Você está pronto para mudar do Universal Analytics (UA) para o Google Analytics 4 (GA4)? Quer saber como se preparar e o que esperar desta mudança?
Neste artigo, você descobrirá exatamente como o Google Analytics está mudando, o que é o GA4, como se preparar para a migração e quais são os benefícios dessa grande mudança que está por vir.

Sobre o Google Analytics 4

O GA4 oferece uma série de novos recursos para profissionais de marketing, incluindo muitos que antes estavam disponíveis apenas para clientes do GA360. Mais notavelmente, em comparação com versões mais antigas do Google Analytics, o GA4 coloca um grande foco no modelo de dados orientado a eventos. Além disso, tem novas interfaces, métricas e novos caminhos para exploração dos dados. Com novos recursos, alterações na interface do usuário e uma maneira totalmente nova de visualizar e analisar dados, há muito caminho a percorrer com o GA4. 

O Google anunciou uma data de expiração para o Universal Analytics: 1º de julho de 2023. Nesse momento, o Universal Analytics deixará de coletar dados. Os profissionais de marketing e proprietários de empresas ainda poderão fazer login no Universal Analytics e visualizar dados históricos dos próximos 6 meses, mas quaisquer novos dados serão coletados apenas no GA4.

No final de 2023, o Universal Analytics será completamente encerrado e os dados históricos que estava armazenando desaparecerão.

Você ainda tem muito tempo para configurar sua conta do GA4, mas definitivamente não quer esperar até o último minuto. Como dissemos, a migração envolve mais do que simplesmente trocar algumas linhas de código. Há muitas configurações que profissionais de marketing e empresários precisarão configurar no GA4 para que funcione para seus negócios.

GA4: Principais benefícios da migração:

Mensuração Centrada no Usuário

O GA4 usa medições centradas no usuário que permitem o entendimento de como eles interagem e se envolvem com o site e os aplicativos. Isso possibilita uma visão completa da jornada do usuário;

Com ele, você é capaz de saber as etapas que o usuário passou antes da conversão, por exemplo, se ele viu seu anúncio no YouTube ou fez o download do app.

Figura: Engajamento dos usuários ao longo dos dias

Insights usando Machine Learning

O GA4 possui detecção automática de tendências em seus dados e alertas sobre isso;

O Google Analytics 4 é capaz de prever o comportamento de grupos específicos de usuários. Esses novos recursos permitem que você crie públicos e execute análises de motivos para que um determinado target tenha mais probabilidade de converter do que outros.

GA4: Insights com uso de Machine Learning
Figura: Insights com uso de Machine Learning

Integração Profunda com Google Ads

Você pode usar os dados do GA4 para criar públicos-alvo personalizados mais relevantes e úteis, de acordo com a maneira como interagem com o site.

Também foi adicionado um recurso que permite analisar as conversões realizadas após a visualização de anúncios no YouTube.

Figura: Possibilidades de audiência com uso de Machine Learning

Eventos coletados automaticamente

Por padrão, o GA rastreia apenas visualizações de página em suas propriedades. Embora você possa personalizá-lo para rastrear interações adicionais, isso requer um conhecimento mais avançado de rastreamento de eventos e do Gerenciador de tags do Google. O GA4, por outro lado, já vem pronto para coletar dados adicionais. Você coleta automaticamente dados sobre rolagem, cliques de saída, engajamento de vídeo, downloads de arquivos e muito mais.

Você pode continuar a personalizar seus dados de eventos com base em suas necessidades específicas. Os eventos se dividem em quatro categorias:

Eventos de medição aprimorados;

Eventos coletados automaticamente;

Eventos recomendados;

Eventos personalizados.

Veja como o Google explica a diferença entre eventos no GA4 e no Universal Analytics.

“No Universal Analytics, os eventos são interações do usuário medidas independentemente de uma página da web ou carregamento de tela. Downloads, cliques em links, envios de formulários e reproduções de vídeo geralmente são medidos como eventos. Os eventos no Universal Analytics têm uma categoria, ação, rótulo e, às vezes, um valor, e são exibidos com esses campos em seus relatórios do Google Analytics.”

“Nas propriedades do Google Analytics 4, os eventos são interações do usuário com um site ou aplicativo que podem ser medidos simultaneamente ou independentemente de uma página da Web/carregamento de tela. Exemplos de eventos incluem visualizações de página, cliques de botão, ações do usuário e eventos do sistema.”

Figura: Mensuração na propriedade do Google Analytics 4 por eventos

Dados de App e Web Integrados

Outra grande diferença entre o GA4 e seu antecessor é o foco em combinar seus dados de app’s e da web — você pode visualizar, rastrear e gerenciar tudo em uma plataforma. 

Historicamente, o rastreamento de dados de aplicativos dependia de integrações entre Firebase e GA, e muitas vezes era difícil entender como seus dados da Web e de aplicativos se encaixavam. O GA4, desenvolvido na parte traseira do Firebase, permite o rastreamento contínuo de aplicativos e da Web. 

Se você já estiver usando o Firebase, os dados históricos serão transferidos; no entanto, como o GA4 opera em um modelo de dados diferente, uma nova configuração do GA4 não extrairá dados históricos de uma configuração do Universal Analytics.

Com isso em mente, você pode adicionar a tag global no GA4 e começar a coletar o máximo de dados possível agora, mesmo que não pretenda mudar para o GA4 para análise e geração de relatórios por um tempo.

Análises instantâneas com relatórios personalizados

O modelo de dados flexível no GA4 também permite relatórios personalizados mais diretos, especialmente usando Explorações. As explorações permitem que você crie vários tipos de relatórios personalizados diretamente da interface do Google Analytics, incluindo formas livres, funil, sobreposição de segmentos, caminho, valor da vida útil do usuário e explorações de usuários individuais.

Um benefício específico para os varejistas é a capacidade de criar relatórios de funil com mais liberdade na seção Explorar. Os relatórios de comportamento de checkout do UA permitem apenas um funil; no entanto, muitos varejistas oferecem mais de um tipo de checkout (padrão, convidado, pedido rápido etc.). No GA4, os funis personalizados não se limitam apenas às contas do GA4 Enterprise (pagas) e permitirão que você crie relatórios mais personalizados para entender seus fluxos de usuários exclusivos, desde a navegação até as compras.

GA4: Preparando sua implementação e migração – componentes chave:

O ideal é que possa começar a jornada do GA4 em paralelo com o Universal Analytics. Implementando uma configuração de marcação dupla para o seu GA4. Existem 2 tipos de configurações do GA4: Mensuração Básica e Avançada. Iremos falar sobre as etapas de configuração para te auxiliar na migração.

Configuração de Mensuração Básica:
1 – Crie uma propriedade do GA4
2 – Crie um fluxo de dados para Web
3 – Ativar mensurações aprimoradas
4 – Habilitar a coleta de dados

Quando se deve escolher esta opção?
– Quando estiver com recursos limitados
– Maturidade do analytics baixa
– Quando os recursos de seus relatórios estiverem limitados

Configuração de Mensuração Avançada:
1 – Ciclo de implementação completo incluindo desenvolvimento adicional em aplicativos e sites.

Quando se deve escolher esta opção?
– Quando estiver com recursos de desenvolvimento disponíveis
– Maturidade do analytics alta
– E-commerce e eventos personalizados

GA4: Implementação do Google Analytics 4
Figura: Componentes-chave para Implementação do Google Analytics 4

GA4: Conclusão sobre a implementação

O GA4 irá ser tornar a plataforma padrão do Google em 1 Julho de 2023, em substituição a versão do Universal Analytics (UA).  Agora é a hora de começar a aprender mais sobre o GA4 e utilizar seus recursos. 

Embora você provavelmente não esteja pronto para fechar completamente a porta de sua propriedade do UA, recomendamos a coleta de dados duplicada, ou seja a execução do UA e do GA4 em suas propriedades digitais. Obter uma vantagem inicial na coleta de dados do GA4 não apenas fornecerá retrospectivas históricas mais completas no futuro, mas também permitirá que você aproveite os benefícios dos recursos acima!

Quer baixar nosso guia rápido sobre o Google Analytics 4?

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Entre em contato com nosso time de especialistas. Estamos capacitados para fazer sua migração e te ajudar na melhor estratégia para alcançar um novo patamar de análise e otimização de resultados

 

 

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Esse post foi publicado em outubro de 2024

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