Infográficos são informativos que utilizam texto e ilustração para transmitir um conteúdo. Eles mostram os detalhes mais relevantes de determinado assunto e têm grande apelo visual.

Com o desenvolvimento de programas de interface gráfica para criação de sites que apresentam mídias e recursos visuais em uma única plataforma, a criação de infográficos tem se tornado cada vez mais popular, justamente por representar um jeito eficaz de tratar informações.

Entretanto, é possível encontrar com frequência diversos infográficos de baixa qualidade, que deixam a desejar em relação ao seu conteúdo, e muitas vezes não alcançam o objetivo principal: informar de maneira simples e rápida.

Pensando nisso, Ian Lurie, CEO da empresa norte-americana Portent Inc., dá algumas dicas que podem servir como um guia na hora de montar esse tipo de informativo.

Um bom infográfico deve ter:

  •  Clareza. Ele deve facilitar e acelerar o consumo de informações.
  •  Dados importantes. Ele deve ser usado para comunicação de dados. Se não há elementos que sejam capazes de transmitir integralmente um conteúdo, não há um infográfico.
  •  Alta densidade de informações. Ele deve ser mais eficaz que palavras que descrevem o mesmo assunto.
  •  Fluxo. Um infográfico deve conter dados de introdução à conclusão e ajudar a resolver ou compreender um problema. Se isso não acontecer, é simplesmente um gráfico.
  •  Apenas o que é estritamente necessário. Informações não essenciais atrapalham o entendimento dos dados.
  •  Fontes. É necessário citar fontes.
  •  Ótima escrita.

 

Outras dicas relacionadas à internet:

Como melhorar a usabilidade em sites de compra online

Quatro passos para conhecer bem o seu público e melhorar a usabilidade na web

Web analytics: como ir além dos relatórios de acesso

Texto original de Ian Lurie

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312