Você está pronto para iniciar uma campanha de marketing; um boletim informativo, social ou alguma campanha paga. Seu principal objetivo é direcionar o tráfego de volta ao seu site, converter esse tráfego em leads e esses leads em clientes.

Então, como você sabe quais campanhas de marketing foram bem-sucedidas? Fácil. Use o criador de URL do Google Analytics para acompanhar suas campanhas.

Existem várias maneiras de usar o acompanhamento de campanhas. Vamos nos concentrar no marketing por e-mail e, em seguida, você pode aplicá-lo a todos os seus outros esforços de marketing (anúncios, redes sociais, links de afiliados, etc.).

O que é o acompanhamento de campanhas no Google Analytics?

O rastreamento de campanhas, também conhecido como “códigos de rastreamento utm”, permite adicionar códigos de rastreamento especiais ao seu URL. Isso ajuda a identificar como os usuários estão acessando seu site. Por exemplo:

Em vez de usar este link em suas campanhas de email marketing:

(https://www.orbitmedia.com/blog/how-to-setup-google-analytics/)

Você usaria este link de rastreamento:

(https://www.orbitmedia.com/blog/how-to-setup-google-analytics/?utm_source=december6-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=how-to-set-up-google-analytics)

Vê todos esses detalhes no seu link? Esse é o código de acompanhamento da campanha.

Por que usar o construtor de URLs do Google?

A maior parte do seu marketing, seja um email, um anúncio, promoção social ou qualquer outro esforço de marketing, tem o mesmo objetivo: conversões ou conhecimento.

O criador de URL permite que você acompanhe cada esforço de marketing separadamente no Google Analytics. Se você não acompanhar suas campanhas de marketing, elas serão agrupadas com todo o seu outro tráfego. Então, como você sabe o que está funcionando e o que não está?

Isso é especialmente importante para o marketing pago. Se você está gastando dinheiro, definitivamente deve saber o que está obtendo os melhores resultados. Antes de começar, você deve ter metas definidas no Google Analytics. Aqui estão as instruções detalhadas.

Seu provedor de serviços de e-mail ou plataformas sociais mostrarão as taxas de cliques, impressões e visualizações, mas eles não contam toda a história. No Google Analytics, você pode ver exatamente qual campanha gerou mais vendas, assinantes e leads.

Como uso o construtor de URLs do Google?

É muito simples e criamos um construtor de URLs para facilitar ainda mais.

Etapa 1: digite o link que você deseja usar para direcionar os visitantes ao seu site.
(https://www.orbitmedia.com/blog/how-to-setup-google-analytics/)

Etapa 2: adicione os três parâmetros principais que você deseja acompanhar.

Mídia da campanha: informa ao Google de que tipo de fonte é: e-mail.

Nome da campanha: simplesmente descreve sua campanha. Estamos usando a postagem de blog que escrevemos sobre Como configurar o Google Analytics, então usei como configurar o Google Analytics como o nome da nossa campanha.

Enquanto você digita, verá que o novo URL está sendo gerado automaticamente.

Etapa 3: clique em “Copiar URL” e cole-o em seu boletim de e-mail (anúncio, social, etc …) em vez do link “sem etiqueta” comum.

Bônus! Você pode ver no final do nosso criador de URLs que ele mostra exatamente onde isso aparecerá no seu relatório de campanha do Google Analytics. Também vamos nos aprofundar nos relatórios abaixo.

Repita essas etapas para todos os links que você deseja acompanhar no seu marketing.

Onde encontro minhas campanhas no Google Analytics?

Agora podemos nos aprofundar um pouco mais nos relatórios. Se você quiser ver a capacidade de entrega por email, cliques e taxas de abertura, faça login no seu provedor de serviços de email e visualize os relatórios. Se você quiser ver quem realmente se converteu, faça login no seu Google Analytics.

Aqui estão alguns exemplos de conversões que você deve acompanhar:

  • Envios de formulário de contato
  • Assinantes da newsletter
  • Compras de produtos

Depois de fazer login no Google Analytics, acesse Aquisição> Campanhas> Todas as campanhas. Aqui você verá quantas visitas recebeu da sua campanha, quanto tempo elas permaneceram no seu site, quantas páginas em média elas visitaram enquanto estavam lá, a taxa de rejeição e as conversões.

Repita essas etapas para todos os links que você deseja acompanhar no seu marketing.

Onde posso ver se minhas campanhas estão sendo convertidas?

Para encontrar conversões reais, olhe para o canto superior direito da tabela, abaixo do gráfico de linhas. Você verá uma coluna para conversões. No menu suspenso, você pode selecionar a conversão de meta que deseja ver. No nosso exemplo, estamos analisando os assinantes do boletim.

Agora você pode ver visitas e conversões de meta para cada campanha.

Se você voltar e analisar as tendências ao longo do tempo, poderá ver em quais tipos de artigos as pessoas passam mais tempo e quais são mais bem-sucedidas. Se você quiser ficar realmente nerd (e esperamos que sim), use o Google Analytics e o Planilhas Google para ver todas as suas principais páginas de conversão em um relatório.

É isso aí. Agora você poderá ver quem está realmente convertendo seus esforços de marketing. Se você tiver dúvidas e quiser ajuda sobre o tema, não hesite em entrar em contato conosco.

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