Medir a efetividade do marketing digital é um dos maiores desafios das empresas. De acordo com o relatório de inbound feito pelo Hubspot em 2016, 46% dos marqueteiros entrevistados citaram que “provar o ROI das atividades de marketing” é um dos maiores desafios que eles enfrentam em suas empresas.

O problema é que quando os marqueteiros pensam em digital analytics, eles tendem a pensar em métricas tipicamente associadas com ferramentas de web analytics como as do Google Analytics – tráfego, bounce rate, unique visitors, etc

Enquanto web analytics pode providenciar um insight e dados sobre a performance do seu site, os profissionais de marketing realmente precisam  de dados mais ricos para entender o impacto de suas campanhas de marketing nas taxas de conversão e na jornada do cliente pelo funil de vendas de suas campanhas de marketing. Olhar as métricas de web analytics como o tráfego é apenas parte do quebra-cabeças.

Porque marketing digital analytics é mais importante do que web analytics

Os dados que o web analytics fornece não são suficientes para os profissionais de marketing, que precisam entender como o trabalho deles está impactando o marketing online da empresa e o funil de vendas.

O marketing de hoje vai muito além do seu website. É a interseção do que acontece entre seus canais de marketing e os resultados gerados por eles.

Web analytics mede coisas como velocidade de abertura de página, sessões abertas por visita e tempo no site. Marketing digital analytics, por outro lado, mede tráfego, leads, vendas, e que eventos ou campanhas influenciaram no aumento ou diminuição dessas taxas.

Como resultado dessa gama de informações que o marketing digital fornece, os profissionais de marketing podem diagnosticar deficiências em canais específicos, e fazer os devidos ajustes nas estratégias e táticas para melhorar o marketing de uma forma geral.

Marketing digital analytics > Web digital analytics

Vamos destacar 3 diferenciadores do marketing digital analytics em relação ao web analytics:

1.Integração entre diferentes canais de marketing

Com o marketing digital analytics, você tem uma boa visão do relacionamento entre seus canais de marketing. É muito importante ver como cada canal está se desempenhando individualmente. Mas também poder ver como cada um afeta o outro.

2.Na jornada do cliente o foco é centrado nas pessoas

Como mencionamos anteriormente, o foco do marketing digital analytics é na pessoa que está visualizando a página e não na visualização da página em si.

Isso permite que você monitore como cada prospect ou lead está interagindo com suas iniciativas de marketing, com o passar do tempo.

Toda essas informações geradas pelo marketing digital analytics vai te ajudar a perceber tendências entre seus prospects e leadse ver que estratégias são mais eficazes durante a jornada do cliente.

3.Dados de todo o círculo: de marketing à vendas.

Uma das funções mais úteis do marketing digital analytics é a habilidade de juntar desde as atividades inicias de marketing até o fim do funil de conversão, que é a venda.

Ter a análise de todo o círculo de vendas, te ajuda a determinar se sua campanha de marketing está ou não contribuindo para bottom line da sua empresa.

O importante aqui é mostrar que não se deve negligenciar o marketing digital analytics, pois ele é uma ferramenta muito importante, para medir resultados. Mas também seu deixar de lado a importância do Web analytics, que também é muito relevante para qualquer empresa.

Quero saber mais!

Funil de Conversão: de Visitante à Cliente

7 passos para construir um plano de marketing digital


Fontes: http://blog.hubspot.com/marketing/digital-marketing-analytics#sm.0001r3rpcpt26eeeuwz2a5jlgeaqg

 

Esse post foi publicado originalmente em novembro de 2016 e revisado e atualizado pela última vez em agosto de 2020

Tag: , ,

Conteúdos Relacionados

Google Analytics 360: os recursos que valem o investimento

Para muitos, o Google Analytics 360 é um sonho a ser alcançado. Entretanto, é importante conhecer suas características e funcionalidades para entender o retorno que se pode obter com o uso desta ferramenta incrível. É importante também ressaltar que  a maioria dos usuários falha ao minimizar os recursos da versão gratuita e assume erroneamente que...

Leia mais

Youtube Analytics: guia simples para mapear as principais métricas

Conhecer o YouTube Analytics é crucial se você deseja aproveitar ao máximo as possibilidades de um canal do YouTube. Ao quantificar os sucessos e falhas do seu conteúdo, você pode aproveitar as oportunidades para agregar valor aos inscritos e mantê-los envolvidos. Além disso, você também pode expandir o alcance da sua marca no segundo maior...

Leia mais

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312