Infográficos são informativos que utilizam texto e ilustração para transmitir um conteúdo. Eles mostram os detalhes mais relevantes de determinado assunto e têm grande apelo visual.
Com o desenvolvimento de programas de interface gráfica para criação de sites que apresentam mídias e recursos visuais em uma única plataforma, a criação de infográficos tem se tornado cada vez mais popular, justamente por representar um jeito eficaz de tratar informações.
Entretanto, é possível encontrar com frequência diversos infográficos de baixa qualidade, que deixam a desejar em relação ao seu conteúdo, e muitas vezes não alcançam o objetivo principal: informar de maneira simples e rápida.
Pensando nisso, Ian Lurie, CEO da empresa norte-americana Portent Inc., dá algumas dicas que podem servir como um guia na hora de montar esse tipo de informativo.
Um bom infográfico deve ter:
- Clareza. Ele deve facilitar e acelerar o consumo de informações.
- Dados importantes. Ele deve ser usado para comunicação de dados. Se não há elementos que sejam capazes de transmitir integralmente um conteúdo, não há um infográfico.
- Alta densidade de informações. Ele deve ser mais eficaz que palavras que descrevem o mesmo assunto.
- Fluxo. Um infográfico deve conter dados de introdução à conclusão e ajudar a resolver ou compreender um problema. Se isso não acontecer, é simplesmente um gráfico.
- Apenas o que é estritamente necessário. Informações não essenciais atrapalham o entendimento dos dados.
- Fontes. É necessário citar fontes.
- Ótima escrita.
Outras dicas relacionadas à internet:
Como melhorar a usabilidade em sites de compra online
Quatro passos para conhecer bem o seu público e melhorar a usabilidade na web