Coração foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Há muitas formas de mensurar os números que envolvem o marketing digital, porém as métricas de vaidade devem ser trabalhadas com parcimônia e demandam cuidado para não impactar de forma negativa ou ilusória nas campanhas criadas.

Isso porque, de modo geral, elas não apontam para soluções eloquentes dentro de um planejamento de marketing digital.

É importante ressaltar que as curtidas, os comentários e os compartilhamentos que fazem parte do engajamento, principalmente das redes sociais, é imprescindível para o sucesso de uma campanha de divulgação de marcas, produtos e serviços, mas podem não ser efetivas para definir os próximos passos de uma estratégia.

Deste modo, é preciso ir além e identificar os resultados gerados por todos os números que estão associados às plataformas digitais relacionadas às redes sociais. 

À primeira vista os números podem impressionar. Contudo, nem sempre eles apresentam algo concreto que possa ser indicativo sobre as estratégias empregadas em uma campanha de marketing digital.

É preciso entender que um elevado número de curtidas, muitos comentários e aumento no acesso aos sites corporativos ou blogs empresariais se transforma em receita no resultado final. 

Dessa forma, é preciso tomar decisões que justifiquem o investimento orgânico e natural no crescimento de uma plataforma digital, ao invés de contar com números que apenas iludem quem olha, especificado de forma contundente como métrica de vaidade. 

Existe uma necessidade implícita em aparecer, sem ao menos monetizar em cima dos conteúdos postados em redes sociais, ou mesmo nos sites corporativos, ou ainda definir quais ações serão usadas para isso de modo que possam converter tais usuários.

Afinal, sem uma definição clara, tais conteúdos e interações podem não trazer nenhum tipo de benefício, e ainda prejudicar uma campanha séria e que pode ser muito bem aproveitada se as estratégias forem colocadas de maneira adequada dentro de uma campanha de marketing digital profissional. 

Número alto de curtidas não aumenta as vendas

Todo empreendedor deseja ver o aumento exponencial de visitas em uma página corporativa. Isso pode ser relativamente satisfatório em um primeiro momento. Contudo, é preciso pensar se isso está dando algum retorno para a empresa de uma forma geral.

Há muitas métricas de vaidade que podem ser mensuradas, mas nem sempre isso significa um aumento de vendas dos produtos e serviços oferecidos para os consumidores. 

Para contextualizar de forma mais abrangente, vale destacar entre as principais métricas de vaidade que são encontradas no dia a dia corporativo. São elas:

  • Alcance de publicação;
  • Aumento no número de seguidores;
  • Cliques em um mesmo link;
  • Compartilhamento de posts;
  • Download de aplicativos;
  • Número de curtidas;
  • Taxa de Rejeição;
  • Visualizações por página.

Vale ressaltar que esses pontos devem ser levados em consideração em momentos oportunos, mas nem sempre estão relacionados à mensuração de resultados positivos. 

Dessa forma, é preciso manter o foco no que realmente proporciona retorno financeiro e produtivo para as empresas. Se for no setor de vendas de produtos farmacêuticos, por exemplo, é preciso atender a clientela de acordo com as especificações tomadas. 

Uma concessionária de veículos pode trabalhar em conjunto com um escritório de despachante Florianópolis, porém as curtidas em uma página não podem ser de uma região do país. O atendimento precisa ser pontual e centrado no que está ao alcance para ser feito. 

Por isso, a métrica de vaidade aponta números que muitas vezes não são reais, ou ao menos não fazem sentido em uma estratégia de marketing digital que precisa ter como foco o aumento do número de clientes em potencial. 

A seguir serão apresentados cada métrica de vaidade e como isso pode ser revertido a favor da empresa para que o marketing digital tenha um resultado satisfatório. 

1- Alcance de publicação além dos limites

Da mesma forma que um despachante está na região Sul do país, pode ser que um proprietário de um carro tenha a necessidade de fazer vistoria veicular em Campinas, porém não conhece nenhuma empresa.

O alcance de publicação de um despachante que trabalha em forma de franquia pode muito bem atender esse, ou qualquer outro proprietário de veículo, em qualquer lugar do país.

Sendo assim, é preciso conhecer a abrangência da empresa, para que a publicação em qualquer plataforma digital tenha um alcance além dos limites, desde que possa atender de forma adequada os clientes.

3- Número de seguidores aumenta e diminui

O interesse por determinado assunto é passageiro em diferentes situações. A procura por um local para a instalação de um profissional pode ser pontual, e depois que esse cliente encontra, sua busca é cessada. 

Então um empreendedor que disponibiliza o preço coworking com salas equipadas e bem localizadas pode ter um número de seguidores que aumenta e diminui constantemente.

Nesse caso, a métrica da vaidade pode enganar e a estratégia de divulgação não se adequar a um maior número de potenciais clientes. 

Além disso, há sempre a possibilidade de retorno daqueles que já utilizaram os serviços e podem voltar periodicamente.

Contudo, ao perceber um alto volume de perda de seguidores e nenhuma nova atração, por exemplo, é preciso estar atento e identificar se há algum ofensor no contato com tais usuários.

3- Viralização de link é temporário

Todo empresário pode ter um texto diferenciado, ou uma foto que atraia a curiosidade de muitas pessoas, e isso ocorreu em um local e período específico.

Esse caso de viralização pode ocorrer de diversas maneiras e a todo instante, e a internet é tão dinâmica que o assunto no período da manhã pode não ser tão importante ao final do dia.

Para exemplificar no aspecto do varejo, basta imaginar uma loja de materiais de construção que vende gradil preço m2 com um preço justo e isso chama a atenção de uma construtora ou incorporadora.

Pode ser que a divulgação desse link em uma página externa contribua para que ela se torne a página mais visitada por um determinado período. 

Do mesmo modo, um assunto relacionado à área de construção e reforma ganha destaque por conta de uma nova técnica ou material, e por ser um tema próximo aos abordados pelo estabelecimento, criar um conteúdo para isso, como sobre decoração, pode ser muito benéfico para criar engajamento, gerar audiência e potencializar a marca.

Aqui é o caso de aproveitar o hype e divulgar outros materiais de construção, como portas e janelas, tijolos, saco de cimento, telhas e o que mais puder atender ao público-alvo, vinculando as necessidades às ofertas da marca e o assunto do momento.

No entanto, é preciso atenção para identificar a melhor abordagem e os assuntos que estão/podem virar tendência, visto que a movimentação é rápida e a demora pode prejudicar a campanha.

Por isso é necessário um planejamento a todo instante, e saber reconhecer até onde uma viralização é saudável para a empresa, bem como identificar a capacidade do negócio de suprir uma grande demanda, caso ela aconteça, administrando o negócio mais adequadamente.

4- Redes sociais permitem compartilhamentos de post

Uma questão essencial para qualquer empresa presente no ambiente digital é o tratamento dado às redes sociais. 

Afinal, essa é uma maneira de interagir com o público, e até mesmo utilizar do encantamento para que as postagens possam ser compartilhadas. 

Quando uma empresa de contabilidade para industrias oferece a prestação de serviços para uma área específica, isso pode ser trabalhado de maneira apropriada. 

Entretanto, se as postagens estão com uma linguagem muito técnica, pode ser que afaste não só o público em geral, mas também aqueles que poderiam ter interesse, mas não são alcançados por causa do algoritmo utilizado pela plataforma digital. 

Por isso o trabalho da equipe de marketing deve estar alinhada com o setor de vendas. 

Assim as postagens podem ter um alcance considerável, podendo até mesmo ser mensurado como métrica de vaidade, mas de maneira clara que tem um público específico para alcançar. 

Isso porque mesmo curtidas, que são consideradas métricas de vaidade, podem ser utilizadas para traçar melhor o perfil dos usuários e potenciais clientes, melhorando a comunicação com eles, caso esse seja o objetivo. 

Assim, mais do que a métrica em si, sua importância se dá nas informações que são obtidas, quais outras estratégias usadas e para quais objetivos elas serão aplicadas.

5- Aplicativos para todos os públicos

Quando as empresas de refrigeração e climatização RJ desenvolvem em conjunto um aplicativo para atender os clientes de forma direta, isso pode ser uma solução para muitos setores, como:

  • Condomínios residenciais;
  • Empreendimentos comerciais;
  • Salas corporativas;
  • Setor industrial.

A métrica da vaidade está no número de downloads, porém isso pode significar que outras pessoas podem ter acesso, sem qualquer interação ou participação como cliente. 

Sendo assim, é preciso manter o controle dos números de forma centralizada, para identificar se esse investimento é válido e como trabalhar dentro da campanha de marketing, mensurando não só os downloads, mas a taxa de rejeição, avaliações, usos e sugestões, por exemplo.

6- Número de curtidas pode ser aproveitado

As curtidas dentro das redes sociais, como um todo, demonstram uma satisfação momentânea de que os trabalhos estão sendo reconhecidos, mas atuam mas de forma a satisfazer os gostos e trazer a sensação de aceitação. Ou ao menos os empreendedores pensam assim. 

É essencial que o número de curtidas possa ser aproveitado da melhor maneira, o que ocorre quando é comparado a outros valores para identificar sua real efetividade e alcance. 

Por exemplo, a sazonalidade pode influenciar nos resultados, bem como ações promocionais, conteúdos mais adequados à persona, dentre outros aspectos.

Já quando o objetivo é ampliar o conhecimento sobre uma empresa especializada em construção de piscina, o número de compartilhamentos e curtidas pode ser vantajoso, principalmente em ações com perfis de outras personalidades/marcas.

Isso porque é possível identificar o alcance e, para melhorar as próximas campanhas, metrificar quantos desses perfis atingidos realmente visitaram a página e realizaram alguma compra. Lembre-se que sozinha, a curtida não pode ser considerada uma métrica efetiva.

7- Taxa de rejeição pode ajudar na adequação da página

O setor de beleza  é outro espaço que pode explorar de maneira expansiva questões que agregam a uma plataforma digital, e a campanha de marketing como um todo. 

As melhores marcas de progressiva para loiras podem ter uma taxa de rejeição por parte de pessoas que não possuem essa coloração, mesmo que sejam produtos de excelência, pois não encontraram o público adequado. 

No entanto, o marketing digital pode investir em um nicho específico e atender todo o tipo de público, desde que sejam oferecidos outros produtos. 

Assim, pode-se transformar a taxa de rejeição em aprovação, só que em outros setores das plataformas digitais, ou mesmo em postagens nas redes sociais. 

Campanhas diversas podem ser criadas para alcançar esses diferentes perfis por meio de pesquisas no mecanismo de busca, por exemplo.

8- Acessibilidade ampla ajuda na visualização 

Por fim, é importante levar em consideração que o aumento de visualizações por página ou ter um aplicativo baixado de maneira numerosa pode ser apenas um pequeno estopim para a marca, mas também pode não trazer resultados reais ou informações efetivas para as estratégias de comunicação.

É preciso lembrar que a internet está acessível a milhões de pessoas, mas o público-alvo que está ao alcance possui números mais modestos e é preciso saber se comunicar com tais usuários para que eles permaneçam nas páginas e interajam com a loja. 

Assim, é de grande valia trabalhar o marketing digital para que esses potenciais clientes sejam alcançados e convertidos, bem como para encontrar leads e transformá-los em clientes fidelizados.

Conclusão

Pense que um influenciador digital pode almoçar ou jantar em um restaurante e taggear o local. O número de seguidores pode aumentar exponencialmente.

No entanto, é preciso saber trabalhar essa métrica com estratégias inteligentes do marketing digital para que esses seguidores continuem a seguir e interagir nas redes, de modo que se tornem clientes assíduos e novos divulgadores do local.

Com uma presença consolidada no ambiente virtual, cabe saber explorar essas possibilidades e manter o interesse pelo público que fica, sempre de olho nas métricas que vão além da vaidade para contribuir com boas estratégias de marketing digital.

Por fim, lembre-se que até mesmo elas podem auxiliar nas campanhas, mas para isso precisam ser conciliadas com outros medidores, pois, se não, podem trazer uma falsa sensação de qualidade e efetividade nas publicações, sem que as vendas sejam realizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Precisa de uma ajuda com o analytics de sua empresa?

Desenvolva ações de marketing por dados em sua empresa e tenha clareza das informações importantes para o seu negócio, melhorando a eficiência de suas iniciativas, com aumento no retorno do investimento. Conheça nossos serviços de analytics. Entre em contato para conversarmos.

Avalie este post
Esse post foi publicado em outubro de 2024

Tag: , , , ,

//php get_sidebar(); ?>

Conteúdos Relacionados

Audiências Personalizadas: Inteligência para Otimizar Campanhas

  Já pensou em usar dados avançados para melhorar o retorno de investimento em campanhas? Você pode direcionar audiências específicas com base nas ações deles no seu site ou aplicativo, fazendo com que sua empresa possua ainda maior domínio sobre os dados de seus clientes e possa produzir um remarketing personalizado por comportamentos. Neste post,...

Leia mais

A Avantare é parceira oficial da Google em Analytics há mais de 12 anos. Somos uma empresa certificada desde 2012 para fornecer serviços de consultoria, treinamento, implementação e suporte técnico para o Google Marketing Platform.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

contato@avantare.com.br
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312

Olá! Preencha os campos abaixo
para iniciar a conversa no WhatsApp

Sair da versão mobile