Medir a consciência da marca divide a opinião dos profissionais de marketing. É visto por alguns como um exercício inútil, uma acumulação de métricas de vaidade que não tem qualquer relação com o ROI de marketing.

A outra escola de pensamento, defendida por Bryan Sharp, sustenta que um dos impulsionadores mais fortes em fazer os consumidores comprar é simplesmente a capacidade de recordar o produto. Sharp afirma que o recall da marca é melhorado com um logotipo consistente e onipresente, por endossos de celebridades e o marketing de massa tradicional.

Isso ajuda a explicar por que as marcas colocam tanto dinheiro em patrocínio: através da parceria com outras marcas globais, as marcas aumentam a sua exposição a um público mais amplo.

Aumentar a conscientização é importante. No entanto, a consciência da marca sempre foi uma das coisas mais difíceis de medir. Damos uma olhada nas diferentes maneiras que você pode monitorar a conscientização abaixo.

Táticas para medir o reconhecimento da marca

  1. Pesquisas

Se você realizar uma pesquisa por e-mail, site ou telefone, você pode perguntar aos clientes existentes como eles ouviram falar de você ou você pode perguntar a uma seleção aleatória de pessoas, se elas estão familiarizadas com sua marca. A primeira abordagem vai lhe dar uma compreensão de como as pessoas ouvem sobre você, o segundo vai lhe dar uma visão sobre o número de pessoas que podem recordar sua marca.

  1. Veja o tráfego do site

Medir o tráfego do seu site ao longo do tempo pode revelar insights sobre o reconhecimento da marca, mas é importante que você procure nos lugares certos. O direct channel (busca orgânica) do Google Analytics rastreia o número de pessoas que digitaram seu URL em sua barra de endereços, usaram um marcador do navegador ou clicaram em um link em um e-mail ou documento offline não acompanhado. Monitorando isso ao longo do tempo lhe dará uma indicação de mudanças na consciência da marca.

No passado, os usuários do Google Analytics conseguiam acompanhar facilmente o número de pessoas que usam palavras-chave de marca para chegar ao site.

Desde que o Google mudoua para busca segura em outubro de 2011, a medição do tráfego de palavras-chave tornou-se mais difícil com a grande maioria dos dados de palavras-chave que ficam escondidas atrás de “não fornecidos” em nome da privacidade.

Isso significa que você não vai saber qual a proporção de pessoas que chegaram através de pesquisa saber a sua marca, em comparação com aqueles que têm procurado por palavras-chave não-marca e acontecendo com você por acaso.

Claro, nem todas as marcas dependem de um site para vender seus produtos. Bens de consumo é um exemplo de uma indústria que é menos dependente de vendas direto ao consumidor.

A maioria das vendas de Tide provavelmente vem das vendas dos supermercados e não do site tide.com, significando que os dados do Web site não são muitos relevantes para ver a consciência de marca.

  1. Olhe para os dados do volume de pesquisa

Use o planejador de palavras-chave do Google Adwords e o Google Trends para verificar o volume de pesquisas do nome da sua marca e acompanhá-lo ao longo do tempo para verificar se os volumes de pesquisa estão aumentando.

Esta pode ser uma ferramenta simples e útil, porém os dados estarão muito sujos para usar se o seu nome de marca é um termo genérico, como ‘Shell’ ou ‘Seat’, que são palavras em inglês.

  1. Use a escuta social

Talvez a tática mais eficaz seja olhar para onde as pessoas estão falando – mídias sociais e outros sites.

A escuta social permite que você escute conversas on-line e orgânicas sobre sua marca em toda a mídia social e na web. Ouvir estas opiniões não solicitadas permite que você ouça os pensamentos do consumidor como eles são naturalmente expressos.

Isso também supera um dos problemas com pesquisas, viés de resposta, onde as pessoas podem não dar respostas naturais simplesmente por causa do formato em que eles estão sendo perguntados.

Ferramentas de escuta social, como Brandwatch, permitem que você faça suas próprias buscas refinadas que podem superar o problema de uma marca genérica, permitindo que você filtre todas as menções irrelevantes.

Que métricas você deve medir?

Volume de Menções

Simplesmente contando o número de vezes que sua marca foi mencionada on-line, você pode descobrir o número de conversas envolvendo sua marca e acompanhar todas as mudanças ao longo do tempo.

Você pode acompanhar conversas que não incluem @mentions ou acontecer fora dos canais oficiais, de propriedade de sua marca.

Nossa análise mostra que até 96% das conversas estão fora dessas mídias. Se você usar apenas plataformas de análise inbuilt (como o Facebook Insights), você só pode ver a ponta do iceberg.

Alcance

Alcance é o número potencial de pessoas que essas menções serão vistas por. Ele leva em conta o número de seguidores de cada autor que menciona você. Então, se alguém com um milhão de seguidores tweets sobre sua marca vai espalhar a consciência da marca muito mais do que uma pessoa que tem 100 amigos.

Esta é uma das razões influenciadores digitais são muito procurados durante campanhas de marketing; Seu grande público significa que qualquer coisa compartilhada por eles tem o potencial de ser visto por um monte de olhos.

Engajamento

Para alguns, o envolvimento está além da responsabilidade de conscientização – mas pode ser importante rastrear, pois fornecerá um indicador da eficácia da conscientização. Os dois não existem independentemente um do outro.

Você quer saber se as pessoas estão digerindo ativamente o seu conteúdo, em vez de vez e deslizar o feed de notícias.

O que você deve estar medindo?

Benchmark

A fim de acompanhar as mudanças na consciência da marca que você precisa para comparar com as suas métricas de linha de base, olhando para um período de tempo suficientemente longo para detectar quaisquer picos naturais e depressões, como quaisquer anomalias.

Brandwatch fornece dados históricos para que você possa facilmente medir e avaliar a percepção ao longo do tempo desde o seu primeiro login. 

A base do sucesso

Consciência da marca pode ser a base sobre a qual construir a sua estratégia de marketing.

Aumentar o número de consumidores que podem recordar sua marca é geralmente fundamental para o sucesso.

No passado, o desafio era ganhar uma percepção precisa do nível de consciência, mas a escuta social simplificou o processo e forneceu dados mais ricos. Usando o Brandwatch Analytics para rastrear o conhecimento da marca, você fornece as ferramentas necessárias para monitorar e aumentar burburinho em torno de sua marca.

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