É provável que você já esteja medindo o sucesso do seu site com no indicador-chave de Desempenho. Como você já deve saber, esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

Mas para obter uma visão mais holística da jornada do consumidor e melhorar o seu site e negócios, você deve acompanhar e medir as pequenas ações (micro conversões) que ajudam a construir confiança e mostram as preferências ao longo do tempo e ao longo das sessões abertas pelos usuários, indicando o interesse de um futuro cliente potencial. Porque as ações geradoras de receita (macro conversões), nunca irão indicar o verdadeiro ROI do seu site, ou o porquê a maioria dos visitantes sai do seu site sem fazer nenhuma ação.

Micro conversões são tipicamente os KPIs do topo do funil e não necessariamente vão ser tão valiosas quanto as macro conversões, mas são um passo necessário e vital para o objetivo maior.

Exemplos de micro conversões para monitorar podem incluir:

Engajamento

  • Download de PDF
  • Ouvir um áudio ou vídeo
  • Compartilhar ou se conectar através de das redes sociais
  • Postar um comentário
  • Seguir um tópico
  • Fazer download ou instalar uma nova versão
  • Adicionar aos favoritos
  • Visualizar um certo número de páginas ou artigos
  • Tempo na página
  • Frequência de visita

Intenção de Compra

  • Adicionar um produto ao carrinho
  • Visualizar uma página de produto
  • Checar se um produto está disponível

Lead Acquisition

  • Criou uma conta
  • Se inscrever na newsletter

Inquiry

  • Preencher um formulário
  • Falar com um representante através de um chat ao vivo

 

Medindo e otimizando seu site para micro conversões, é possível fazer melhorias na experiência do usuário, que muitas vezes pode impactar significativamente na taxa de conversão global do site, como também podem afetar as taxas de macro conversão. Embora essas melhorias nem sempre sejam detectadas no nível de macro conversão, elas podem indicar problemas maiores e oferecer benefícios como reduzir os obstáculos, melhorar a eficácia e agregar mais valor ao seu negócio.

Ao criar sua estratégia de otimização da taxa de conversão, é melhor otimizar o que realmente produz receita, como vendas ou formulários de geração de leads. Mas infelizmente, essas macro conversões geralmente têm taxas de conversão mais baixas, o que significa que elas levam mais tempo para serem testadas e são particularmente desafiadoras para otimizar, em sites de baixo tráfego.

A otimização para micro conversões como objetivos de teste ajudará seus experimentos a serem concluídos mais rapidamente, resultando em melhorias na taxa de conversão. Mas lembre-se: as micro conversões que ajudam o usuário a chegar no seu objetivo de “bottom line”, mas tenha cuidado para não perder de vista suas macro conversões nesse processo.


Fonte: https://www.marketing-mojo.com/blog/micro-conversions-measure-website-success/

Tag: ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312