Google Analytics é uma ferramenta extremamente útil para medir e monitorar o desempenho do seu site, contanto que você se familiarize com a sua linguagem.

Porém, depois de configurar o Google Analytics em seu site pela primeira vez, pode ser um trabalho árduo entender a análise da plataforma através de todos os diferentes termos sobre como os usuários estão utilizando seu site ou as atividades que realizam nele.

Qual é a diferença entre uma Sessão e uma Exibição de página? Usuários e Visitantes são a mesma coisa? Como a Taxa de rejeição do site se difere da Taxa de saída? E o Tempo na página reflete realmente o que diz? Se você já se perguntou algo parecido enquanto estava olhando para uma gama de informações da análise web para o seu site, não se preocupe.

A Avantare reuniu um guia prático para Google Analytcis para explicar os significados e usos de alguns termos-chave do Google Analytics e como eles diferem uns dos outros.

Taxa de Rejeição

Segundo a definição do Google, a “Taxa de rejeição é o percentual de sessões de uma única página – ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela”.

Isto pode acontecer se o usuário perder o interesse, ou ficar confuso com a apresentação da página e seu conteúdo, ou porque já tinha encontrado a informação que estava procurando.

A taxa de rejeição para uma página é baseada em todas as sessões que começam com essa página e terminam sem que o usuário navegue para quaisquer outras páginas do site.

A alta taxa de rejeição pode ser um indicador de problemas, ou pode indicar que, por qualquer razão, os visitantes não estão encontrando nada no site que os estimule a ficar mais tempo, ler mais, ou procurar mais conteúdo.

Um artigo de Graham Charlton , editor chefe do ClickZ Global, analisa formas de reduzir as taxas de rejeição.

Não deve ser confundida com: Taxa de saída

Cliques

Cliques é uma métrica que aparece em Relatórios SEO do Google, que você pode configurar para o seu site para monitorar a visibilidade em resultados de pesquisa e como isso se traduz em visitantes do seu site.

Portanto, o número de cliques em seu relatório de SEO registra o número de vezes que as pessoas clicaram em uma URL para o seu site nos resultados de busca. Essa taxa não conta cliques em resultados de busca pagosdo Google AdWords, que são contabilizados separadamente nos relatórios do AdWords.

A Taxa de cliques, ou CTR, é calculada dividindo-se o número de cliques para o seu site e o número de impressões (que registra quantas vezes ele foi visto) com o resultado multiplicado por 100. Isso vai lhe dizer qual a proporção de usuários que veem seu site nos resultados de busca e realmente clicam nele.

Não deve ser confundida com: Impressões ou Acessos

Entradas

O Google Analytics registra uma entrada para cada página quando o usuário inicia uma nova sessão. Assim, o número de entradas dadas para uma página específica mostra quantos usuários começaram a sessão com essa página.

Não deve ser confundida com: Página de Entrada 

Eventos

Um evento no Google Analytics rastreia as interações do usuário com o conteúdo, como downloads, cliques em anúncios para dispositivos móveis, gadgets, elementos em Flash, elementos incorporados em AJAX e reproduções do vídeo.

Eventos no Google Analytics dão dicas sobre uma série de atividades que os usuários estão realizando todo o site, e com um pouco de know-how técnico, é possível configurar eventos personalizados para controlar todos os tipos de comportamentos de usuários que normalmente não são visíveis no Analytics.

Não deve ser confundida com: Acessos

Página de saída

Oposto de uma página de destino, uma página de saída no Google Analytics refere-se à última página que o usuário acessou antes de terminar sua sessão e sair do site. A seção de páginas de saída do Google Analytics, portanto, permite que você veja quais páginas as pessoas mais frequentemente terminam suas sessões após a exibição.

O Google Analytics tem dificuldade em calcular a quantidade de tempo que os usuários gastam em uma página de saída, porque não há nenhuma página ao lado para ajudá-la a julgar quando o usuário deixou essa página. Este problema afeta a precisão do tempo médio na página e valores médios de duração da sessão.

Não deve ser confundida com: Página de entrada ou Taxa de Saída

Taxa de saída

Esta taxa mostra a frequência como os usuários terminam suas sessões em uma página particular. A taxa de saída é calculada dividindo-se o número de ‘saídas’ feitos a partir da página pelo número de pageviews que tem, para determinar qual a proporção de visitantes para essa página deixá-lo depois de visitar.

Uma página com uma alta taxa de saída pode não ter necessariamente uma alta taxa de rejeição, uma vez que os usuários podem estar chegando a essa página de outras partes do site antes de sair. No entanto, uma página com uma taxa de saída de baixa é provável que também têm uma baixa taxa de rejeição, uma vez que os usuários devem estar indo para outras páginas no site antes de sair.

Não deve ser confundida com: Taxa de rejeição ou Página de Saída

Acessos

Em termos de web, um acesso é um pedido para um servidor web para um arquivo como uma página da Web, imagem ou JavaScript. No Google Analytics, acessos são um termo abrangente para uma variedade de interações do site. Visualizações de páginas e Eventos, por exemplo, são os dois tipos de acesso. Uma sessão é simplesmente uma coleção de acessos de um usuário.

Google Analytics usa acessos para determinar quando e como um usuário está interagindo com uma página web. Então, se eventos não são enviados, o usuário é considerado inativo. A contagem regressiva para o fim da sessão de um usuário começa a partir de seu último acesso. Depois de trinta minutos sem novos acessos, a sessão termina automaticamente.

Não deve ser confundida com: Cliques, Page Views ou Eventos.

Impressões

Em Relatórios SEO do Google, impressões registros de quantas vezes uma URL para o seu site foi vista por um usuário nos resultados da pesquisa. Isso não conta impressões de resultados de pesquisa do Google AdWords pagos, que são contabilizados separadamente nos relatórios do AdWords.

Ao calcular cliques nesses URLs como uma porcentagem de impressões, o Google Analytics pode dizer-lhe o Click-Through Rate dos seus URLs que aparecem nos resultados de busca. Este aparece no seu Relatório de SEO sob CTR.

Não deve ser confundida com: Page Views

Landing Page ou Página de Entrada

‘Da página de destino “e” Página de entrada “são ambos usados ??pelo Google para se referir à primeira página um utilizador acede (ou em’ terras ‘) no início de uma sessão. A seção Páginas da aterragem do Google Analytics, portanto, permite-lhe ver as páginas por meio do qual os usuários na maioria das vezes chegam no site, e suas estatísticas.

Não deve ser confundida com: Página de Saída ou Entradas

Sessão

Uma sessão mede a quantidade de tempo que um usuário gasta ativamente em seu site. A duração da sessão é calculado a partir do momento em que o usuário chega e reinicia a cada vez que ele interagir com um elemento diferente do site. Se em até 30 minutos o usuário permanecer inativo, a sessão também se encerra.

A única exceção a isso é à meia-noite, em que todas as sessões para esse dia são finalizadas e uma nova sessão começa a ser medida, mesmo se esse usuário permaneceu ativo.

A duração média da sessão calcula a duração média de uma sessão do usuário, dividindo a duração da sessão pelo número de sessões. No entanto, há um problema com este cálculo: Google não pode calcular o tempo gasto em uma página de saída, porque não existe nenhuma página seguinte para o uso como um marcador. Isso drasticamente joga fora a precisão da duração média da sessão, especialmente no caso de saltos onde a sessão consiste em uma única página.

Não deve ser confundida com: Tempo na página

Tempo na Página 

Se você olhar para para páginas individuais em seu site no Google Analytics, você pode ver a quantidade média de tempo que um usuário gastou nessa página, bem como a quantidade de tempo que os usuários gastam, em média, em qualquer página do seu local.

Este número não é muito preciso, entretanto. O Google não tem nenhuma forma de medir o tempo que um usuário gastou na última página do seu site que eles viram, porque ele usa a próxima página que acessar para calcular quanto tempo eles passaram no anterior. Na última página de uma sessão, não há nenhuma página seguinte e assim que o tempo em que a página é registrado como ‘0’.

Google faz correta para esta questão um pouco, o cálculo do tempo médio na página dividindo o tempo na página pelo número de páginas vistas menos o número de saídas do site. O problema é, isso ainda significa o tempo na página de saída não é contabilizado, por isso tenha isso em mente quando se olha para estes números.

Não deve ser confundida com: duração da sessão

Usuários, visitantes ou tráfego? 

Estes três termos são todas maneiras de se referir às pessoas que acessam seu site. O Google Analytics usa os termos usuário e visitante alternadamente em lugares diferentes, ambos para se referir a uma pessoa individual que vem para o seu site. Um novo visitante é alguém que chega ao seu site, sem ter estado lá antes, enquanto um visitante de retorno é alguém que foi para o seu site anteriormente.

Tráfego é um termo geral para se referir ao volume de usuários que acessam seu site. Uma fonte de tráfego é qualquer lugar a partir do qual as pessoas são direcionados para seu site, como um motor de busca, rede social ou outro site.

Tipos de tráfego:

  • Tráfico Direto

Os visitantes do seu site são classificados como tráfico direto quando eles acessarem o seu site através de um marcador, ou digitando seu URL direto na barra de endereços do seu navegador.

  • Tráfego de Pesquisa Orgânica

O tráfego orgânico é o nome dado para a quantidade de usuários que encontram o seu site ‘organicamente’ através dos resultados da pesquisa, ao contrário do anúncio pago, quando o usuário clica em um link em outro site, ou a partir de um marcador que já tenha guardado. Palavras-chave de busca orgânica podem permitir que você veja quais os termos de busca estão ajudando os usuários a encontrar o seu site, bem como o tipo de coisas que eles estão procurando quando acessá-lo.

  • Tráfego de Pesquisa Paga

Tráfego pago é a quantidade de visitantes do seu site que vieram através de anúncios do Google AdWords, palavras-chaves de pesquisa paga e outras campanhas de publicidade online. Com Tráfego Pago no Google Analytics, você pode acompanhar todo o tráfego proveniente de fontes pagas em um único lugar, analisar o comportamento do usuário e medir a eficácia de suas campanhas

  • Tráfego de Referência

Uma referência é um visitante de seu site, que é enviado para lá, a partir de uma ligação direta em outro site. Tráfego de referência é, portanto, o termo geral para a quantidade de pessoas que são encaminhados para o seu site a partir de outro lugar na web.

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Esse post foi publicado em maio de 2021

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