Nunca foi tão difícil chegar ao final da jornada do consumidor através de e-mails.

A competição está cada vez maior. A boa notícia é que tem um leque de alternativas que podem ser combinadas com suas táticas de automação.

Aqui estão 4 canais que você já pode começar a usar na jornada do consumidor.

1.Chat ao vivo influenciado pelo comportamento

Chat ao vivo é a ferramenta preferida de atendimento ao consumidor, com 79% da preferência  sobre o e-mail e telefone. Por ser um canal mais imediato.

Muitas pessoas preferem o chat ao vivo por que não precisam ficar esperando pela resposta, como no e-mail, e nem ficam sendo jogados de um lado para o outro, como no telefone.

Atualmente, os chats são uma mistura de geração de leads, marketing de automação e atendimento ao consumidor.

As novas técnicas como inteligência artificial e aprendizado de máquina estão sendo aplicadas a essa plataforma, permitindo que você engatilhe mensagens para pessoas específicas, baseadas no comportamento delas pelo seu site.

2 Follow-Up com mensagens de SMS

A taxa de abertura de e-mails tem diminuído, mas em compensação a taxa de abertura de SMS é perto de 99%.

Mesmo que as pessoas só abram o SMS e não respondam, pelo menos elas leram a sua mensagem. Diferente do e-mail, onde muitas vezes a pessoa nem abre.

Um dos motivos da grande taxa de abertura dos SMS, é porque eles ainda não são utilizados em grande escala como os e-mails.

3.Aumentar engajamento com notificações dentro de um aplicativo

Free trial são bons, mas eles são apenas o começo. Pois a maioria dos leads acaba não comprando a versão paga.

As mensagens dentro dos aplicativos podem ser o antídoto para esse problema. Porque permite que você engatilhe mensagens e notificações baseadas no que o usuário está fazendo dentro do aplicativo.

Notificações dentro do aplicativo, são um método de aumentar o engajamento, fazendo com que as pessoas interajam com certas partes do produto. Aumentando as chances de o usuário começar a pagar pela versão completa.

Conclusão

O e-mail ainda tem seus benefícios, mas precisa de ajuda. A competição por atenção dentro de uma caixa de entrada é muito grande, e continua a aumentar. Além disso, os servidores de e-mails continuam restringindo cada vez mais o que pode entrar na sua caixa principal, e o que deve ir para o lixo.

O comportamento do consumidor também se modificou, e os dias de converter leads apenas através do e-mail, já se foram. Hoje, é necessária uma aproximação de mensagens multifacetadas para nossos multi-dispositivos, num mundo de multi-canais.

Você ainda deve mandar seus e-mails automáticos, mas você deve coordenar com outras atividades de nutrição de leads.

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Fonte:

https://blog.kissmetrics.com/nurture-customers-with-different-channels/

 

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