A influência dos blogs no marketing e venda de produtos

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A influência dos blogs no marketing e venda de produtos

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A empresa que não está usando o poder dos blogs no marketing pode estar perdendo uma boa fatia do mercado. Já faz um bom tempo que os blogs deixaram de ser diários virtuais. Hoje, os ditos “grandes blogs” são também grandes formadores de opinião. Seja na área de tecnologia, seja com fofocas, humor, design, arte e cinema, problogger, variedades, etc.

Mas, se os blogs são formadores de opinião, por que não utilizá-los para divulgar ou melhorar a imagem de um determinado produto ou serviço?

Para quem não se lembra, em maio desse ano, o Engadget — um dos maiores blogs de tecnologia do mundo — divulgou rumores de que dois dos principais produtos da Apple haviam tido seus lançamentos adiados. Eram eles o iPhone e o Mac OS X Leopard. O resultado foi imediato: houve uma queda de 3% nas ações da Apple. As ações da Apple desvalorizaram 4 bilhões de dólares entre as 11h56 e 12h02. Muito, não!?

Enquanto isso, a Nokia é um exemplo positivo do uso de blogs para aumentar a venda de produtos e divulgação da marca. A empresa costuma lançar campanhas online, utilizando os blogs como apoio para sua divulgação. Um bom exemplo disso foi o lançamento do N93 Edição Limitada Diesel. Nove blogs foram escolhidos pela equipe da Nokia para desenvolver um vídeo utilizando o dispositivo de 3.2 Megapixels, que acompanha o N93, e com capacidade de armazenar até 20 minutos de gravação. Uma campanha relativamente barata para a Nokia, mas que gerou bastante Buzz pela Internet.

Alguns serviços internacionais já pagam por posts de determinados produtos. O ReviewMe é um deles. Dependendo do tamanho do blog, eles podem ser muito bem remunerados somente por escrever sobre o produtos/serviços/sites em questão. Apesar de servir como caso de estudo, não é bem disso que estou falando. Meu objetivo é criar uma cultura das empresas de utilizar o potencial dos blogs a seu favor. Como? Cabe a cada empresa pensar e utilizar a criatividade!

Os blogs estão se consolidando como uma nova mídia, forte e poderosa, mas ainda pouco aproveitada. Assim que as agências de publicidade ou setores de marketing das empresas descobrirem essa nova tendência, poderão obter resultados bem mais interessantes por preços bem mais em conta. É o chamado custo/benefício elevado. Bem elevado!

 

Fonte: TNow