O Google Analytics 4, ou GA4, é uma ferramenta de análise digital revolucionária que possui funcionalidades essenciais que as marcas precisam para responder a todas as suas perguntas sobre o comportamento no e-commerce.

Aqui estão alguns dos principais recursos que você deve conhecer no GA4:

  1. Métricas de rastreamento importantes — KPIs significativos em torno de exibições de página, dados demográficos, otimização de computadores e dispositivos móveis e muito mais;
  2. Previsões do comportamento do cliente — novas métricas baseadas em Machine Learning;
  3. Análise de tráfego — entenda seu site e a experiência multiplataforma do ponto de vista do usuário;
  4. Análise de comportamento do usuário — aprenda mais sobre seus clientes e melhore sua retenção com análises por usuários, e não por sessões;
  5. Rastreamento de eventos — decida quais eventos você quer rastrear, defina metas e rastreie conversões com atribuição baseada em dados.

Isso significa que seu rastreamento será mais preciso; você poderá ver como os usuários interagem com seu site não apenas de uma vez, mas também ao longo do tempo e por meio de diferentes dispositivos. Esta atualização é particularmente útil para marcas de e-commerce, que geralmente desejam observar como os usuários interagem com seu(s) site(s) durante diferentes temporadas e eventos especiais.

Ao ver os dados do usuário em vez das sessões, você pode se concentrar no que está funcionando para você e no que não está – por sua vez, tendo uma base melhor para a sua estratégia de negócios.

Já está pronto para configurar o Google Analytics 4? Continue lendo para ver mais motivos para aproveitar as novas funcionalidades do Google Analytics para o e-commerce. Você também pode baixar o nosso e-book para conferir um guia rápido para o novo GA4.

Você pode migrar seus dados históricos do UA para o GA4?

O Google não pode migrar o histórico de dados diretamente de sua antiga página do Universal Analytics para uma nova no Google Analytics 4. As duas versões são muito diferentes para migração de dados exata.

Aqui estão apenas algumas das maneiras pelas quais os esquemas e dimensões de coleta de dados mudaram drasticamente no GA4:

  1. Rastreamento baseado em eventos X Rastreamento baseado em ocorrências — Cada linha de dados agora é baseada em eventos no GA4 e não é mais rastreada em um nível de sessão como no UA
  2. Modelo de atribuição inteligente e baseado em dados — o GA4 usa um modelo de atribuição muito mais complexo para rastrear mais atividades do que o Universal Analytics, que apenas atribuía receita ao último clique
  3. Novos controles de privacidade infalíveis — o GA4 possui anonimização de IP do usuário integrada e outros recursos que são incompatíveis com o tratamento opcional de privacidade de dados no Universal Analytics

O Google oferece o Assistente de configuração para usuários do Universal Analytics para configurar uma nova propriedade do GA4, mas não fique muito animado. Este assistente de configuração ajuda você a configurar o Google Analytics 4 como uma nova propriedade, analisando ao mesmo tempo o histórico da propriedade do Universal Analytics. Isso não é o mesmo que migrar seus históricos de dados do Google Analytics para o mesmo destino de dados de sua nova propriedade.

O GA4 é mais adequado para e-commerce?

O Google Analytics 4 foi desenvolvido pensando nos usuários de e-commerce. As novas, personalizadas e específicas dimensões para o e-commerce focam na medição do comportamento do usuário na compra. Você pode até verificar um fluxo de dados em tempo real para ver como os usuários em seu site estão interagindo com sua propriedade. As empresas de e-commerce usam o GA4 para simplificar a intenção de compra e a categorização de SKUs.

As dimensões e métricas para o comércio digital adicionadas facilitam muito o rastreamento de eventos no GA4. Alguns exemplos:

  1. Categorização de itens — itemAffiliation, itemBrand, itemCategory, itemId, itemListId, itemName, itemPromotionCreativeName, itemPromotionId, itemVariant
  2. Eventos específicos de transação e receita — itemsAddedToCart, itemsCheckedOut, itemListClickEvents, itemRevenue, itemPromotionClickThroughRate, itemsPurchased, itemsViewed, orderCoupon, purchaseRevenue, shippingTier, transactionId
  3. Métricas exclusivas de comércio eletrônico — addToCarts, checkouts, averagePurchaseRevenue, averageRevenuePerUser, totalRevenue

GA4 e Canais de marketing

A visão multiplataforma do Google Analytics 4 e os recursos aprimorados de medição simplificam o marketing para o e-commerce. Você pode personalizar novos relatórios de dados no GA4 para otimizar anúncios pagos, mecanismos de pesquisa (SEO) e mídias sociais como canais de marketing. Use esses novos dados para criar um mecanismo de e-commerce orientado a dados.

O GA4 ajuda você a criar um arsenal de dados para melhor análise, otimização e previsão.

Mídia Paga

O GA4 revoluciona a coleta de dados em canais de mídia pagos, incluindo anúncios do Google, anúncios do LinkedIn e anúncios do Facebook da Meta.

O GA4 melhora o rastreamento e os resultados graças ao seu novo modelo de atribuição baseado em dados. A maneira antiga de fazer as coisas era atribuir a conversão ao último clique. O novo modelo de machine learning do Google analisa mais comportamentos por usuário. O modelo de atribuição do GA4 também aprende e otimiza continuamente para calcular o crédito de conversão.

SEO

A otimização de mecanismo de pesquisa é uma arte que cresceu e mudou junto com a tecnologia de análise da web. Você pode contar com o Google, cujo nome é sinônimo de busca, para ajudar no SEO. O GA4 do Google simplifica radicalmente a análise de SEO para gestores com conhecimentos menos avançados. Das tendências do usuário ao tráfego orgânico ao longo do tempo, seu painel do GA4 exibe os dados necessários para acompanhar e analisar sites.

Métricas simples, como acessos à web e taxas de rejeição, não são mais boas o suficiente. A única maneira de elaborar uma boa análise é ver como os usuários se comportam em seu domínio. Ademais, o melhor conteúdo para SEO é o conteúdo com o qual as pessoas realmente se envolvem (como esta página, agora que você leu até aqui).

A nova versão do Google Analytics mostra como os usuários realmente interagem com suas propriedades da web e do aplicativo para dispositivos móveis. Os tipos de evento padrão mostram a eficácia do seu conteúdo de SEO: page_view, session_start, user_engagement, first_visit, scroll, click, view_search_results e file_download.

Social

O Google Analytics está ficando mais experiente em redes sociais. A versão anterior do Google Analytics, o Universal Analytics, agrupava todas as redes sociais em uma categoria por padrão. O GA 4 compara as fontes de tráfego com uma lista de redes sociais para categorizar melhor os usuários recebidos e separar o tráfego social pago.

Você pode aprender ainda mais ativando a medição aprimorada de eventos na interface do Google Analytics. A medição aprimorada aprende ainda mais quando um determinado evento é acionado. Essa configuração permite escolher parâmetros para decidir quais dados extras coletar quando um determinado evento é acionado.

Como a Avantare pode te ajudar na transição para o GA4?

É recomendável que sua marca de e-commerce migre suas contas para o GA4 o mais rápido possível para reter os dados ano a ano e obter a configuração adequada da conta. Mas não deixe que a pressa para fazer a transição produza erros em seu processo, confie em quem tem experiência no assunto.

Especializada a mais de 14 anos no mercado de análise de dados, a Avantare possui um time altamente qualificado que já auxiliou grandes empresas como Casa & Vídeo, GSK, Michael Kors, Renner, e muitas outras, a atingirem seu máximo potencial baseado em certezas. 

Por meio de uma consultoria de digital analytics, que engloba projeções de crescimento, estratégias de dados específicas para o seu negócio, dashboards completos para o monitoramento de seus processos e análise de dados, conseguimos não só te auxiliar nessa transição mas como também otimizar a estrutura de inteligência digital da sua empresa.

Entre em contato com nossos especialistas para uma análise mais detalhada das dores do seu negócio e saber como podemos te auxiliar a utilizar ao máximo seus dados para uma melhor performance no mercado digital.

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Esse post foi publicado em outubro de 2024

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