Se você trabalha com taxa de otimização, você provavelmente conhece o termo teste A/B. Esse é um teste que basicamente compara a performance de duas versões (A e B) de uma webpage, para aumentar as taxas de conversão de um site.
Agora vamos falar como a segmentação no Google Analytics pode te trazer melhores resultados. Primeiro vamos falar sobre o que é segmentação em Google Analytics e como isso vai fazer com que você consiga alcançar seus objetivos.
O que é segmentação em Google Analytics?
No modo tradicional da palavra em marketing, segmentação é a divisão dos consumidores em diversos segmentos, baseado nas semelhanças compartilhadas entre eles. No Google Analytics é bem similar. Você pode agrupar os visitantes de um site em diferentes segmentos, baseado nas qualidades e necessidades de cada um – Tamanho de tela, navegador, sites visitados, tipos de páginas visitadas.
Por que precisamos de segmentação?
Usar a segmentação no Google Analytics oferece uma amplitude de benefícios para otimizar as taxas de conversão do seu site. O principais benefícios são:
Foco em páginas com melhor performance
Usando a segmentação no Google Analytics, você pode se concentrar em páginas com o maior tráfego, ou páginas que tenham as maiores taxas de conversão. A segmentação possibilita que você consiga descobrir quais páginas são visitadas por aqueles visitantes que fizeram uma compra. Assim você saberá que páginas ou elementos você deve priorizar no seu teste A/B.
Com a segmentação você pode determinar quais páginas recebem maior visualizações de visitante pagantes. Isso te ajuda a direcionar melhor suas campanhas de marketing. Assim, você pode determinar quais canais trazem o maior número de prospects e de clientes.
Conteúdo personalizado
Segmentação também permite com que você envie conteúdo personalizado para seus clientes, baseado nas suas características. Como, por exemplo, e-mail marketing com conteúdo personalizado para cada segmento.
Idéias de tipo de segmentação
Para aqueles que estão começando agora com a segmentação no Google Analytics para testes A/B, eu sugiro que você foque nesses tipos de segmentos:
Origem de tráfego
Esse vai te ajudar a entender como os seus visitantes se comportam off-line. Segmentando seus visitantes pela fonte de tráfego, você pode ganhar informações importantes sobre as variações da jornada dos clientes.
Geo-localização
Esse segmento te ajuda a avaliar a característica dos seus visitantes e a variação de performance do seu marketing em cada localidade.
Tipo de visitante
Descubra como seus visitantes se relacionam com sua marca, segmentando pelo seu tipo: novos visitantes, returnin visitors, cadastrados ou não cadastrados.
Tipo de landing page
Isso te ajudará a entender quais landing pages tem melhor performance facilitando a medição da conversão. Você, também, poderá ver como os visitantes que chegam a partir de determinada landing page, se comportam pelo site.
Tomada de ação
Com a ajuda desse tipo de segmento, você pode identificar que consumidores fizeram uma compra e como eles se comportaram no seu site até a conversão.
Conteúdo visualizado
Com isso você pode determinar quais páginas tem maior probabilidade de encorajar um visitante a comprar seu produto.
Engajamento
As páginas do seu site podem ter diferentes leveis de engajamento. Criar um tipo de segmento baseado em engajamento vai te ajudar a fazer melhorias em páginas com menores taxas de engajamento.
Dados demográfico
Segmentando seus visitantes por dados demográficos, você irá entender de uma maneira mais profunda como o seu público-alvo está interagindo com o seu site.
Plataforma
Essa segmentação te ajuda a determinar as características dos dispositivos dos seus visitantes, como: tipo de navegador, resolução de tela, aplicativos. Como resultado, você poderá realizar melhorias no design do seu site, de acordo com as necessidades dos seus visitantes.
O ideal seria comparar a performance de vários segmentos e tentar determinar porque alguns segmentos estão indo melhor do que outros. Tem várias opções de segmentação no Google Analytics. Cabe a você determinar quais combinações de segmentações servem melhor ao propósito da sua empresa.
Incorpore a segmentação no teste A/B
Para a segmentação funcionar, é preciso integrar todas as ferramentas de teste que você usa, com o Google Analytics. Ferramentas de teste populares como Optimizely, VWO, e Convert vem com possibilidade de integração com o Google Analytics.
Depois de integrar as ferramentas com o analytics, você poderá ver qualquer resultado dos testes usando o “Custom Report”.
Incorporar segmentação nos seus testes A/B permite que você perceba como diferentes segmentos interagem e respondem a diferentes estímulos e variações, durante o teste. Te ajudando a entender melhor seus visitantes.
Fontes:
https://blog.crazyegg.com/2016/07/22/segmentation-ab-testing-google-analytics/
Tag: Analytics, Google Analytics, Medir Resultados, Segmentação, Testes A/B