Para alcançar resultados sólidos no seu E-commerce, é necessário se ter um planejamento cuidadoso e uma análise detalhada dos dados disponíveis.

Para isso, disponibilizamos uma planilha essencial, com métricas de e-commerce analytics para otimizar o crescimento do seu E-commerce e impulsionar suas estratégias de marketing.

Através da análise de dados detalhada, é possível não apenas acompanhar o desempenho atual, mas também antecipar tendências e ajustar estratégias para alcançar resultados sólidos.

O que é Ecommerce Analytics?

É o processo de coletar e analisar dados de todas as áreas que impactam sua loja online. Esses dados ajudam a entender mudanças no comportamento dos clientes e tendências de compras, permitindo decisões mais informadas e aumento das vendas. As métricas analisadas podem cobrir toda a jornada do cliente, desde a descoberta até a conversão e retenção.

 

Exemplos práticos dos mapeamentos com E-commerce analytics 

 

1- Descoberta de Origem do Tráfego para focar em canais que trazem mais tráfego qualificado.

Exemplo: Ao perceber que a maioria dos visitantes vem de anúncios no Facebook, você pode aumentar o investimento nessa plataforma.

2- Análise de Palavras-chave para  otimizar suas estratégias de SEO através da análise daquelas que estão trazendo mais visitantes ao seu site.

Exemplo: Se a palavra-chave “sapatos de corrida leves” está gerando muito tráfego, você pode criar mais conteúdos relacionados a esse termo.

3- Taxa de Clique (CTR) para  medir a eficiência dos seus anúncios e campanhas de email marketing.

4- Custo por Aquisição (CPA) para avaliar quanto está custando para adquirir um novo cliente em cada canal de marketing.

Exemplo: Se o CPA no Google Ads é mais baixo que no Instagram Ads, pode ser mais vantajoso alocar mais orçamento para o Google Ads.

5- Taxa de Conversão: Verificar a porcentagem de visitantes que completam uma compra.

Exemplo: Ao notar que a taxa de conversão é baixa em dispositivos móveis, você pode otimizar a versão mobile do seu site para melhorar a experiência do usuário.

6- Teste A/B: Experimentar diferentes versões de páginas de produto, chamadas para ação (CTAs) e layouts para ver qual converte melhor.

 

7-Taxa de Retenção de Clientes: Medir a porcentagem de clientes que voltam a comprar.

Exemplo: Implementar um programa de fidelidade pode ser uma boa estratégia se você notar que a taxa de retenção está baixa.

 

Otimize suas vendas com E-commerce Analytics

Análise de Tendências

Você deve implementar e otimizar em sua empresa, plataformas modernas de análise de dados de E-commerce. Elas possibilitam que  você tenha a capacidade de entender como seu negócio está se saindo agora e lhe permitem fazer previsões acertadas sobre o futuro.

Para condensar os dados e torná-los visíveis no menor tempo possível, você pode contar com as análises de marketing para mostrar:

  • O número de visitantes ao seu site por referências e campanhas de marketing
  • As ações que os visitantes realizam em seu site ao longo de períodos específicos
  • Páginas mais visitadas durante as temporadas de compras movimentadas
  • Em quais dispositivos as pessoas visitam sua loja

Use Dados dos seus Próprios Clientes

Com análises de marketing, é possível coletar, gerenciar e usar dados dos seus clientes. Relatórios de crescimento, engajamento e receita ajudam a entender o comportamento dos clientes, permitindo criar conteúdo mais relevante e direcionado.

Relatórios de Crescimento, Engajamento e Receita: 

  • Relatórios de Crescimento: Medir o aumento do número de clientes e das vendas ao longo do tempo.
  • Relatórios de Engajamento: Analisar como os clientes interagem com seu site e suas campanhas de marketing.
  • Relatórios de Receita: Avaliar as fontes de receita e identificar os produtos mais rentáveis.
  • Exemplo: Um relatório pode revelar que um determinado produto gera a maior margem de lucro. Isso pode levar à decisão de aumentar o estoque desse produto e criar campanhas de marketing focadas nele.

 

Otimize seus preços e conquiste seu público

A precificação é uma das alavancas mais poderosas para melhorar a lucratividade. Com as análises, você pode entender como o preço afeta diferentes segmentos de clientes, ajudando a encontrar os melhores pontos de preço para maximizar a receita.

Maximize seus resultados: Dicas para o Sucesso nas Análises de E-Commerce

Defina seus Objetivos Previamente

Definir seus objetivos e metas antes de mergulhar nas análises é essencial. É a melhor maneira de garantir que sua equipe esteja trabalhando em direção a um objetivo comum, enquanto aumenta as chances de você alcançar seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Os objetivos de marketing podem ser:

  • Gerar leads de alta qualidade em escala
  • Melhorar a taxa de conversão no checkout
  • Aumentar as margens de lucro
  • Aumentar as vendas por meio de upselling e cross-selling
  • Aumentar a fidelidade do cliente
  • Reduzir a taxa de abandono do carrinho

Use a estrutura SMART ao decidir sobre os objetivos. Por exemplo, o seu pode ser “Reduzir carrinhos abandonados em 5% no Q1.” As metas não precisam ser complexas, mas devem ser claras.

Em seguida, divida seus objetivos em etapas acionáveis e envie-os para suas equipes:

  • Decida o objetivo que deseja alcançar.
  • Priorize as tarefas que precisa cumprir para chegar lá.
  • Especifique como cumprir cada tarefa.
  • Envie esses objetivos de marketing para os tomadores de decisão e gerentes.

Estabeleça Benchmarks

Por exemplo, digamos que você está trabalhando em uma campanha de SEO para melhorar o tráfego do seu  site em novembro. Você pode rastrear métricas como visualizações de página, tempo médio na página, taxa de rejeição e taxa de saída. Novembro será o período de teste para suas mudanças, então você decide que as métricas do site em outubro serão seu benchmark.

Cada campanha terá um benchmark diferente. Se você estiver executando anúncios, pode ser o CTR ou CPC anterior. O importante é definir um período de tempo e uma métrica específica para benchmarking, para que você possa entender se suas campanhas estão sendo bem-sucedidas ou não.

Reúna Todos os Seus Dados de Marketing Dispersos em Todas as Plataformas e Canais

Faça uma lista de onde você acredita que todos os seus dados estão. Aqui estão alguns exemplos de onde você pode encontrar informações importantes:

  • Sua loja BigCommerce
  • Provedores de email
  • Plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)
  • Dados aprimorados do Google Analytics para ecommerce
  • Outbrain
  • Google Ads
  • Facebook Ads

A lista continua, e é individual para cada empresa. Usando um conector de dados pré-construído, você poderá extrair dados de qualquer fonte diretamente para o Excel ou Google Sheets. Você não precisa lidar com esse processo manualmente, o que faz uma grande diferença.

Monitore de Perto o Fluxo de Comportamento de Compras do Seu Site

Existem várias áreas-chave que você pode monitorar a esse respeito, incluindo sessões com transações, sessões com checkout e sessões com adição ao carrinho.

Se você notar uma redução repentina no fluxo, isso indica que há um problema no processo de checkout e possivelmente também problemas com a velocidade do seu site. Portanto, a análise e o monitoramento desse fluxo são críticos.

 

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Esse post foi publicado em novembro de 2024

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