Se você trabalha com taxa de otimização, você provavelmente conhece o termo teste A/B. Esse é um teste que basicamente compara a performance de duas versões (A e B) de uma webpage, para aumentar as taxas de conversão de um site.

Agora vamos falar como a segmentação no Google Analytics pode te trazer melhores resultados. Primeiro vamos falar sobre o que é segmentação em Google Analytics e como isso vai fazer com que você consiga alcançar seus objetivos.

O que é segmentação em Google Analytics?

No modo tradicional da palavra em marketing, segmentação é a divisão dos consumidores em diversos segmentos, baseado nas semelhanças compartilhadas entre eles. No Google Analytics é bem similar. Você pode agrupar os visitantes de um site em diferentes segmentos, baseado nas qualidades e necessidades de cada um – Tamanho de tela, navegador, sites visitados, tipos de páginas visitadas.

Por que precisamos de segmentação?

Usar a segmentação no Google Analytics oferece uma amplitude de benefícios para otimizar as taxas de conversão do seu site. O principais benefícios são:

Foco em páginas com melhor performance

Usando a segmentação no Google Analytics, você pode se concentrar em páginas com o maior tráfego, ou páginas que tenham as maiores taxas de conversão. A segmentação possibilita que você consiga descobrir quais páginas são visitadas por aqueles visitantes que fizeram uma compra. Assim você saberá que páginas ou elementos você deve priorizar no seu teste A/B.

Com a segmentação você pode determinar quais páginas recebem maior visualizações de visitante pagantes. Isso te ajuda a direcionar melhor suas campanhas de marketing. Assim, você pode determinar quais canais trazem o maior número de prospects e de clientes.

Conteúdo personalizado

Segmentação também permite com que você envie conteúdo personalizado para seus clientes, baseado nas suas características. Como, por exemplo, e-mail marketing com conteúdo personalizado para cada segmento.

Idéias de tipo de segmentação

Para aqueles que estão começando agora com a segmentação no Google Analytics para testes A/B, eu sugiro que você foque nesses tipos de segmentos:

Origem de tráfego

Esse vai te ajudar a entender como os seus visitantes se comportam off-line. Segmentando seus visitantes pela fonte de tráfego, você pode ganhar informações importantes sobre as variações da jornada dos clientes.

Geo-localização

Esse segmento te ajuda a avaliar a característica dos seus visitantes e a variação de performance do seu marketing em cada localidade.

Tipo de visitante

Descubra como seus visitantes se relacionam com sua marca, segmentando pelo seu tipo: novos visitantes, returnin visitors, cadastrados ou não cadastrados.

Tipo de landing page

Isso te ajudará a entender quais landing pages tem melhor performance facilitando a medição da conversão. Você, também, poderá ver como os visitantes que chegam a partir de determinada landing page, se comportam pelo site.

Tomada de ação

Com a ajuda desse tipo de segmento, você pode identificar que consumidores fizeram uma compra e como eles se comportaram no seu site até a conversão.

Conteúdo visualizado

Com isso você pode determinar quais páginas tem maior probabilidade de encorajar um visitante a comprar seu produto.

Engajamento

As páginas do seu site podem ter diferentes leveis de engajamento. Criar um tipo de segmento baseado em engajamento vai te ajudar a fazer melhorias em páginas com menores taxas de engajamento.

Dados demográfico

Segmentando seus visitantes por dados demográficos, você irá entender de uma maneira mais profunda como o seu público-alvo está interagindo com o seu site.

Plataforma

Essa segmentação te ajuda a determinar as características dos dispositivos dos seus visitantes, como: tipo de navegador, resolução de tela, aplicativos. Como resultado, você poderá realizar melhorias no design do seu site, de acordo com as necessidades dos seus visitantes.

O ideal seria comparar a performance de vários segmentos e tentar determinar porque alguns segmentos estão indo melhor do que outros. Tem várias opções de segmentação no Google Analytics. Cabe a você determinar quais combinações de segmentações servem melhor ao propósito da sua empresa.

Incorpore a segmentação no teste A/B

Para a segmentação funcionar, é preciso integrar todas as ferramentas de teste que você usa, com o Google Analytics. Ferramentas de teste populares como OptimizelyVWO, e Convert vem com possibilidade de integração com o Google Analytics.

Depois de integrar as ferramentas com o analytics, você poderá ver qualquer resultado dos testes usando o “Custom Report”.

Incorporar segmentação nos seus testes A/B permite que você perceba como diferentes segmentos interagem e respondem a diferentes estímulos e variações, durante o teste. Te ajudando a entender melhor seus visitantes.


Fontes:

https://blog.crazyegg.com/2016/07/22/segmentation-ab-testing-google-analytics/

 

Esse post foi publicado em novembro de 2016

Tag: , , , ,

Conteúdos Relacionados

Modelo de crescimento e-commerce
3 Modelos de Crescimento para E-Commerce: Como Otimizar Resultados com Dados

Para alcançar um crescimento consistente no e-commerce é importante ter uma estratégia de comunicação baseada em dados, que transforme os visitantes do site em compradores lucrativos. Para aumentar as vendas, o melhor caminho é criar iniciativas relevantes, no momento certo. Mas como conhecer a fundo o comportamento dos usuários e garantir que seu e-commerce atenda às suas necessidades?

Consultoria Google Analytics
Consultoria Google Analytics: Como escolher a melhor empresa

Seus dados são um ativo importante para a sua empresa. Mas para isto é necessário saber como coletá-los e interpretá-los. Escolher a empresa de consultoria certa e utilizar as ferramentas mais indicadas é indispensável. Uma boa consultoria de analytics irá te ajudar a focar nas métricas certas, identificar problemas e traçar estratégias mais eficientes para melhorar os resultados de seu negócio.

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312