Toda a indústria de SEO tem experimentado uma transformação profunda, principalmente nos últimos dois anos. Isso tem forçado os profissionais da área a mudarem drasticamente suas estratégias.
Ter um rank alto no Google já não é tão fácil quanto há três anos, muito em razão de práticas pouco éticas – Black Hat SEO – para conseguir uma boa exposição nos motores de buscas. Quando o Google identifica um site suspeito de realizar truques para manipular resultados, este pode ser penalizado com a perda de posições no ranking e até desindexação do índice. Entenda e aprenda táticas para evitar o SEO Negativo e o que fazer para evitá-lo.
O QUE É SEO NEGATIVO?
SEO negativo refere-se à prática de usar técnicas antiéticas para sabotar rankings de um concorrente nos motores de busca. Ataques de SEO negativo pode se dar de diferentes formas
- Hackear um site
- Construir centenas ou milhares de links de spam para um site
- Copiar o conteúdo de um site e distribuí-lo por toda a internet
- Apontar links para um site usando palavras-chave como o Viagra, poker online, etc
- Criar perfis sociais falsos e arruinar a reputação de um site
- Remover os melhores backlinks de um site
COMO SE PROTEGER
Dois programas podem ajudar na identificação de sites que utilizam técnicas Black Hat SEO:
- Search Engine Spam Detector: detecta palavras-chave grifadas em excesso, texto invisível ou doorway pages.
- Copyscape: por meio dele você consegue descobrir páginas com conteúdo copiado do seu site.
Fonte: “How to Protect Your Website from Negative SEO”, Kissmetrics / Foto: Freepik