Saber aumentar a sua taxa de conversão é crucial para a sua estratégia de marketing digital. Digamos que o seu site está dando certo em muitas áreas. O tráfego está bom graças a um SEO eficaz, pesquisas pagas, estratégia sociais ou marketing de conteúdo. Ótimo! Mas você simplesmente não está convertendo.
Qualquer que seja o objetivo do seu site, uma conversão é melhor que uma mera ação. A taxa de conversão é uma métrica essencial em e-commerce, uma vez que revela a percentagem do total do tráfego do seu site que completou um objetivo específico. Quanto maior a taxa de conversão, melhor! Otimização da taxa de conversão (CRO: Conversion Rate Optimization) é o processo de otimizar o seu site para aumentar as chances dos visitantes concluírem aquela ação específica.
Mas quais técnicas podem ser usadas para otimizar a sua taxa de conversão? Qual é o caminho? Confira o que todo negócio precisa fazer pode melhorar a sua performance.
Testes A/B
Tudo por ser alterado e mensurado. Se for um elemento na página, então ele pode ser testado. E se testar esse elemento significa uma chance de aumentar a conversão, isso deve ser feito. A partir de testes, você pode ver que mudanças trazem mais resultados e aumentam a conversão do seu site. Entenda melhor como usar Testes A/B para melhorar seus resultados em nosso artigo “Teste A/B: você está fazendo certo?”.
Testes A/B ainda são a forma mais usada para gerar aumento de conversão, sendo usados em 2/3 das empresas
Análise da jornada do consumidor
O comportamento do cliente está cada vez mais complexo e imprevisível. A sua jornada inclui ver um anúncio do seu produto, pesquisar a sua marca, visitar o seu site, fazer uma compra, entrar em contato com você para todas as necessidades de atendimento ao cliente. As empresas precisam entender os seus clientes e os caminhos que levam à conversão.
As empresas precisam coletar e analisar dados de fontes online e também offline (call-centers, lojas de rua). Combinar os dois é a única maneira de construir uma imagem completa e precisa dos clientes e como eles são susceptíveis de se comportar no futuro.
Segundo uma pesquisa nos EUA, 58% das empresas usam a análise da jornada do consumidor
Pesquisas on-line / feedback do cliente
O feedback pode ser coletado de várias formas (mesmo que seja uma pop-up). Um método popular e menos intrusivo de fazer isso é o Net Promoter Score. Esta é uma métrica de lealdade do cliente baseada em uma pergunta direta: Quais as chances de você recomendar a nossa empresa / produto / serviço a um amigo ou colega?
A pontuação NPS final é calculada subtraindo-se a percentagem de clientes que estão detratores (insatisfeitos com o seu site) da porcentagem de clientes que são promotores (entusiastas mais leais). Promotores – detratores = NPS. Empresas como Amazon e Costco operam com um NPS de 50-80%.
Análise do abandono do carrinho
Reduzir a taxa de abandono de carrinho é o caminho para aumentar conversões. Clique aqui para ler o nosso post para reduzir o abandono e aumentar conversões.
Outros benefícios do CRO
Testes constantes não significam apenas um possível aumento na conversão. Isso também irá levar a uma melhor experiência do usuário. A remoção das barreiras, simplificando o uso, esclarecendo a navegação… Tudo isso ajuda a conduzir o cliente e, portanto, torna o site um lugar melhor para navegar. Afinal, o objetivo do aumento da conversão não é manipular os visitantes para a conversão. É facilitar a viagem dos já interessados ou envolvidos através do seu site, até que eles consigam o que queriam.
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Fonte: Econsultancy/ Imagem: Freepik
Tag: E-commerce, Jornada de Compra, Melhoria de Conversão, Otimização, Testes A/B