Atualmente os dados estão em todos os locais que vamos. No mundo digital onde quase tudo pode ser mensurado, um termo muito importante é o ROI, que é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre o Investimento”. Ela corresponde a relação entre o dinheiro ganho ou perdido e o montante de dinheiro investido.

O ROI indica o valor ganho por uma empresa em relação ao custo de de um determinado esforço. É impossível obter uma medida exata, mas para avaliar o ROI , subtrai-se a despesa do valor de sua receita proveniente das vendas e divide-se o resultado pelo total dos custos.

A fórmula para o cálculo do ROI é: (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Plano de ROI com Web Analytics

De acordo com o relatório Marketing Measurement do DialogTech, 82% dos CEOs dizem que seus executivos desejam que toda campanha seja medida, mas menos de um terço pode efetivamente avaliar o ROI de cada canal.

Identificar com clareza quais são os objetivos da empresa no mundo digital através da criação de um esboço inicial de plano de Web Analytics pode ser a chave para aperfeiçoar o plano detalhado e encontrar oportunidades escondidas.

Evite “Vanity Metrics” (métricas de vaidade)

Manter a equipe afastada de métricas que podem distrair o objetivo do negócio é de suma importância. Dados como fãs do Facebook, número de vezes que a empresa foi mencionada na imprensa pode impressionar pessoas, mas muitas vezes não se relacionam ao resultado financeiro.

im2

Quando você coleta os dados certos, você economiza tempo e faz melhores previsões. Há algumas dicas para otimizar os resultados:

  • A criação de relatórios personalizados com os dados que sua empresa precisa;
  • Monitorar o comportamento de seus clientes de forma consistente;
  • Analisar os dados antes, durante e depois de uma iniciativa de marketing.

Vendas, vendas e mais vendas

A Era da Informação produziu um novo tipo de consumidor – um comprador informado. As pessoas agora fazem compras com base em blogs, recomendações e redes sociais. A boa notícia para o seu negócio é que você tem acesso às mesmas informações. A má notícia: provavelmente sua equipe ainda não sabe como aproveitar esses dados e aplicá-los na prática.

Como melhor o ROI com Web Analytics - O problema dos dados

Em um estudo de caso, a IBM ajudou uma empresa de marketing e vendas com os clientes de alto perfil, como DirectTV e ADT. Para conseguir tal resultado foi feita uma análise de grandes conjuntos de dados para produzir resultados rentáveis ??. A chave do negócio foi a compreensão de se criar “personas” e qual seria o vendedor correto para negociar diretamente com cada tipo de persona.

Sua equipe pode obter uma visão holística do verdadeiro ROI quando todo mundo se concentra em como obter impactos diretos em vendas através do marketing.

Uma boa pergunta para se fazer é: Qual o tipo de investimento com o marketing tem realmente afetado o volume de vendas. Pergunte-se: Como os seus investimentos de marketing afetam a produtividade e as vendas ?

Algumas das formas de se alavancar as vendas através de dados do ROI são essas:

  • Adotando Web Analytics em uma estratégia e não no orçamento do ano anterior;
  • Compreender a jornada de compra do consumidor do seu produto ou serviço;
  • Discutir o ROI com toda a organização , e não apenas as equipes de marketing e vendas.

Experimente frequentemente

Experimentar coisas novas oferece oportunidades de crescimento acelerado para o seu negócio. Os testes não só oferecem uma nova visão , mas também alternativas. Além disso, não precisa ser um processo lento e gradual. Experimentos, quando simples, podem ser feitos diariamente.

Um dos caminhos possíveis a se percorrer é criar ações teste para um determinado público e depois comparar os resultados. Este método mantém o processo simples, evita dúvidas e os resultados ficam claros.

Ter um processo enxuto é uma das formas de melhorar o ROI com Web Analytics

Telestream, um fornecedor de produtos de software e hardware, aumentou sua receita em 300% com a ajuda de Web Analytics & Marketing. O teste de otimização sobre a taxa de conversão realizada por uma empresa de marketing descobriu que o aumento das vendas se deu por um novo layout do produto. O novo design do site permitiu a potenciais clientes uma melhor compreensão das ofertas de produtos da Telestream e conseguiu convencê-los a optar por produtos de preços mais elevados. A questão é: experimente novas táticas. Recriar o mix de marketing pode ser um bom começo.

Pergunte -se: como a minha equipe pode explorar novas possibilidades?

  • Recupere-se rapidamente a partir de experiências fracassadas; nenhum benefício acontece pelo mau humor e preguiça.
  • Escolha uma área de foco e teste até que você não possa melhorar mais.
  • Se possível, mensalmente, organize uma parte do orçamento exclusivamente destinado a experimentações;

Tome uma decisão sem medo

Após saber todas essas dicas, o que está impedindo a empresa de agir? Isso pode ser um caso de “paralisia da análise”. Em um estudo realizado pela Princeton e Stanford University, psicólogos descobriram que às vezes os gestores são tão obcecados para preencher lacunas de informação que podemos escolher o caminho errado. Então, nesse contexto, sua empresa pode querer criar vários relatórios ou consultar com mais de um analista a força de uma determinada mudança. No entanto, nosso desafio é fazer uma boa decisão sem acumular tantos dados.

Como aumentar o ROI com Web Analytics - A lógica das decisões de negócio

Michael Fauscette , vice-presidente da IDC, Grupo de Soluções para Sistema de Softwares diz que as empresas acabam se perdendo por não saber lidar com tamanha quantidade de dados e informações. Encontrar um ponto de partida em sua coleta de dados que seja vantajoso para a sua marca e os clientes é a porta de entrada para o sucesso.

Pergunte -se: Como eu estou medindo as minhas ações e como isso tem afetado as decisões coorporativas?

Dica: Não deixe de apostar fichas onde há possíveis ganhos. Seu ROI depende de como você cria e implementa a sua estratégia de negócios . Do planejamento à tomada de decisão, sua equipe pode reduzir os custos , aumentar as vendas e expandir o reconhecimento da marca spread. Esse é o grande segredo para aumentar o ROI com Web Analytics.

Fonte: Kissmetrics

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba dicas de Web Analytics , Otimização de conversão e muito mais.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Tag: ,

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

Somos uma empresa certificada pela Google em Analytics há 8 anos, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

[email protected]
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312