Realizar uma consultoria Google Analytics pode fazer a diferença para a sua empresa. Ferramentas como o Google Analytics são incrivelmente valiosas para as empresas. Depois de configurar, você terá tudo o que precisa para analisar seus dados de desempenho digitais. No entanto, muitas empresas perceberam que apenas as plataformas não eram o suficiente para traçar estratégias de marketing eficientes.
É necessário um serviço especializado para captar, integrar, criar dashboards e analisar dados de negócio de forma correta.
Grande parte das empresas pensa que está tomando boas decisões com base nos dados que dispõem. E a maioria está errada; elas simplesmente não sabem disso ainda. É por isso que as empresas precisam de consultoria em analytics. Elas precisam perceber o potencial do uso dos dados e analytics para alavancar resultados.
Por isso, separamos aqui algumas dicas de como escolher a empresa certa para realizar a sua consultoria, e as vantagens que ela poderá trazer. A seguir você confere:
Quais serviços uma empresa especializada em Consultoria Analytics pode fornecer para sua empresa
O que uma consultoria pode oferecer para a sua empresa
Como escolher uma empresa para analisar o seu analytics
Checklist para escolher a empresa de consultoria certa
Quais serviços uma empresa especializada em Consultoria Analytics pode fornecer para sua empresa
Muitas empresas fazem suposições erradas. Usando uma ferramenta como o Google Analytics, os clientes acham que tudo o que precisam fazer é inserir o código de rastreamento em suas páginas da web, fazer login em suas contas e começar a analisar seus dados. Parece fácil, mas muitas vezes não é.
Há mais do que isso.
Com o auxílio certo, você poderá usufruir do máximo potencial dos seus dados e traçar estratégias mais eficientes para expandir seus resultados. É por isso que você precisa de uma empresa especializada. Você poderá obter insights de seus dados usando uma variedade de métodos. Cada uma dessas estratégias é importante porque têm um efeito exponencial em seus negócios. Listamos aqui algumas das vantagens que uma empresa de consultoria pode trazer para a sua empresa.
O que uma consultoria pode oferecer para a sua empresa
Ajuda você a analisar seus dados de web analytics
A maioria das empresas não sabe como analisar seus dados corretamente. De acordo com a Forrester, entre 60 e 73 por cento dos dados analíticos de uma empresa não são usados. As empresas coletam muitos dados sobre a atividade do cliente, mas não os usam.
Há muitas razões para esses dados serem desperdiçados.
- As empresas não sabem o que têm;
- As empresas não estão cientes do valor de seus dados;
- Eles não sabem como avaliar ou analisar seus dados;
- Seus dados não estão disponíveis para quem pode usá-los;
- Há muitos dados para organizar e não há tempo suficiente para usá-los.
No momento, sua empresa possui dados valiosos sobre seus clientes. Você pode usar esses dados para atrair mais usuários, reduzir custos, crescer mais rápido, ultrapassar os concorrentes, entre muitos outros.
Uma consultoria o ajudará a captar e a analisar seus dados de maneira adequada, mostrando de forma clara e explicativa os potenciais que você tem e como pode usá-los para expandir seus resultados de conversão e de mídia.
É importante que seus dados entreguem resultados mensuráveis, para que sua empresa possa otimizar sua performance. Na Avantare unimos inovação a resultados tangíveis, porque usamos inteligência de dados e testes A/B para validar e otimizar estratégias de marketing e vendas. Nossos projetos priorizam metas e projeções financeiras para ter mais efetividade.
Identifica a lista de problemas que você está tendo com seu Analytics e orienta como resolvê-los visando seus objetivos
Seus dados não são tão valiosos sem um contexto. Se você conhece o problema que está tentando resolver, tem uma boa ideia das respostas que procura.
No entanto, muitas empresas tratam suas ferramentas analíticas como um problema de tecnologia. Ao invés de usá-las com um meio de obter respostas para as perguntas verdadeiramente importantes sobre o seu cliente, acabam presos em questões de menor importância.
É indispensável fazer as perguntas certas.
Concentra sua atenção nas métricas certas para mensurar seu analytics
O Analytics informa o que aconteceu – o que os visitantes fizeram quando chegaram ao seu site, os anúncios aos quais responderam, o que leram com mais frequência etc. Ele não explica por que os visitantes fazem o que fazem. Entender o que é importante, mas é mais importante entender por que algo acontece.
Focar nas métricas certas é a resposta.
Uma empresa certificada e profissional o ajudará a responder “o porquê” – basicamente olhando pelo espelho retrovisor. Mas eles também o ajudarão a olhar para frente; Eles vão cavar mais fundo, mostrando o porquê do comportamento dos visitantes e clientes.
Além de uma empresa especializada, é importante que você também conheça quais métricas interessam para o seu negócio. Se quiser saber mais sobre métricas para poder escolher as melhores para a sua empresa, você pode conferir o post abaixo:
As 35 principais métricas e indicadores de Marketing Digital
Realiza a auditoria do seu Google Analytics para identificar erros que podem prejudicar em sua tomada de decisão
Através desse serviço, uma agência especializada avalia com bastante amplitude a implementação atual e a configuração do Google Analytics. O objetivo é garantir a qualidade e confiabilidade dos dados.
A maioria das empresas não é capaz de configurar o Google Analytics de forma correta. Isso culmina em dados imprecisos, que levam a decisões estratégicas baseadas em informações erradas. A configuração e utilização correta do Google Analytics faz com que seja possível identificar e corrigir problemas no site, compreender a jornada do cliente e detectar oportunidades de negócios.
Caso queira saber mais sobre como funciona uma auditoria do Google Analytics, nós produzimos um E-book onde você pode conferir instruções completas sobre como funciona esse processo.
Através desse E-book você aprenderá como utilizar seus dados do Google Analytics antes de tomar uma decisão. É importante verificar se você possui um conjunto completo de dados e se seus dados são os mais precisos possíveis. Você pode conferir o E-book completo abaixo:
Modelo: Auditoria Google Analytics Avançada
Como escolher uma empresa para analisar o seu analytics
Realmente existem muitas vantagens em ter seus dados analisados por uma empresa profissional, com colaboradores competentes e especializados no assunto. No entanto, para extrair o máximo desse potencial, é preciso escolher a empresa certa em quem confiar. Para isso, elaboramos um checklist para ajudá-lo na hora de escolher quem ficará responsável pelos seus dados digitais.
Checklist para escolher a empresa de consultoria certa
Escolher um parceiro de consultoria em analytics pode ser bastante desafiador. É necessário escolher uma empresa com experiência e certificado junto às plataformas e ferramentas certas.
A Avantare, por exemplo, é uma empresa certificada pela Google em Analytics, desde 2012. Temos ampla experiência em inteligência de dados e métricas digitais, com mais de 50 projetos bem sucedidos em grandes empresas de diversos segmentos.
Por isso, recomendamos que escolha uma empresa com analistas e especialistas em implementação necessários para gerar os resultados de que você precisa, e que, para isto, dominem quatro segmentos:
- captura de dados
- relatórios e dashboards avançados
- análise de dados
- otimização de resultados
Através desse framework de 4 segmentos será possível você analisar o suporte dado pela empresa escolhida. Através dele a empresa pode usar cada um desses intervalos para analisar suas metas, objetivos e os resultados que desejam alcançar com cada um. Além disso, você poderá usá-lo para medir a tangibilidade dos resultados entregues até então.
Você está basicamente estabelecendo metas com esta estrutura.
Aqui está uma lista das habilidades necessárias para cada uma das quatro funções citadas.
- Captura de dados, a empresa deve ter profissionais com as habilidades de um especialista em implementação. Eles têm experiência com gerenciadores de tags; entendem o dimensionamento de dados e o conhecimento prático das variáveis de rastreamento. Uma ferramenta muito útil para esse processo é o Google Tag Manager. Caso queira saber mais sobre ele, você pode ler o post abaixo:
Google Tag Manager: o que é, como usar e suas vantagens
- Relatórios e Dashboards Avançados, a empresa deve dispor de profissionais que estejam familiarizados com a criação de relatórios em sua plataforma analítica; eles também devem ter uma lista principal dos relatórios personalizados de que você precisará para várias opções. Ampliando a visão de marketing e a análise de dados de web analytics, com dados de CRM (sistemas de relacionamento com o consumidor), CDP (plataformas de dados do consumidor) e outras fontes de dados.
- Análise de dados, a consultoria deve ser realizada por analistas de marketing com foco quantitativo. A empresa deve estar confortável com o uso de estatísticas avançadas e técnicas analíticas, incluindo análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas.
- Otimização de Resultados, a consultoria escolhida deve focar na otimização de seus resultados, com relatórios baseados em indicadores que representem esse objetivo. Através dos KPIs certos é possível mensurar de forma confiável os resultados obtidos através dos esforços de marketing definidos pela sua empresa. Caso queira saber mais sobre os melhores KPIs de marketing e quais são cruciais para a sua empresa, você pode conferir o post abaixo:
Tudo sobre KPI! Melhores práticas, exemplos e modelos
Conclusão
Usando uma ferramenta como o Google Analytics, muitas empresas presumem que tudo o que precisam fazer é personalizar o código de rastreamento, colocá-lo em suas páginas da web e aplicativos, fazer login em sua conta e começar a analisar seus dados. Deveria ser tão fácil, mas não é. Uma ajuda especializada é necessária para ampliar e otimizar sua estratégia de negócios com o uso de dados.
Na maioria das empresas, os dados analíticos são pouco usados.. Elas coletam muitos dados sobre a atividade do cliente, mas não sabem como extrair valor desses dados. A consultoria pode ajudá-lo a avaliar seus dados de desempenho de maneira adequada e otimizar seus resultados. Escolha a agência certa e seus dados dirão o que você precisa saber.
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