Do inglês, Conversion Rate Optimization, CRO é a estratégia para melhorar a taxa de conversão do seu site e o desempenho da sua empresa. Isso incluir: melhorias na funcionalidade e navegabilidade do site, como e-mails mais eficiente e aplicação de técnicas de SEO.

Você e sua equipe podem otimizar diferentes elementos dentro e fora do seu website, principalmente aqueles que estão envolvidos no funil de conversão.

Com a otimização dos pontos de conversões, é possível aumentar a taxa de conversão e reduzir o custo por aquisição, o que acaba melhorando o seu ROI. Simplificando, o objetivo do CRO é deixar o processo de conversão mais eficiente, melhorando o que você já tem.

Mais porque investir em CRO?

Tem sempre como melhorar o seu funil de conversão

Mesmo se você ache que está tudo certo com o seu funil de conversão, tem sempre alguma maneira de melhorar o processo de converter usuários em consumidores.

O funil é composto de três simples estágios:

  1. Criar conteúdo
  2. Otimizar para usuários
  3. Converter usuário

Criando conteúdo

Criar conteúdo é usar marketing de conteúdo e SEO para atrair a atenção da audiência. Mas a distinção chave aqui é fazê-lo sem realmente vender seu produto ou serviços.

Em outras palavras, trata-se de aumentar a conscientização e fornecer informações de alto valor para ficar mais visível e trair uma maior audiência.

Otimizando para os usuários

Os usuários que expressaram interesse na sua marca vão estar nesse estágio, e o seu trabalho será analisar as informações do usuário e o seu comportamento para leva-lo em direção à conversão. Seus dados vão te dizer:

  • O quanto seus usuários estão engajados nesse estágio
  • Que tipos de conteúdo ou mensagens os usuários mais interagem
  • E o mais importante, como eles interagem com o conteúdo? Eles compartilham, curtem?

Convertendo usuários

Esse estágio traz o usuário para o fim do funil. Nesse ponto, o objetivo e ajustar a mensagem e fazê-la atraente para que os visitantes completem a ação necessária.

CRO ajuda você a mirar nos consumidores certos

A real eficiência da conversão não é apenas transformar usuários em consumidores. Mas trazer o grupo mais relevante de consumidores para a sua marca – aqueles consumidores realmente interessados.

Quanto mais relevante os consumidores, maior é a chance de eles ajudarem a alavancar a sua marca, através do boca a boca.

O CRO ajuda você a manter seus consumidores

A jornada do consumidor não deve acabar depois de apenas uma conversão. Isso significa que seus objetivos de conversão também devem levar em consideração o que o seu consumidor fazer depois de finalizar uma ação. Lembre-se que o custo para conseguir novos clientes é muito mais alto do que o custo de manter os que você já tem.

É aí que muitos profissionais de marketing erram. Eles tendem a pensar que as conversões são transações que acontece apenas uma vez, quando na verdade, os consumidores que já realizaram uma compra, ou fizeram uma ação no seu site, tendem a ser mais engajados e receptivos com a sua empresa do que novos usuários.

CRO pós conversão ajuda a:

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Melhorar a relação com consumidores após vendas
  • Aumentam as chances de vendas maiores no futuro

A otimização da taxa de conversão tem gastos eficientes

A otimização de taxa de conversão tem foco em otimizar o tráfego que o seu site já possui. Em outras palavras, você não vai gastar rios de dinheiro tentando conseguir novos visitantes. Você vai apenas, melhorar o seu site e a sua comunicação com seus usuários, no geral, para melhorar a conversão dos visitantes que você já possui, transformando-os em consumidores pagantes.

Como resultado, o CRO vai maximizar os investimentos atuais. E o processo de converter os visitantes existentes é bem mais em conta do que o processo de conseguir novos visitantes.

CRO maximiza as vendas

Maiores taxas de conversão significam que mais pessoas estão fazendo a ação que você deseja – vamos dizer que essa ação seja comprar.

Para otimizar a taxa de conversão é necessário nutrir o usuário através de diferentes plataformas (landing pages, e-mails, anúncios de pesquisas pagos…) até que eles estejam prontos para se tornarem consumidores.

CRO maximiza o valor das campanhas de SEO

CRO tem inúmeros benefícios para as empresas que dependem tanto do tráfego orgânico quanto do tráfego pago, feitos através de ferramentas como Google e plataformas pagas como Google AdWords e Bing Ads.

  • Quanto maior o seu ranqueamento nessas plataformas maiores são as chances de conseguir mais usuários.
  • O CRO focado em melhorar as taxas de conversão através de melhoras de conteúdo, design no site, usabilidade, entre outros, aumenta a sua aceitação entre os usuários.
  • Aumentar o interesse da audiência pelo seu site, significa aumentar as chances de outros sites linkarem o seu. Aumentando seu link building e consequentemente seu ranquamento nas páginas do Google.

Fontes:

https://blog.crazyegg.com/2016/05/31/get-started-with-cro/

Esse post foi publicado em janeiro de 2017

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