Grandes experiências de usuários on-line não acontecem por acaso. Os seus clientes precisam ser capazes de encontrar informações e produtos de forma fácil e rápida no seu site. Por isso, dar atenção a alguns fatores da User Experience (UX)  vai te ajudar a otimizar os elementos visuais, a diagramação e a distribuição de informações, de forma que proporcione uma melhor interação com o cliente, aumente a receita, reduza os custos operacionais, e faça-o se diferenciar da concorrência.

USABILIDADE

A usabilidade é um dos fatores mais fundamentais para um design bem sucedido de websites e intranets, porém ainda é muitas vezes negligenciada ou não é tratada como prioridade.

Proporcionar usabilidade requer uma significativa pesquisa de usuário e de ambiente, muito antes de o site ser concebido ou desenvolvido. Eliminar ou atrasar esta avaliação resultará num produto que não irá atingir seu público-alvo, não será user-friendly e não trará o nível de satisfação esperado.

Fazer um site utilizável se resume a certificar-se de que ele irá apresentar as informações em um formato de fácil leitura e será o mais simples e rápido de navegar.

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

O principal problema que a maioria dos sites sofre acontece quando os usuários não conseguem encontrar facilmente a informação que estão procurando. Fornecer um recurso de pesquisa é importante, porém a arquitetura da informação do seu site tem um impacto bem mais direto sobre facilidade de encontrar informações.

O conteúdo tem que ser pesquisado, estruturado e elaborado. E a interface de contato com o usuário precisa ser empática, criar ponte com quem usa o site. A busca é a etapa final dessa trajetória: bem montada a arquitetura da informação, é hora de pensar como será a sua recuperação, sua busca.

ACESSIBILIDADE

Todos os sites devem ser desenvolvidos com a acessibilidade em mente. Na prática, isto significa que eles devem apoiar o uso de tecnologias assistivas comuns e evitar escolhas de design que deixem conteúdo ou serviços inacessíveis para os utilizadores com deficiência, incluindo a cegueira (ou daltonismo), surdez e perda de audição, deficiência de fala, e quaisquer combinações destes.

Porém, uma boa acessibilidade vai além de simplesmente permitir o acesso a serviços e conteúdos. É preciso entender que não basta aplicar as técnicas, também é preciso garantir a acessibilidade através da validação com usuários e com o contínuo aperfeiçoamento

Fonte: “User Experience Optimization, OGI Solutions”

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