Agora você pode criar relatórios personalizados no GA4 para e-commerce ou editar relatórios padrão de comércio eletrônico usando essas novas dimensões e métricas.

O Google Analytics 4 adicionou dezenas de novas dimensões e métricas que devem ajudar os profissionais de marketing nesta próxima temporada de compras de final de ano.

Os novos recursos foram lançados como parte da atualização mais recente do GA4, que adicionou novas dimensões e métricas de comércio eletrônico ao criador de relatórios personalizados.

Além de poder criar relatórios do zero, esse novo recurso significa que agora você também pode editar relatórios padrão de comércio eletrônico.

Novas métricas de comércio eletrônico

O GA4 agora tem as seguintes métricas de comércio eletrônico disponíveis em relatórios personalizados (custom reports):

• Receita bruta de itens
• Receita bruta de compras
• Valor do reembolso do item
• Receita do item
• Itens adicionados ao carrinho
• Itens verificados
• Itens clicados na promoção
• Itens comprados
• Itens visualizados
• Itens visualizados na lista
• Itens vistos na promoção
• receita de compra
• Quantia de reembolso
• valor do frete
• valor do imposto

Novas dimensões de comércio eletrônico no GA4

O GA4 agora tem as seguintes dimensões de comércio eletrônico disponíveis no criador de relatórios personalizados:
• Afiliação de item
• Marca do item
• Categoria do item
• Categoria de item 2
• Categoria de item 3
• Categoria de item 4
• Categoria de item 5
• Identificação do item
• ID da lista de items
• Nome da lista de items
• Posição da lista de items
• ID do local do item
• Nome do item
• Nome do criativo da promoção do item
• Slot de criativo de promoção de item
• Nome da promoção do item
• Variante do item
• Nível de envio

Novas métricas de receita

O GA4 também introduziu as seguintes novas métricas de receita nas explorações:

• Receita bruta do item (somente a receita total dos itens, excluindo impostos e frete).
• Receita bruta de compras (a receita total de compras feitas em seu site ou aplicativo).
• Valor do reembolso (o valor total dos reembolsos fornecidos em seu site ou aplicativo).

Google Analytics Custom Reports para E-Commerce

Adicionar essas novas dimensões e métricas do GA4 deve ajudar você a entender melhor o desempenho das campanhas, extrair insights e tomar decisões baseadas em dados – e potencialmente levar a mais receita.

Você consegue tirar o máximo de potencial de análise do GA4? Conheça mais sobre E-commerce Analytics e veja na prática tudo o que um bom trabalho de ciência de dados pode fazer para melhorar seus resultados.

Sobre o GA4 para E-Commerce

O Google Analytics 4 é a próxima geração da plataforma de analytics da Google e o sucessor do Universal Analytics. O GA4 fornece várias melhorias importantes não presentes no Universal Analytics. Onde a análise era limitada apenas ao rastreamento baseado em sessões com suporte parcial para vários dispositivos e plataformas, o Google Analytics fornece várias atualizações, como

• Rastreamento entre plataformas
• Rastreamento baseado em eventos
• Múltiplos fluxos de dados para diferentes dispositivos e plataformas
• Aprendizado de máquina para melhorar os insights
• Suporte para BigQuery
• Jornadas do usuário mais precisas

Estas são apenas algumas das funcionalidades do Google Analytics 4 essenciais para qualquer e-commerce ou negócio online.

Considerações Finais

O comércio eletrônico do GA4 é desafiador, especialmente se você deseja fazer tudo em um período muito curto. Definir uma estratégia clara economizará seu tempo e aumentará a precisão de sua implementação e coleta de dados.

Há muitas coisas para acertar se você quiser aproveitar ao máximo o GA4 e o comércio eletrônico é apenas uma delas.

Uma última coisa… Certifique-se de ter bons relatórios de negócio, para que possa ter as informações que realmente precisa para aumentar as vendas, otimizar investimentos e entender toda a jornada do consumidor.

Esse post foi publicado em agosto de 2023

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