Sabemos que existem muitos dados e relatórios em ferramentas de análise dados como o Google Analytics, mas você conhece bem o significado de cada informação? Em Tudo sobre KPIs, falamos que a boa escolha de métricas pode mudar drasticamente sua forma de pensar resultados e tomar decisões. Pensando em boas práticas de monitoramento, montamos uma lista com indicadores de resultados que vão te ajudar a entender melhor os principais fatores que influenciam no desempenho do marketing digital da sua empresa, sua importância e como calcular. 

Quais são os principais indicadores de desempenho em marketing?

Independente de seus objetivos, as métricas de marketing e os principais indicadores de desempenho (KPIs) são valores mensuráveis usados pelas equipes de marketing para demonstrar a eficácia das campanhas em todos os canais de marketing. Se você estiver querendo acompanhar o desempenho do marketing digital, o progresso do projeto de SEO ou o crescimento das mídias sociais, é essencial ter métricas de marketing mensuráveis e KPIs configurados para ajudar sua empresa a atingir metas, mês a mês. 

Acompanhar seus objetivos de marketing utilizando tais parâmetros é uma tarefa mais complexa do que se parece, afinal, nem todo dado é a chave para o desempenho de uma ação, seja ela de vendas, leads, reconhecimento de marca, entre muitas outras opções. Cada estratégia possui suas particularidades e deve ter seus indicadores meticulosamente escolhidos a dedo, além de ser analisada de forma cautelosa.

Lembre-se, como já dizia Einstein: “Nem tudo que conta pode ser medido”.

Confira abaixo, algumas dessas métricas essenciais para fortalecer seu marketing digital:

Métricas de Reconhecimento de Marca

O reconhecimento de uma marca é um dos primeiros objetivos desejados por empresas que querem tornar seus serviços, produtos, ideais e diferenciais conhecidos no seu segmento. Com a visível queda do engajamento orgânico, é através deste objetivo que muitos negócios fazem seus primeiros impulsionamentos e ganham suas primeiras impressões frente ao público digital. É claro que diversos fatores influenciam na aceitação: um bom serviço/produto com uma identidade visual convidativa e posicionamentos claros dão a sua empresa uma grande chance de aceitação à primeira vista.

Uma vez que esse objetivo é definido pela sua empresa, é importante acompanhar esses fatores abaixo para uma boa análise:

1. Alcance

O alcance mede o número de pessoas únicas que viram seu conteúdo, assim, é um forma de metrificar o volume demográfico que sua marca esteja atingindo, de acordo com a segmentação explorada por sua empresa na campanha.

Esta métrica é determinante para evitar qualquer leitura errada do sucesso de sua campanha. A quantidade de vezes que seu anúncio foi visto não mede exatamente a quantidade de pessoas que o viram. 

2. Frequência

A frequência mede a qualidade das suas aquisições, ou seja, dos valores parciais ou totais gerados pela sua campanha, que objetiva o maior alcance de pessoas.

  • CÁLCULO

Frequência  = (número de impressões / alcance)

3. Impressão

Uma impressão é contada quando um anúncio é exibido (com ou sem um clique). Para campanhas de anúncios gráficos, você tem a opção de fazer lances em uma impressão visível.

Apesar de não ser necessariamente um dado claro, ele costuma ser o “início” de um funil traiçoeiro: mais impressões pode significar ou não um bom alcance (o que deve ser o fator principal objetivado por sua empresa para campanhas de brand awareness).

Lembre-se: o aumento de impressões pode estar sim ligado ao aumento do alcance, mas não é um comportamento dado como certo visto que uma mesma pessoa pode estar atribuída a várias impressões, ok? Acompanhe o dado para ver sua qualidade em gerar novos alcances, fixando-se sempre na frequência do dado.

4. Custo Por Impressão

O custo por mil impressões ou CPM é uma opção de lance em que um anunciante paga por 1.000 impressões do anúncio, independentemente do número de cliques. 

No geral, campanhas que envolvem alcance são realizadas através deste modelo de compra. O lance de CPM é muito projetado para anunciantes que desejam aumentar o reconhecimento da marca, em vez de impulsionar as conversões. 

Métricas de Tráfego e Visitas

Junto a uma campanha de reconhecimento de marca em canais de uma empresa, é imprescindível que, se sua empresa depender uma forte presença digital, que rode uma campanha de tráfego, concomitantemente, para atrair usuários ao seu website através dos mecanismos de busca e outras plataformas online.

Acompanhe abaixo, algumas métricas que facilitam o entendimento deste monitoramento.

Cliques

É importante entender esta métrica antes de partirmos para as “pós-clique”, que de fato, mensuram o sucesso de uma campanha de tráfego e visitas.

Uma vez utilizando uma ferramenta de mídia paga, como o Google e o Bing Ads (mecanismos de busca) e o Facebook e YouTube Ads (redes sociais), é imprescindível acompanhar esta métrica com o intuito de fazer cada mais usuários clicarem em seu anúncio. 

Quando um usuário clica em um anúncio, ele é direcionado para a página de destino do anúncio (ou URL final) do anúncio, assim, ele pode explorar seu site e ter um primeiro contato com seu produto. 

É quando o anunciante é cobrado por uma campanha usando um lance de CPC.

Para clientes que já viram seu anúncio, é uma forma de os manter retornantes até efetuarem, de fato, a conversão.

Visitas ou Sessões

Uma visita é uma interação, por um indivíduo, com um website consistindo de uma ou mais solicitações para uma unidade de conteúdo (por exemplo, “visualizações de página”). Se um indivíduo não tiver feito outra ação (normalmente exibições de página adicionais) no site dentro de um período de tempo especificado, a sessão/ visita será encerrada.

Usuários

O número de pessoas individuais (filtradas por spiders e robôs), dentro de um período de tempo, com atividade consistindo em uma ou mais visitas a um site.

Novo visitante

O número de usuários com atividade, incluindo somente a primeira visita a um site durante um período analisado.

Visitante recorrente

O número de visitantes únicos com atividade que consiste em duas ou mais visitas a um site durante um período analisado.

Duração da visita

O período de tempo em uma sessão. O cálculo geralmente é o registro de data e hora da última atividade na sessão menos o registro de data e hora da primeira atividade da sessão.

Métricas de Conteúdo

Visualizações de páginas por sessão/visita:

O número de visualizações de página em um período dividido pelo número de visitas no mesmo período.

Índice de saída de página

Número de saídas de uma página dividido pelo número total de exibições de página desta página.

Sessões de uma única página

Visitas que consistem em uma página, independentemente do número de vezes que a página foi visualizada.

Rejeições (Visualizações de página única)

Visitas que consistem em uma visualização de página.

Taxa de rejeição

Visitas a uma única página dividido pelo número de entradas.

Métricas de Leads

Toda empresa precisa de uma base de dados. Independente de sua segmento, obter dados de clientes é imprescindível para compreender não só seu público como também o perfil de sua empresa, no geral. Nomes, e-mails, telefones, endereço; todos esses dados (além de inúmeros outros) podem ser essenciais para as operações e fortalecimento da sua empresa. Novos leads podem gerar prospecções, o que está diretamente ligado ao sucesso da venda de seu produto ou serviço. Quanto mais leads, maior as chances de converter.

Acompanhe abaixo, algumas métricas que podem ajudar a monitorar uma campanha ou ação com esse objetivo:

Cliques

Quando um usuário clica em um anúncio, ele é direcionado para a página de destino do anúncio (ou URL final) do anúncio. É quando o anunciante é cobrado por uma campanha usando um lance de CPC.

Custo por Clique (CPC)

Custo por clique ou CPC é o valor que você deseja gastar (ou é cobrado) por clique.

Taxa de Cliques (CTR)

Taxa de cliques ou CTR é a porcentagem de impressões que resultam em um clique no seu anúncio. Por exemplo, um anúncio com 100 cliques e 1.000 impressões teria uma taxa de cliques de 10%.

Métricas de Engajamento

Interações

Igualmente conhecida como “engajamento”, as interações são as ações principais que as pessoas realizam com seus anúncios. Por exemplo, cliques em um anúncio de texto, visualizações de um anúncio em vídeo, chamadas para um anúncio somente para chamadas e assim por diante.

Página curtida e seguidores

Page Likes é o número de pessoas que seguem sua marca na rede social.

Taxa de Aplauso

Quantidade de likes nos posts dividido pelo número de posts

Taxa de Compartilhamento

Quantidade de compartilhamento de posts dividido pelo número de posts

Taxa de Conversação

Quantidade de comentários em posts dividido pelo número de posts

Taxa de interação

O número total de interações divididas por impressões. Por exemplo, visualizações de vídeos divididas por impressões. A taxa de interação é semelhante à taxa de cliques, mas é baseada em qualquer interação principal. Veja também click-through-rate.

Métricas de Vídeo

View

Uma visualização de vídeo (view) é relatada quando alguém assiste ao seu anúncio em vídeo. Você também é cobrado com base na visualização. Veja também anúncios de video discovery TrueView in-stream e TrueView.

Retenção de Vídeo

Se você estiver publicando vídeos de 10 minutos, mas a maioria do seu público assiste apenas 30 segundos, talvez seja melhor reduzir o número de vídeos. Para descobrir como a porcentagem de seus vídeos assiste às pessoas, confira a seção “Detalhes da postagem” em suas informações da página.

VTR

O número total de visualizações de vídeos divididas por impressões.

Engajamento de vídeo

Assim como as postagens não filmadas no Facebook, o engajamento é uma métrica importante para monitorar vídeos também. Além de “Gostei”, “compartilhamentos” e comentários, outra métrica de engajamento que você verá aqui é clicar para jogar.

CPV

Custo por visualização ou CPV é uma opção de lance em que você paga por cada visualização de vídeo.

Métricas de E-mail Marketing

Taxa de Abertura

Porcentagem de destinatários de e-mail que abrem um determinado e-mail.

Taxa de Compartilhamento/Encaminhamento de Email

A porcentagem de destinatários de e-mail que clicaram em um botão “compartilhar” para postar conteúdo de e-mail em uma rede social e / ou que clicaram em um botão “encaminhar” o email a um amigo”.

Taxa de crescimento da base de emails

A taxa na qual sua lista de e-mails está crescendo. Calculada como

([(Número de novos assinantes) menos (Número de cancelamentos de assinatura + reclamações de email / spam)] ÷ Número total de endereços de email na sua lista]) * 100

Outras métricas de conversão

Evento

Qualquer ação registrada que tenha uma data e hora específicas atribuídas a ele pelo navegador ou pelo servidor.

Métricas de Negócio SAAS

O software como serviço (SaaS) é um modelo de distribuição de software no qual um provedor terceirizado hospeda aplicativos e os disponibiliza para os clientes pela Internet)

Net Promoter Score (NPS)

Mede a disposição de uma base de clientes em promover um produto ou serviço para colegas e amigos. Ele se baseia nos resultados de uma pesquisa com clientes, que solicita aos entrevistados que respondam à seguinte pergunta: em uma escala de 1 a 10, “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa (empresa, serviço ou produto) para um amigo?” As respostas  são agrupadas da seguinte forma: 10s e 9s são ‘Promotores’ da marca, 8s e 7s são ‘Neutros’ e quaisquer respostas abaixo de 7 são ‘Detratores’ da marca. O Net Promoter Score é calculado subtraindo a proporção de pontuações do Promotor da proporção de pontuações do Detractor.

Conclusão:

Bom, espero que este material ajude você a entender melhor suas métricas e te ajude na análise de seus relatórios. Como sempre, vou deixar aqui alguns links interessantes para você estender ainda mais seus conhecimentos:

Tudo sobre KPIs

13 passos para você dominar o Google Analytics

Curso Gratuito de Fundamentos de Google Analytics

5 Ingredientes para um Plano de Marketing Digital de Sucesso

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