está fazendo mais sucesso e gerando o maior número de conversões.

Saber quais conteúdos fazem mais sucesso pode ajudar a decidir quais novos assuntos serão abordados, quais posts serão republicados ou atualizados, quais publicações devem ser impulsionadas, etc. Além disso, dá uma melhor ideia sobre o comportamento dos seus clientes.

Existem muitas outras dicas para ajudar a otimizar as conversões das suas redes. Para saber mais sobre como calcular o ROI das suas redes sociais, você pode conferir este post aqui: 

Como calcular o ROI das redes sociais

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