À medida que as tecnologias digitais continuam a transformar a economia, muitos líderes estão lutando para definir uma estratégia digital, mudar as estruturas organizacionais e remover as barreiras que os impedem de maximizar o impacto potencial das novas tecnologias digitais.

A nova economia digital está afetando todas as empresas, incluindo serviços financeiros, varejo, transporte e telecomunicações. Para que as empresas sobrevivam e permaneçam competitivas, elas devem implementar e usar processos e práticas que permitirão à organização competir efetivamente em um mundo cada vez mais digital. Isso significa aproveitar as competências digitais para misturar de forma contínua e transparente as experiências comerciais, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência operacional e o desempenho organizacional.

O poder da Transformação Digital

A Transformação Digital é o processo contínuo de alavancar competências digitais para gerar mudanças e/ou se adaptar a seus stakeholders como clientes, parceiros, funcionários e concorrentes, para criar novos modelos de negócios, produtos e serviços.

As tecnologias digitais permitiram que pequenas startups tomassem o lugar de concorrentes gigantes em quase todas as indústrias, incluindo bancos, telecomunicações e varejo. Os consumidores agora estão procurando a experiência de conveniência e simplicidade de experiências online e móveis do Facebook, Amazon, Airbnb e Uber.

Existem 3 principais razões pelas quais cada empresa deve adotar a Transformação Digital:

1. Inovar mais rápido

Algumas das maiores empresas que fazem parte da nossa vida hoje não existiam na década de 90. Netflix, Facebook, Amazon e Google são quatro grandes empresas que estão centradas em tecnologia e lideram o crescimento maciço e as quotas de mercado em suas respectivas indústrias. Na China, o grupo BAT (Baidu, Alibaba e Tencent) emergiu como a força dominante no crescimento e também nas fusões e aquisições.

Outras empresas renomadas que não existiam antes de 2005 incluem: YouTube, Instagram, Fitbit, GoPro, Twitter, Airbnb, Dropbox, WhatsApp e Uber – cada valor superior a US$ 1B com mais de US$ 10 bilhões.

O que é notável em todas essas empresas é a velocidade com que criaram novos modelos de negócios, serviços e produtos, uma vez que chamaram a nossa atenção e tornaram-se parte do nosso dia a dia.

2. Eficiência e produtividade

Empresas que estão adotando a Transformação Digital são capazes de melhorar a eficiência e a produtividade de seus recursos, principalmente para seus clientes. Um exemplo são os investimentos que os bancos fizeram na modernização de sua infraestrutura de TI para permitir que bancos on-line e outros serviços digitais se tornem FinTechs. O Bank of America triplicou seu orçamento digital em 2016 e gastou US$ 1,1 bilhão menos do que em 2012 para a rede, armazenamento e capacidade do servidor.

3. Simplicidade e melhor experiência do usuário

Se os seus clientes puderem usar algum dispositivo, a qualquer momento e de qualquer lugar, de maneiras simples, convenientes e rápidas, provavelmente continuarão retornando. Pense sobre a experiência de compra da Amazon: o processo é tão fácil e conveniente que muitos de nós sempre continuaremos comprando praticamente qualquer coisa e, às vezes, até pagando mais, porque o processo é fácil, rápido e conveniente.

3 ingredientes de sucesso

A Transformação dirige todos os aspectos de uma empresa – marketing, engenharia, vendas, serviços e operações, e envolve três ingredientes de sucesso.

• Pessoas

Os líderes devem abraçar uma cultura de agilidade para que a organização possa detectar o tipo de mudança, de modo a responder rapidamente com a solução mais competitiva. Isso significa ter uma cultura de diálogo aberto e uma visão holística das rupturas digitais (ameaças e oportunidades) enfrentando partes-chave do negócio.

• Processos

A cultura de diálogo aberto está trabalhando em conjunto para criar padrões, serviços, produtos e modelos de negócios de forma aberta e meritocrática, onde as pessoas mais influentes não são as que têm os títulos mais altos, mas aquelas com as melhores ideias.

É o desafio de se aproximar do mundo de forma inovadora – colaboração não tradicional e multifuncional entre desenvolvedores em diferentes equipes, funcionários e empresas (incluindo concorrentes) –, onde a transparência, feedback/comentários frequentes são fornecidos de forma assíncrona e um senso de comunidade e orientação são importantes.

• Tecnologia

Finalmente, as organizações devem sempre procurar tecnologias que incluem Cloud, Mobile, Social, Big Data e AI para detectar tendências que possam gerar mudanças disruptivas ou serem adaptadas por clientes, parceiros, funcionários e concorrentes para criar novos modelos de negócios, produtos e serviços.

Como Jeff Bezos da Amazon afirmou: “Se você luta contra eles, você provavelmente está lutando contra o futuro. Abrace-os e você estará na direção certa.”

Em resumo, acho que ficou claro que quase todas as empresas devem aproveitar as competências digitais para impulsionar mudanças e criar novos modelos de negócios, produtos e serviços – caso contrário, elas correm o risco de se tornarem extintas.

Esse post foi publicado em janeiro de 2018

Tag: ,

Conteúdos Relacionados

Como melhorar a performance dos seus anúncios online

Ao contrário de como se anunciava antigamente, no digital é possível fazer tudo em tempo real, buscando sempre otimizar a sua performance. Agora podemos monitorar e fazer melhorias de forma instantânea ou ajustar o criativo para uma mídia diferente. Isso significa que você não precisa gravar um comercial novamente se não estiver gerando resultados suficientes...

Leia mais

9 maneiras de crescer na carreira em marketing digital

O segmento de marketing digital é um dos que mais crescem atualmente. Como qualquer indústria, o desenvolvimento de uma carreira no digital requer uma combinação de habilidades, do conhecimento prático às habilidades sociais e de rede, habilidade promocional, habilidades técnicas e muito mais. Dicas para crescer na carreira em Marketing Digital Pensando nisso, listamos 9 das melhores...

Leia mais

Tipos de personalização para gerar leads e ganhar clientes

Lembra-se da última vez que você navegou pela página inicial de alguma das suas lojas online preferidas e viu um monte de recomendações com base em seus hábitos de navegação? Ou aquela vez que você recebeu um e-mail da companhia aérea que você tem o hábito de viajar lhe agradecendo e até mesmo mencionando sua cidade natal? Este é...

Leia mais

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312