Conversão é quando um visitante do seu site faz uma ação que você deseja que eles façam.

Pode ser se inscrevendo na newsletter, criando uma conta com login e senha, fazendo uma compra, baixando seu aplicativo ou outra ação qualquer que você determine.

Seja o que for que você queira que seus visitantes façam, essa ação é o que você vai determinar o que você deve otimizar.

CRO (Conversion rate optimization) é o método de usar a análise e os comentários dos usuários para melhorar o desempenho de seu website. Aqui está uma definição ainda mais simples: a otimização da taxa de conversão descobre porque os visitantes não estão convertendo para que você possa corrigir o problema.

Otimização da taxa de conversão é …

  • Uma abordagem estruturada e sistemática para melhorar o desempenho do seu website
  • Informado por insights – especificamente, análise e feedback dos usuários
  • Definido pelos objetivos e necessidades do seu website (KPIs)
  • Pegando o tráfego que você já tem e tirando o máximo proveito dele

A otimização da taxa de conversão não é …

  • Baseado em suposições, palpites ou o que todo mundo está fazendo
  • Dirigido pela opinião da pessoa mais bem paga
  • Ter o maior número de usuários possível, independente da qualidade ou do engajamento

Alguns termos-chave …

Estes são conceitos e idéias que aparecerão repetidas vezes neste guia, então é a hora de se familiarizar com eles.

Call to action (CTA)

O botão principal, o link ou outro elemento de interface do usuário que chama o usuário para uma ação.

Funil de conversão

O caminho principal (ou fluxo) da experiência do usuário onde os visitantes concluem uma conversão. Na Amazon.com, o funil pode ser Página inicial> página de resultados de pesquisa> página do produto> checkout.

Teste A / B ou Split

O teste de uma versão de uma página contra outra versão mudando apenas 1 item. Cada elemento é medido pela sua eficácia em comparação com o outro. Por exemplo, a eficácia de um botão vermelho em relação a eficácia de um botão verde. No teste A / B, apenas uma coisa é testada de cada vez.

Teste Multivariado (MVT)

Esse teste analisa múltiplas variáveis de uma página. Através de diferentes combinações determina os elementos e arranjos que tiveram o melhor desempenho. Por exemplo, um teste multivariado de landing page, pode testar muitas variações das imagens, textos e call to action em diferentes combinações para encontrar a melhor combinação.

Agora sobre essas estatísticas …

Aqui está uma visão geral do que você vai medir, a fim de avaliar a sua atual taxa de conversão, identificar os pontos problemáticos e projetar um plano de ação. Você pode obter esses números através do Google Analytics, do KISSmetrics ou de outro serviço analítico de sua preferência. Os números críticos para CRO são os seguintes:

  • Seu Total de conversões é o número de pessoas que fizeram tudo o que é definido como conversão (assinatura de newsletter, realizou uma compra, e outras ações).
  • Para obter a sua Taxa de conversão, divida o número total de conversões pelo número de visitantes do seu site.

Por exemplo, um site com 5000 visitantes e 50 conversões tem uma taxa de conversão de 1%.

Mas quanto tempo as pessoas gastam em seu site? Quais páginas estão visitando enquanto estão lá? Este próximo conjunto de números pode ajudá-lo a formar algumas hipóteses testáveis. Olhar para o seu Bounce, taxa de saída, e sua métrica de engajamento, é o primeiro passo para entender sua taxa de conversão.

  • Bounce Rate

Sua taxa de rejeição é a porcentagem de pessoas que partem depois de visualizarem uma única página. Uma taxa de rejeição alta não é uma coisa boa – por qualquer motivo, as pessoas não estão encontrando o que estão procurando, então elas partem quase imediatamente.

  • Taxa de saída

Você também tem uma taxa de saída específica para cada página; É a porcentagem de pessoas que saem depois de ver a página. Sua taxa de saída permite que você saiba a última página que os usuários visualizam antes de sair do site. Uma taxa de saída muito alta em uma página específica pode ser uma bandeira vermelha.

  • Tempo médio no site

Isso te da uma ideia geral de quanto tempo as pessoas estão ficando em seu site. Uma taxa de rejeição elevada significa um tempo médio baixo – os visitantes não estão furando ao redor por muito tempo o suficiente para fazer o que quer que você quer que eles façam.

  • Média de Page Views 

Da mesma forma, a média de visualizações por página é uma métrica de engajamento que informa quantas páginas, normalmente, um visitante vê antes de sair. Mais visualizações de página pode significar engajamento, mas também pode significar uma falta de clareza em seu funil de conversão, caso não haja conversão.

Estas são as métricas que importam. Tomemos o exemplo acima – o site com 5.000 visitantes por mês, mas apenas 50 conversões. A empresa pode ficar felizes por todos os visitantes únicos ou reconhecer que sua taxa de conversão poderia ser muito melhor do que 1% e trabalhar para otimizar esses números.

 

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