Tudo o que você precisa para obter uma configuração completa do Google Analytics 4.

Google Analytics 4
Google Analytics 4

Durante quase 18 anos, o Google Universal Analytics (UA) foi a principal plataforma de análise do Google. No entanto, o Google anunciou que o UA será desativado em julho de 2023 e substituído pelo Google Analytics 4 (GA4). Embora algumas pessoas possam questionar por que introduzir uma nova ferramenta com uma nova interface de usuário, a resposta é simples:

Mudanças nas jornadas do cliente e suas regulamentações

Lembra quando navegar na web era principalmente para ler, assistir vídeos, comprar produtos, verificar perfis de rede social de antigos amigos da escola ou saber mais sobre alimentos saudáveis? Todas essas ações eram rastreadas nas páginas da web, tornando o rastreamento do comportamento do usuário e e-commerce muito fácil para ferramentas como o UA. Por isso, o UA tornou-se uma excelente ferramenta para rastrear usuários, criar públicos e estabelecer metas para eles.

Mas nos últimos 18 anos, muita coisa aconteceu no mundo digital. Começamos a fazer muito mais coisas online – de transações bancárias e encontros a compras e estudos – em várias plataformas e dispositivos diferentes. Os usuários agora alternam com muito mais frequência entre dispositivos, plataformas e navegadores, o que significa que as jornadas e medições do cliente se tornaram muito mais fragmentadas em plataforma e mais difíceis de rastrear.

Além disso, a LGPD, banners de cookies e medidas de privacidade do usuário desempenharam um papel importante na formação do cenário de rastreamento que conhecíamos no UA. Agora precisávamos de uma nova solução.

Uma ferramenta criada para rastrear os usuários de hoje: Google Analytics 4

O Google lançou o GA4 para lidar com as mudanças no comportamento do usuário. Essa nova ferramenta tem a capacidade de rastrear usuários em diferentes dispositivos e plataformas, sem comprometer a privacidade do usuário e respeitando a LGPD. Para garantir isso, o GA4 incorporou diversos recursos, como o anonymizeIP, que impede a coleta de endereços IP, em comparação ao UA. Além disso, o GA4 utiliza o User-ID para alcançar usuários em diferentes dispositivos e plataformas, permitindo rastrear jornadas de usuário mais precisas e detalhadas. Com esses recursos, o GA4 foi criado para rastrear o comportamento online dos usuários de hoje.

Por que mudar agora é importante

A desativação do UA tem algumas desvantagens. Se você tiver painéis que utilizam dados do UA, eles ficarão obsoletos, a menos que a fonte de dados seja alterada para o GA4. Após 1º de julho de 2023, não haverá mais rastreamento no UA. Consequentemente, se você tiver metas do UA importadas para o Google Ads, precisará atualizá-las com dados de eventos de conversão no GA4.

Estamos aqui para ajudar

Configurar uma nova propriedade no GA4 é simples, no entanto, medir os pontos de contato mais importantes pode ser um processo complexo. A personalização do GA4 permite que você defina que tipo de dados coletar e como exibi-los na nova interface.

Para garantir que sua propriedade do GA4 esteja rastreando tudo o que é necessário, recomendamos revisar os principais pontos de contato do seu site/aplicativo para identificar os KPIs importantes e garantir que sua propriedade do GA4 esteja rastreando tudo o que é necessário. É importante traduzir esses KPIs em eventos de conversão no Gerenciador de tags do Google, com os parâmetros corretos, para rastrear os dados do usuário de maneira precisa e específica.

 Se precisar de ajuda com isso, a Avantare pode fornecer uma estrutura de medição de dados para que esse processo ocorra da maneira mais tranquila possível.

Com esta lista de verificação, você poderá garantir que sua propriedade GA4 nova ou existente esteja configurada corretamente, permitindo que você ainda colete todos os dados relevantes quando o UA for desativado em 1º de julho de 2023. Portanto, certifique-se de fazer a transição para o GA4 com bastante antecedência. Tudo pode parecer um pouco confuso e desalinhado à primeira vista, mas não se preocupe, nossos especialistas em análise estão aqui para te ajudar a mudar do UA para o GA4.

Checklist

Ter uma configuração personalizada e avançada pode ajudar na captação de informações e dados qualificados para o negócio online. Portanto, não perca tempo e acesse logo o checklist em nosso ebook.

https://avantare.com.br/ebook/google-analytics-4-checklist-para-a-configuracao/

A Avantare é uma parceira oficial do Google e nossos especialistas em análise são treinados neste tópico exato, além de tudo o que envolve coleta de dados, medição e rastreamento. Portanto, se precisar de ajuda para verificar sua configuração atual ou conselhos sobre como configurar uma nova propriedade, não hesite em nos contatar – estamos aqui para ajudar.

Esse post foi publicado em maio de 2023

Tag: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

Conteúdos Relacionados

4 Problemas do GA4 e Por Que Eles Podem ser Bons

Críticos argumentam que o Google Analytics 4 deixa a desejar em muitos aspectos. E se essas falhas percebidas na verdade contribuírem para sua melhoria? Desde o lançamento inicial do Google Analytics 4 no final de 2020, os usuários têm criticado a solução. A lista de reclamações é longa – desde a mudança do rastreamento de...

Leia mais

Google Analytics 4 X Universal Analytics: Conheça as Principais Diferenças

Google Analytics 4 X Universal Analytics: Conheça as Principais Diferenças O Universal Analytics (UA) está se aproximando do seu último ano de existência antes de ser descontinuado em julho de 2023, abrindo caminho para o Google Analytics 4 (GA4). Apesar de o GA4 ser a opção padrão para novas propriedades do Google Analytics desde 14...

Leia mais

A Avantare é parceira oficial da Google em Analytics há mais de 10 anos, com todas as certificações para gerar resultados. Somos uma empresa certificada desde 2012 em todos os produtos Google Marketing Platform.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

contato@avantare.com.br
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312

Olá! Preencha os campos abaixo
para iniciar a conversa no WhatsApp

Sair da versão mobile